quarta-feira, junho 04, 2014

A Lesão

Adensam-se os temores em volta da participação no Mundial de Ronaldo.
Em bom rigor bastaria alguma atenção ao que foram os seus dois últimos meses, em termos de competições, para se perceber que o "bola de ouro 2014" andava fisicamente diminuído e num regime de poupança que visava essencialmente ajudar o Real Madrid a vencer a Liga dos Campeões.
Lesionado no jogo com o Borussia de Dortmund a participação de Ronaldo na liga espanhola foi escasseando, ao ponto de num jogo ter sido substituído antes dos 10 minutos, percebendo-se que o regime de poupança visava preservá-lo para os jogos da Champions que a partir de certa altura se tornou no único objectivo dos merengues.
Objectivo atingido, com alguma sorte à mistura mas absoluto mérito, mas logo na final se percebeu que "aquele" Ronaldo estava longe do Ronaldo habitual.
A jogar já no limite do sacrificio.
Não admira pois que na chegada á selecção as cautelas dos responsáveis fossem evidentes.
Começando por admitir uma lesão mas vendo-se agora obrigados a reconhecer que o jogador sofre de duas lesões distintas que em condições normais necessitam de semanas de repouso para serem debeladas.
E assim Ronaldo ,que numa primeira versão apenas ia falhar o jogo de preparação com a Grécia, estará ausente dos dois jogos nos Estados Unidos (México e Irlanda) e todas as baterias apontam para a sua utilização no jogo com a Alemanha daqui a doze dias no inicio da fase de apuramento de Portugal.
As lesões de que sofre Ronaldo, cada vez mais comuns a jogadores de topo, tem tudo a ver com o número exagerado de jogos que estes atletas disputam por época e que não lhes permitem o descanso necessário à recuperação física.
E quando um super atleta como Ronaldo já é atingido por estes problemas de fadiga creio ser um sinal de alerta muito forte ás instâncias que dirigem o futebol e que por vezes parecem pensar que os atletas são máquinas.
Não são.
E a confirmar-se a gravidade das lesões, e a concomitante incerteza sobre a disponibilidade do jogador para o Mundial, Portugal está com um grave problema.
Não só porque o melhor do mundo faz falta a qualquer equipa mas também porque o modelo de jogo da selecção assenta muito na forma de CR7 jogar e na influência que ele tem na equipa.
Acredito que até ao dia 15, ultimo para substituir jogadores, tudo será feito para recuperar Ronaldo e permitir a sua presença no Mundial.
Desportivamente seria péssimo e os patrocinadores também não achariam grande piada se isso não viesse a acontecer.
Depois Falamos

P.S. O presidente do Real Madrid, clube que paga ao jogador, está legitimamente preocupado com o seu estado físico. Não tem é grande moral para falar do assunto. Afinal foi o clube que o "espremeu" até ao limite.

P.S.2: Se (lagarto,lagarto,lagarto) Ronaldo não puder jogar ainda gostava de saber quem convocaria Paulo Bento para o substituir. Tenho cá uma desconfiançazinha que a taluda ia sair ao...Ivan Cavaleiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Acredite numa coisa, Sr. Luís Cirilo. Pode crer que se Ronaldo não pudesse jogar, o Paulo Bento irá mantê-lo no banco para incentivar os outros jogadores como fez on Ancelotti. Nem Ivan Cavaleiro ou outros que o valham, iriam ser convocados à última hora para o lugar dele. Além disso, seria um desrespeito enorme ao Capitão que nos colocou neste Mundial nos dois jogos com a Suécia e, que segundo consta, a actual lesão teve origem nesses dois jogos em que Ronaldo atingiu patamares de rendimento nunca antes vistos. Forçou demasiado em nome da Nação e o preço a pagar foi este: nesta é poca só rendeu uma Champions. Nada mau. Por isso, antes vê-lo no banco do que ele estar de regresso a uma praia Tailandesa qualquer. Aliás, nem o Ronaldo daria parte de fraco numa altura destas, nem aceitaria ser despejado de qualquer maneira daquela que é a principal competição de selecções do futebol Mundial.
Hoje percebi um pouco melhor o problema dele. Caso o Ronalso se ressinta da lesão do tendão rotuliano, a questão é saber se ele estaria disposto a tolerar a dor e a conviver com ela durante os jogos decisivos que se aproximam.
De certa forma, ele teria de evitar aquelas fintas vistosas do tipo samba brasileiro e apenas jogar futebol eficaz como a Alemanha faz quando quer ganhar a todo o custo. Há que deixar de jogar bonito para que os golos sejam sempre em maior número que os do adversário.
Da minha parte, eu prescindo do futebol bonito do Ronaldo com aqueles zinzagues de encher o olho para a plateia e que apenas agravam a sua «lesão sueca».
No meu entender, face ao problema dele, também há outra situação, em que ele é mestre, e que a suceder-se repetidamente pode afastá-lo por antecipação. O Sr. Luís Cirilo, já viu como eu, que o Ronaldo tem um impulso fenomenal quando se eleva em salto por entre os defesas contrários para marcar golos de cabeça. Acontece que não é o poder de elevação dele que lhe agrava a lesão, mas a queda. Mesmo que caia na relva, o tendão rotuliano é o primeiro funcionar quando o joelho é forçado a dobrar-se, amortecendo o peso do corpo no momento da queda. Enquanto os jogadores normais fazem saltos normais, o Ronaldo salta 2,5 vezes mais, sendo bem sucedido a chegar à bola por este meio. Só que saltar alto tem um preço a pagar. No entatnto, se isso significar a conquista do título mundial, como cereja no topo do bolo, no apogeu da sua carreira, estar-lhe-ei eternamente grato.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

"O Quim não pode jogar?...Não há problemas, joga o Manel !!!"

(Quinito)

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Acho que o mais sensato é aguardar pela evolução das lesões.
Creio que a não participação no Mundial está ,neste, momento,posta de lado mas é evidente que vamos ter um Ronaldo abaixo do que lhe é normal. Ainda assim é bem melhor que a generalidade dos jogadores que vão ao Brasil 2014.
Caro Anónimo:
O problema é que não há nenhum"Manel" do nível deste "Quim".