sábado, junho 14, 2014

The End ?

O Holanda vs Espanha foi o jogo mais surpreendente do Mundial até agora.
Não pela vitória holandesa como é óbvio mas sim pela dimensão numérica de que se revestiu e pela sensação de pura impotência transmitida por uma selecção espanhola completamente aturdida pelo furacão holandês que a "varreu" do jogo.
Tinha a curiosidade, e não era pequena, de reeditar a final do ultimo Mundial o que acontecia pela primeira vez na fase de grupos e voltar a juntar duas selecções com poucas alterações em relação ao jogo de Joanesburgo em 2010.
Mais na Holanda do que na Espanha.
A grande diferença é que tinham passado quatro anos.
E o "tiki taka", que valeu aos espanhóis a conquista de dois europeus e um mundial (para além de inúmeros triunfos do Barcelona em competições de clubes), está "gasto", muito visto pelos adversários e essencialmente a "pagar" pelo envelhecimento do seu maior interprete dentro das quatro linhas o fabuloso jogador chamado Xavi.
Que continua com a mesma cabeça e os mesmos pés que fizeram dele um dos melhores do mundo da ultima década mas os pulmões é que começam a dar indícios de um desgaste sem remédio.
E os espanhóis ate nem começaram mal com o penalti "cavado" por Diego Costa (a quem os até à pouco tempo compatriotas demonstraram bem o que acham de naturalizações mercenárias)mas foi um verdadeiro canto do cisne.
A que os imensos equívocos de Del Bosque, desde a equipa inicial ás substituições, também não ajudaram nada a inverter.
Será o fim de um ciclo espanhol nas grandes competições de selecções?
Nunca fiando.
Mas que parece... lá isso parece.
Depois Falamos

P.S: Sneidjer, Van Persie e Robben se não são o melhor tridente ofensivo deste Mundial também parecem bastante...ser!

2 comentários:

Anónimo disse...

É Sr. Luís Cirilo, ou foi efeito da sexta-feira 13 ou a Espanha começou mesmo mal e pode já ter dito adeus ao Mundial.
De facto, andaram este tempo todo a brincar. Desde a fase de grupos com selecções de meninase até aos jogos de preparação. Até vou mais longe: não vi motivação em Del Bosque para ganhar o jogo de estreia. Não sei porquê. Eu nunca teria apresentado aquele onze, conhecendo bem de trás para a frente e da frente para trás, o que cada um jogador espanhol e holandês é capaz de fazer. Aliás, ele não leu os sinais mais elementares. Qualquer treinador que se preze jamais teria continuado com Diego Costa depois dos 45 minutos. Tinha no banco soluções de longe bem melhores.
Depois, entregar o esquema defensivo a dois centrais, Sérgio Ramos e Piquet, por mais que eles representem duas equipas de topo, não chega para travar um trio de ataque luxo como Sneijder, Roben e Van Persie. Com estes três no Vitória nas próximas quatros temporadas e seríamos campeões 3 em 4.
Sr. Luís Cirilo, aquilo parecia um esquema do tipo 2x4x4. Foi a coisa mais aparvalhada que já vi em termos de esquema táctico neste mundial.
Em amigáveis, há quatro anos demos 4-0 à Espanha. Há alguns meses, empatamos com a Holanda no Algarve por 0-0. Em resumo, para mim, neste jogo, a Espanha não teve interesse em ganhar. Tudo por culpa do Del Bosque. É bem possível que estivesse bêbado ou afectado pelo dengue.
E caso não ganhe os próximos dois jogos, Chile e Austrália, tenho de concordar com a sua ideia de que esta Espanha já passou à História.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
A ver vamos.
Porque se é verdade que a Espanha deixou uma imagem deplorável é igualmente verdade que tem um grupo de jogadores de enorme valia e que estão muito feridos no seu orgulho.
Com o "tiki taka" já não vão lá isso parece-me certo.
Mas Del Bosque tem a experiência e a sabedoria necessárias a dar a volta ao texto.