quinta-feira, julho 31, 2014

PS....Um Futuro sem História?


A Câmara de Guimarães (e o PS local) andam com pouca sorte.
E nem me vou referir à quantidade de personalidades socialistas vimaranenses que em Maio apareciam eufóricas ao lado de Seguro garantindo "pelas alminhas" que era o futuro primeiro ministro de Portugal e em Julho, aquando da visita do mesmíssimo Seguro a Guimarães, estranhamente não foram vistas na comitiva.
Coerências...
Refiro-me isso sim à forma desastrada como os dirigentes socialistas e autarcas geriram três bambúrrios de sorte que lhes caíram no colo sem saberem como.
O primeiro foi o Instituto da Universidade das Nações Unidas.
A UNU decidiu abri-lo em Portugal, o governo PSD/CDS decidiu que ele seria em Guimarães, André Coelho Lima foi o primeiro politico vimaranense a interessar-se pelo assunto(logo em 2010)porque percebeu o interesse de que se revestia, a Universidade do Minho associou-se empenhadamente ao projecto e a investigadora da UNU Sara Fernandes foi absolutamente decisiva porque sem ela o Instituto nem viria para Portugal quanto mais para Guimarães.
São factos!
Que fez a Câmara?
Envolveu-se numa ridícula "guerra de paternidade", perdida à partida, e passou ao lado de ter recebido o Instituto com a grandeza e o destaque que Guimarães merecia.
Porque à Câmara ninguém negava o papel a desempenhar no presente e no futuro.
Não se podia era inventar um protagonismo que ele não teve no passado. Mais propriamente entre 2010e fins de 2012.
O segundo foi a questão da maternidade do Hospital Senhora da Oliveira.
Á boleia de uma portaria mal redigida criou-se, com grandes responsabilidades da Câmara e enormíssima de dirigentes do PS, um injustificado alarmismo  de que a maternidade ia fechar e os bebés de Guimarães iam nascer a Braga.
Boato desmentido pela administração do Hospital, pela ARS, pelo próprio governo.
Mas para o PS/Câmara a chicana politica era mais importante do que a verdade.
E insistiram no que sabiam ser mentira.
Até petições, assentes na boa fé e no vimaranensismo de muitos é verdade mas sem nexo nem verdade, patrocinaram em nome desse alarmismo com motivações exclusivamente partidárias.
Recentemente o ministro da Saúde veio a Guimarães e garantiu aquilo que administração do HSO,ARS, e a coligação "Juntos por Guimarães" já se tinham cansado de dizer.
A maternidade nunca fechará.
Uma excelente noticia para Guimarães mas péssima para o PS, para os seus dirigentes e para os responsáveis camarários.
Que, ao menos aí, podiam ter tentado uma saída airosa.
Mas não.
Insistiram nas duvidas, arranjaram manobras de diversão (a falsa questão das outras valências), vão ser inapelavelmente derrotados pela realidade quando em Dezembro de 2015 a maternidade se mantiver aberta e a dar a Guimarães muitos vimaranensezinhos.
A terceira "desgraça" para a Câmara foi o titulo nacional de juvenis alcançado pelo Vitória.
Em que a Câmara, mais um conhecido "compagnon de route" socialista, arranjaram uma trapalhada onde nada o justificava.
Substituindo-se à FPF como entidade que recebeu a equipa campeã para entrega de uma taça que não foi entregue no terreno de jogo por razões nunca convincentemente explicadas mas que não tinha nunca de ser entregue num salão nobre de um município.
E não contentes com esse insólito número ainda se assistiu a um discurso do presidente da câmara dizendo que aquele era o troféu mais importante porque era o primeiro ganho no seu mandato!!!
Como se uma coisa tivesse a ver com outra.
Pelo caminho ainda se esqueceu do Moreirense...
E assim três momentos importantes para Guimarães ,com graus de importância bem diferentes é certo, que a Câmara podia ter transformado em três eventos memoráveis apenas conseguiu como contributo próprio  associar-lhes três trapalhadas bem à moda do PS.
É o chamado "azar dos Távoras".
Vale que qualquer um dos eventos é muito mais importante do que aquilo que dele fez quem ocupa transitoriamente o poder.
Depois Falamos.

P.S. Guimarães continuará a ser uma História com Futuro.
"Este" PS é que me parece a caminho de um futuro sem história...
Mas daí não vem mal ao mundo e muito menos a Guimarães.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lá está, os casos que expôs e muito bem, Sr. Luís Cirilo, corroboram uma antiga suspeita minha que passa a figurar nos anais da história moderna do Partido Socialista.
O PS que temos em Guimarães, à imagem da disputa pela liderança interna das últimas semanas, é impulsionado por um mecanismo
subconsciente de compensação neurótica desenvolvido por um grupo de indivíduos como resultado de sentimentos de inferioridade
desenvolvidos a partir da acção externa de terceiros em assuntos pertinentes ou de importância suprema.
Nem é preciso dizer-se tanto para bom entendedor. Comprovando-se repetidamente inúmeras jactâncias ridículas atribuídas a pai incógnito, deveriam trocar o símbolo da mão e punho
fechados pelo cuco. Não só porque põe os ovos no ninho dos outros para não ter responsabilidades de paternidade, mas principalmente
porque quando o cuco cresce empurra os irmãos para fora do ninho para ficar com a comida toda.
É nisto que o PS é mestre.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Gostava de comentar o seu divertido comentário.
Mas não devo!