quinta-feira, junho 26, 2014

E Tudo o "Bento" levou...

Mas não hoje.
Porque hoje Portugal cumpriu aquilo que é normal numa fase final do Mundial e venceu um adversário mais fraco e que apesar de ter dado bastante que fazer ao seleccionado luso nunca deu a ideia de poder ganhar o jogo.
E, ironia do destino, ao Gana bastava ganhar.
Portugal com a equipa mais uma vez remodelada (terceiro lateral esquerdo em três jogos entre outras mudanças) até entrou bem e podia perfeitamente ter chegado ao intervalo com um resultado bem animador face ás oportunidades criadas.
Nomeadamente um remate à barra de Ronaldo e depois uma cabeçada do mesmo jogador defendida por instinto pelo guardião ganês.
Mas não marcou.
E dizem os livros que quem não marca...sofre.
Foi o caso.
E depois, mesmo com as boas noticias vindas do Alemanha-EUA ,o mais que Portugal conseguiu fazer foi marcar outro golo através de Ronaldo(que bem o mereceu) que garantindo o triunfo foi demasiado escasso para o apuramento.
Até ao final o mesmo Ronaldo ainda teve mais três oportunidades mas em duas o guarda redes opôs-se com sucesso e noutra a pontaria saiu demasiado alta.
Pelo meio ainda tivemos a anedótica troca de Eder por Vierinha(entrou bem) que deixou Portugal a jogar com quatro extremos e nenhum ponta de lança na área ganesa.
Essa substituição e a forma ridícula como desperdiçamos o minuto de compensação antes do intervalo, com aquela cerimónia toda sobre quem fazia o lançamento lateral, foram bem a imagem de uma selecção que passou ao lado do Mundial por exclusiva culpa própria.
Porque mesmo com aquele seleccionador, e aquela disparatada convocatória que comprometeu e muito o percurso mundialista, tínhamos obrigação de passar aos oitavos de final face à valia muito relativa de Estados Unidos e Gana e até à forma como decorreu o jogo com os americanos em que tivemos tudo para vencer e quase perdemos.
Não sei quais as consequências desta eliminação prematura do Mundial.
Bem à portuguesa creio que nenhumas.
Porque Paulo Bento não vai prescindir do chorudo ordenado, de trabalhar de longe a longe e de treinar uma selecção que tem Cristiano Ronaldo.
E a direcção da FPF não vai querer admitir o tremendo erro que foi renovar o contrato ao portador da braçadeira de treinador antes da disputa do Mundial.
Entre a teimosia de um e a falta de capacidade de reconhecerem o erro de outros o folclore vai continuar.
Já em Setembro, frente à poderosa (com PB a treinar todos os adversários são fortes) Albânia no inicio da fase de apuramento para o Europeu de 2016.
Depois Falamos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Certíssimo, Sr. Luís Cirilo.
Antes deste Mundial, tinha dúvidas sobre Paulo Bento, mas agora não. Não tenho dúvidas nenhumas que ele é um tipo porreiro, homem de família, bom pai, mas isso não chega. Não serve para treinar a Selecção de Portugal. Porquê? Porque apresentou piores resultados do que Carlos Queirós e Scolari. Isso a mim, basta-me como referência. Como o Sr. disse, estamos a precisar de um treinador-SENADOR que saiba escolher jogadores, que se imponha e decida melhor.
E dentro da equipa estamos a precisar um pouco do tecnicismo alemão, do querer do iraniano, da despreocupação brasileira, da eficácia holandesa e da estrelinha argentina, que por agora dispensamos porque já temos uma.
Repare, Sr. Luís Cirilo (é bom que se toque nesta tecla as vezes que forem necessárias): Portugal perdeu com a Alemanha. O Gana empatou com a Alemanha. A onde é que isto soa mal? A resposta é clara: na falta de preparação que aqui já foi frisada e que a Federação teima escamotear com uma digressão para inglês ver pelos EUA. Até parece que tudo foi pensado para ganhar ao Gana no último jogo de hoje porque alguém projectou que o cenário mais provável com a Alemanha e os EUA seriam dois empates e por isso descartaram as agudizantes condições climatéricas de Salvador e Manaus, onde perdemos este Mundial.
Ele tem agora é de dar o exemplo: ou apresentar a demissão ou ser demitido. E se isso significa pagar 1 ou 2 milhões para nos livrarmos do Paulo Bento. Eu dou o meu aval, mas não o meu livro de cheques. Que façam outro amigável com o Gabão e já recuperam o prejuízo!
Dada a precipitada renovação de contrato da Federação com Paulo Bento, ele vai manter-se calado porque tem a seu favor um contrato e a tangencial vitória sobre o Gana, cujos os jogadores já tinham um maço de 100 mil dólares cada no papo.
Seguir em frente e continuar, não é a resposta que se quer ouvir agora. Tem de haver pesadas baixas sob pena da Selecção Nacional andar a arrastar-se ao Deus dará e de andarmos outra vez de terço na mão porque de calculadora, como ficou hoje provado, já não vamos lá.
Está dito.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Não gosto da "seleçon" como muitos não gostam do Vitória.
Sempre adorei a Inglaterra e a Espanha, que também já se foram...

O meu drama agora é quem apoiar.

Vive la France!

Mike_the_Bike disse...

Acabou!
Enfim, afinal era possível, mas não conseguimos. Esta equipa era na globalidade fraquinha, mas não eram toscos de todo... se o Paulo Bento fosse um bom motivador, um gestor de emoções e um condutor de homens, teria dinamizado a equipa com outro sentido... Pode-se dizer o que se quiser a respeito do Scolari, mas acho que não houve ninguém como ele, que tenha tido a capacidade de motivar, não só os jogadores, mas também a própria nação em torno da selecção. Pode-se falar das questões técnicas, tácitas, dos jogadores que foram ou não convocados, enfim, tudo isso são opções que são susceptíveis de opiniões não consensuais, mas acho que uma coisa que gera consenso foi a falta de atitude na nossa selecção, principalmente nos 2 primeiros jogos. Faltou o crer, a entrega, a garra, a luta... Vejam a equipa da Grécia, acham que têm melhores jogadores do que nós? mesmo os EUA, quem é que eles lá têm? O que faltou foi quem tivesse motivado os nossos rapazes, foi quem os tivesse feito acreditar de que era possível...
Acredito que a nossa Selecção sai fragilizada para o próximo objectivo (Euro2016), que começa já daqui a dias, e todos nós sabemos o como é importante começar bem estes apuramento...
Haja esperança!

Já agora, e tentando por de parte os clubismos (ficaria muito contente se ele tivesse marcado ontem 4 golos), se o Eder joga nesta selecção, acho que até eu posso alimentar a esperança de vir a jogar no Euro2016. Ele não ganha uma bola, não faz um passe... enfim, estivemos quase sempre a jogar com 10... sei que não sou o único a partilhar desta ideia, mas será que o Paulo Bento, que é um profissional, não vê estas coisas? não seria melhor ter posto o Cristiano a ponta de lança e o Varela a extremo, por exemplo?

Miguel

Rui Cardoso disse...

Caro Cirilo, não estas a ver bem a coisa.
Portugal cumpriu, venceu o Gana.
A Alemanha é que não foi capaz de dar 5 aos EUA.

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
estou de acordo com o seu comentário. E por mim vou pensando no mundial de 2018 porque quanto ao europeu de 2016 já percebemos que o filme será o mesmo.
Caro Anónimo:
Não tenho essa preocupação de saber quem apoiar. Embora gostasse de ver a Argélia chegar longe por causa do Soudani. Penso que o Mundial será ganho por um destes três: Alemanha,Holanda e França.
Caro Miguel:
Portugal bem treinado, e ao que se vê, podia chegar longe neste mundial. Com outro seleccionador e seis ou sete jogadores que não foram e deviam ter ido. Quanto ao resto só lhe digo uma coisa: enquanto PB for o treinador não atravesso a rua para ver a selecção.
Caro Rui:
Se calhar foi mesmo isso...

Mr.Karvalhovsky disse...

O PB se fosse um homenzinho demitia-se!
Esse senhor é mesmo ridículo!
Diz que assume todas as responsabilidades mas não se demite... LOL
Então que assumir de responsabilidades é esse?

Gostei especialmente desta sua frase, que subscrevo: "com PB a treinar todos os adversários são fortes"

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
Concordo. E reitero que quando alguém quer de facto assumir as suas responsabilidades nos insucessos só pode demitir-se. Pôr o lugar à disposição é ridiculo.
Mas o futebol português caminha cada vez mais para a irresponsabilização dos seus agentes. treinadores, jogadores e dirigentes. Depois admiram-se d eos estádios terem cada vez menos gente.