quarta-feira, julho 16, 2014

40 anos

O PSD de Guimarães comemorou ontem 40 anos de actividade politica em Guimarães.
No dia e hora em que se completavam precisamente os 40 anos da abertura da sua primeira sede, na rua Calouste Gulbenkian, o partido levou a cabo uma singela sessão solene que foi o ponto de partida para uma ano durante o qual serão realizadas várias iniciativas de molde a comemorar condignamente quatro décadas ao serviço de Guimarães e dos vimaranenses.
Neste primeiro acto foi tempo de o partido relembrar todos os seus presidente de comissão politica ao longo destes 40 anos.
Que foram doze.
A saber.
Fernando Alberto Ribeiro da Silva, João Gomes Alves, Fernando Roriz, António Lopes de Sousa (já falecido) António Xavier, Lemos Damião, Fernando Conceição, Emídio Guerreiro, Fernando Alves Pinto, José Manuel Antunes, Rui Vítor Costa e eu próprio.
Ontem estiveram todos na sessão solene.
Um raro momento que mereceu o devido destaque e que mostrou um partido completamente unido em volta do actual líder, André Coelho Lima (e esta unidade é mérito dele que teve ao longo de quatro anos a paciência e a arte de ir juntando toda a gente), e disponível para vencer os desafios que se lhe põe pela frente.
E foi particularmente gratificante ouvir as intervenções feitas posteriormente não só pelos ex presidentes de comissões politicas como também pelo dirigentes actuais e dirigentes e ex dirigentes da JSD.
Várias gerações dos vinte e poucos anos do actual presidente da JSD aos 91 anos do Dr. Fernando Conceição (com a lucidez, a inteligência, a clareza de discurso que lhe conheço há mais de 40 anos)perfeitamente irmanadas num desejo e objectivos comuns.
Levar o PSD de volta ao governo do concelho em 2017 depois de vinte e oito longuissimos anos de governação socialista.
Ter a "casa" arrumada" e o "exército" mobilizado para a "guerra" já o PSD tem.
Agora há que tratar do resto.
E acho que estamos no bom caminho.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando a primeira sede do PSD foi fundada em Guimarães fazia-me à vida bem longe, perto do Largo da Luz, no Colégio Militar. Ia sabendo alguma coisa de Guimarães pelo mapa cartográfico.
Esses nomes que referiu, incluindo o Sr. Luís Cirilo, são importantes vultos locais, prestaram elevados contributos à sociedade vimaranense e ao partido, mas desde há mais de 25 anos que não encontram uma maneira conjunta de travar o PS. Essa é a realidade.
Desde que Dr. Domingos Bragança foi eleito PC em Guimarães, qualquer um pode ser. O PS não tem gente mais capaz do que o PSD. É tudo uma questão de oportunidades que o PS criou, aproveitou e o PSD não.
Há que fazer concorrência à Câmara criando um gabinete, seja físico ou online, do Provedor do munícipe. Todas as denúncias, queixas, sugestões ou problemas ficariam registados online para memória futura e consulta pública e para posterior investigação ou resolução. Quem não deve não teme e cheira-me que o PS Guimarães quando passar a fazer tudo às claras, vai ter muita dificuldade em lidar com isso.
Não é verdade que a Imprensa em Guimarães anda rebocada ao Poder envergando a figura de estilo do monolitismo que mais convém ao PS? Tem que se alterar o figurino. O PSD não tem usado as mesmas armas e por isso tem levado sempre no lombo.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
São boas as sugestões que deu. Mas o essencial é diversificar o espaço informativo. Abrir o leque demnocrático da informação. Sem isso nada feito