sábado, agosto 01, 2015

Por Portugal

Votarei na coligação "Portugal À Frente" nas próximas eleições legislativas.
Porque considero que Passos Coelho será sempre e em qualquer circunstância melhor primeiro ministro que António Costa.
Porque o actual governo, com alguns erros e disparates que são conhecidos, tem o mérito de ter resolvido problemas que o anterior governo do PS criou e em nada o actual PS (que é,aliás, o mesmo) esteve disponível para ajudar a resolver.
Porque a coligação me dá garantias, ao contrário do PS, que os sacrifícios e dificuldades destes quatro anos não serão desperdiçados numa orgia de facilidades e populismo tão ao gosto dos socialistas.
É por estas, e outras razões,que votarei na coligação PSD/CDS em 4 de Outubro.
E farei o que estiver ao meu alcance, dentro das minhas possibilidades, para convencer o maior número de pessoas indecisas (ou até inclinadas a votarem noutros partidos)a também elas votarem na coligação.
E fá-lo-ei muito  mais como português que quer o melhor para Portugal do que como militante do PSD com quarenta anos de "casa".
Porque "esse", o militante, está brutalmente decepcionado com a forma como foram constituídas as listas de candidatos a deputados do PSD!
Com algumas (bastantes para ser franco) escolhas, com critérios, com prazos, com a forma como as bases do partido foram marginalizadas ao longo de todo o processo.
E com a forma como deputados com mérito, com trabalho, com competência e capacidade sobejamente demonstradas, foram afastados das listas e substituídos por alguns "sem abrigo" (politicamente falando)cuja principal qualidade parece ser a de terem os amigos certos nos lugares adequados.
Devo dizer ,para que não haja campo a especulações, que concordo com a escolha da minha concelhia (Guimarães) e com o critério da minha distrital(Braga) quanto à lista a apresentar aos eleitores do distrito.
A escolha em Guimarães foi lógica, e considerou o mérito, e o critério distrital foi objectivo e tratou todos os concelhos da mesma forma.
O resto do país, incluindo vários cabeças de lista, é que é uma enorme desilusão.
Dir-me-ao que o PS não fez melhor e o seu processo de escolha de candidatos deixou imenso a desejar.
Também é verdade.
Mas essa era mais uma razão, importante, para o PSD ter feito as coisas de outra forma marcando também nisso um enorme distanciamento em relação ao PS que os portugueses saberiam certamente reconhecer da melhor forma.
Infelizmente foi uma oportunidade perdida de marcar diferenças.
Tenho pena, muita pena, de ter de escrever isto.
Mas é a minha forma de me sentir livre dentro de uma estrutura partidária.
Ter opinião e manifestá-la.
Depois Falamos.

P.S: Uma nota final para dois excelentes deputados ,e amigos que muito prezo, que não estarão no Parlamento na próxima legislatura.
O Eduardo Teixeira de Viana do Castelo e o Nuno Reis de Barcelos.
Quatro anos depois quem neles votou em 2011 sabe que não desperdiçou o seu voto.
Porque cumpriram os seus mandatos com mérito, com competência, com sentido de responsabilidade e respeito por quem os elegeu .

2 comentários:

Anónimo disse...

Apreciei o seu comentário e agradeço a franqueza com que o fez.
Tinha uma grande admiração pelo Pedro Passos Coelho como lider do PSD e primeiro ministro e embora mantendo a segunda perdi completamente a primeira.
Porque estas listas mostram que Passos apenas quis defender os interesses dos amigos e usou o partido para isso de forma vergonhosa.
Vejam-se os casos de Nilza Sena em Beja, de Campos Ferreira em Viana do Castelo, da miserável lista de Lisboa onde cabe tudo até o fugitivo de Sintra chamado Pedro Pinto, da escandalosa lista do Porto em que MAC & Friends preponderam, de Faro, da protegida até à exaustão tantas as lacunas da senhora Teresa Coelho em Santarém, da repetição em Leiria de Teresa Morais de que ninguém gosta em lado nenhum entre muitos outros casos para perceber o nepotismo que presidiu a tudo isto.
Passos Coelho perdeu o meu respeito enquanto líder do PSD.
E se vou votar na coligação é exactamente pela razão que o Luís evoca.Por Portugal. Porque ver o PS de regresso ao poder é um horror muito maior que estas listas do PSD.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Há prioridades.
E neste contexto Portugal é a primeira das prioridades que justifica um voto na coligação.
Mas partilho do seu descontentamento e ainda podia acrescentas mais alguns exemplos aos que deu.
É pena...