segunda-feira, junho 30, 2014

Contratados e Reforços

Já com a selecção fora do Mundial é natural que a atenção dos portugueses que gostam de futebol se vire agora para os seus clubes e para o sempre emocionante mercado de transferências e toda a especulação que o rodeia.
Alguns anos atrás, juntamente com o meu amigo Francisco Martinho, entretinhamo-nos de Maio a Agosto a ir tomando nota dos potenciais reforços que a imprensa ia apontando para o Vitória para no final vermos quantos de facto se confirmavam.
Nunca, mas nunca, mais de quatro ou cinco!
Se tanto.
Pois (mal) resolvida a questão do Mundial vamos entrar em plena "silly season" futebolistica com os diários desportivos a contratarem todos os dias mãos cheias de futebolistas para os chamados "grandes" coisa que,aliás, vão fazendo também durante o resto do ano.
Se alguém um dia se desse ao trabalho, por exemplo, de contabilizar quantos jogadores "A Bola" coloca no Benfica durante os 365 dias do ano chegaria facilmente à conclusão de que a confirmarem-se todas as anunciadas transferências o clube poderia ter umas quatro ou cinco equipas!
Mas como os adeptos desse clube e leitores desse jornal gostam de alimentar ilusões...Nada a opor!
Pessoalmente tenho uma máxima de há muitos anos a esta parte.
Só acredito que um jogador vai alinhar por um clube depois de o ver envergar a respectiva camisola em jogo oficial.
Até lá são apenas probabilidades.
Tal como só nessa altura, quando se inicia a competição a "sério",inicio a destrinça entre o que é um contratado e um reforço.
Porque contratados são todos.
Reforços apenas os que trazem mais valia às equipas onde se integram.
E salvo excepções, que nos clubes portugueses são cada vez mais raras, os reforços só se revelam depois de começarem a jogar e não pelo curriculum de que são portadores ao chegarem.
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...

Até agora, no Vitória, ainda só deu nas vistas a saída do El Adoua para o Levante, Sr. Luís Cirilo.
A mim, nesta altura, interessa-me mais quem entra, cá fica e joga bem, do que quem sai para ganhar mais noutro lado. Por pouco ia também o Júlio Mendes na enxurrada e por lá ficava.
Estou a aguardar que o Vitória se reforce exemplarmente no ataque, pois prefiro ganhar por 3-2, 4-3 ou 5-4 repetidamente do que empatar ou até mesmo ganhar por 1-0. O D. Afonso Henriques anda com fome de golos. As balizas estão a pedi-las, Sr. Luís Cirilo!!! E eu também.
Quanto ao Benfica, como o Sr. Luís Cirilo sabe e vem constatando nas suas contas de cabeça, que eles contratam jogadores para fazer manchetes nos jornais e depois desaparecem por entre emprésimos. Já houve quem dissesse que o plantel da Luz é decidido por aquilo que se escreve nos jornais. Como há mais adeptos e mais olhos a ver, chega-se mais depressa a uma conclusão do que num clube de 5ª onde meia-dúzia de gatos pingados aproveitam os jogos para a bebedeira.
Sorte do Vitória que vai tendo um Sr. Luís Cirilo que se vai dando ao trabalho de afinar a máquina, aqui e acolá, para o Rui Vitória fazer um brilharete. Só que o palerma raramente lhe dá ouvidos, Sr. Luís Cirilo... infelizmente.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

sim caro Luís eu também estou preocupado.
Caiado, Traoré, João Afonso, Gui(?)e Pouga(?) não são reforços nem nada que se pareça.
São contratados e duvido que algum vire reforço.
Os vitorianos andam a dormir mas acho que vão ter um acordar terrível.
Porque o platel que tem neste momento dificilmente evitará a descida de divisão.
É a realidade.

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Eu não tenho rigorosamente nada a ver com o que se faz no Vitória. Nem dou sugestões sobre nada. Apenas escrevo as minhas opiniões, indiferente aqueles que delas não gostam, como sempre fiz nos ultimos 25 ou 30 anos.
se há coisa na vida de que não prescindo é de ter opinião. Assinada para não haver duvidas quanto ao autor.
Caro Anónimo:
Quanto aos nomes que refere aguardemos que sejam reforços. Para já são contratados. Sem prejuizo de reiterar que João Afonso me parece bom jogador. Dos outros não tenho ideia formada e alguns nem conheço.

Anónimo disse...

O Vitória teria muito a ganhar com o Sr. Luís Cirilo se as suas opiniões fossem partilhadas na hora com Rui Vitória ou qualquer outro treinador em cada jogo. Por trás do Mourinho há um Rui Faria, o Ancelloti tem o Zidane, o Carlos Queirós tem o Oceano, o Scolari tem o Murtosa e por aí fora. As substituições custariam menos a entender, a equipa e o clube renderiam melhor e os sócios pouco mais a acrescentar ao valor de cada decisão.
Essa é minha opinião e, para que não haja dúvidas, segue assinada.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Você é uma simpatia.
mesmo quando fala de impossibilidades absolutas

Anónimo disse...

Sei muito bem disso. E ainda sei que só existem impossibilidades absolutas depois de morrermos.
Não encontro melhor treinador para o Vitória do que o Sr. Luís Cirilo. O que o Sr. diz, de uma maneira ou doutra, bate tudo certo. É um dom que anda perdido por este blogue e pelo facebook.
Por isso, seria fantástico vê-lo trabalhar em dupla com o Rui Vitória porque, às vezes, as decisões dele necessitam de levar carimbo. E ninguém melhor que o Sr. Luís Cirilo para o ajudar a tomar uma decisão ou abrir-lhe os olhos quando ele está às aranhas e decide sofrivelmente.
Por outro lado, o que estou a dizer, não é colocar o Sr. Luís Cirilo como sombra de Rui Vitória. Não. Antes colocar Rui Vitória na sua sombra. Só dessa maneira fazia sentido.
Veja, a progressão de vitórias do FCP no campeonato no últimos anos fez-se com Pinto da Costa no banco. E quando de lá saiu, a simples experiência adquirida de ver jogar um jogador em poucos minutos, é suficiente para o Porto apostar ou descartar o negócio.
Não tenho a mínima dúvida que sei do que falo. E se Vitória quiser ser maior do que os outros vai ter de prestar muita atenção aos detalhes que é onde falhamos sempre ano após ano.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Vou-lhe responder através de uma frase que uso de vez em quando e que traduz a minha forma de ser vitoriano.
O meu desejo é ser feliz na minha cadeira da bancada nascente.
Ponto!