segunda-feira, outubro 13, 2014

Sensatez!

Rui Rio é um dos mais destacados quadros políticos do PSD e pode ser aquilo que quiser, se é que vai querer alguma coisa, no partido e no país.
Mais cedo ou mais tarde.
Não agora!
Por isso se compreende nuns casos, noutros não, o conjunto de noticias e iniciativas em volta do seu nome que ultimamente tem vindo a público e que mais não servem do que para tentar prejudicar a sua imagem e colocá-lo numa posição difícil perante os militantes do partido.
Destacaria três situações distintas:
As noticias do grupo Impresa (Expresso/SIC/Visão,etc) que dão como inevitável o triunfo de António Costa nas legislativas e fazem de Rio um cordato vice primeiro ministro num futuro governo do bloco central.
Citando fontes anónimas (na inexistência de outras) essas noticias fazem parte da campanha de promoção de António Costa a que a Impresa se dedica há muito.
Acreditar nelas, e nomeadamente no que o Expresso publicou este sábado, é uma tonteria.
Mas há tontos para tudo.
O segundo caso é o de uns pretensos apoiantes de Rui Rio que se organizaram num fórum e vagueiam pelas redes sociais a pedirem primárias do PSD e a promoverem-se à custa do nome do ex presidente da câmara do Porto.
Representam-se a eles próprios, conhecem muito mal os militantes do PSD, apenas estão a contribuir para desgastar o nome daquele que dizem apoiar.
O terceiro e ultimo caso é o de alguns nomes conhecidos do PSD (conhecidos essencialmente pela incontinência de palavras e nalguns casos por tentativas de sabotagem de quase todas as lideranças do partido desde Sá Carneiro inclusive!!!) que acompanharam de uma forma ou de outra o percurso de Rio enquanto autarca e que aparecem agora a alinhar no triste e desafinado coro das primárias.
Gente que tem o umbigo maior que o cérebro nalguns casos.
Creio que em tudo isto há duas evidências que importa reafirmar.
A menos de um ano das legislativas o dever de todos os militantes do PSD é estarem ao lado do partido a apoiarem o seu líder.
O tempo das divergências passou.
Houve congressos, conselhos nacionais, oportunidades várias de afirmar discordâncias e propor alternativas.
Agora é tempo do toque a reunir.
A outra evidência é o comportamento exemplar de Rui Rio em tudo isto.
Manteve o silêncio, não alimentou ambiguidades nem ambições de terceiros, não fragilizou o partido nem enfraqueceu a liderança.
Tem sido de uma enorme sensatez.
Eu sei que há quem ache que ele devia vir a público desmentir notícias e movimentações.
Penso que não.
Seria contribuir para o "folclore" e até estimulá-lo.
Porque dissesse o que dissesse apareciam logos os "leitores" e "interpretes"de entrelinhas e o assunto nunca mais tinha fim.
Assim jornais e "apoiantes" ficam a falar sozinhos.
E aos militantes e simpatizantes do PSD apenas se pede o esforço, e a enorme sensatez, de tranquilamente perceberem as "manobras" em curso e não se deixarem afectar por elas.
Porque a "máquina de propaganda" do ex número dois de Sócrates , quase ex autarca de Lisboa e quase líder do PS não se vai ficar por aqui.
Outras "jogadas" virão...
Depois Falamos.

4 comentários:

il disse...

«Gente que tem o umbigo maior que o cérebro nalguns casos» -gostei!
Realmente o 'rebanho' (peço desculpa ás ovelhas...)não tem vergonha.

Quem lhes teria encomendado o sermão? Mmmmmm deve ter sido quando todos estavam de avental e a reunião não foi na cozinha...

luis cirilo disse...

Cara il:
Na verdade acredito que há muitas gente em volta destas "notícias" e das "fontes" citadas. E os do aventalzinho,como sempre,andam lá metidos.

Anónimo disse...

o problema é que é o próprio Rui Rio que gosta de se rodear dessa gente.

No caso do Sr. do Forum ele foi um assalariado da Camara municipal do Porto, com gabinete próprio na Camara e por isso certamente não falará por ideia própria!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Isso não comento porque desconheço por completo.