terça-feira, agosto 28, 2012

Vitória e Guimarães

É um daqueles assuntos que já nem devia ser assunto!
Mas a persistência, alicerçada na ignorância e na preguiça, com que alguma comunicação social nacional (e infelizmente não só ela…) continua a chamar Guimarães ao Vitória incomoda os vitorianos e constitui uma permanente falta de respeito pelo nosso clube.
Não que não gostemos do nome Guimarães.
Pelo contrário.
É o nome da nossa Terra e nela temos imenso orgulho.
Mas o Vitória Sport Clube chama-se assim e não Guimarães.
E chamá-lo por um nome que não é o seu, ainda que sendo um nome que nos diz muito, é uma indesculpável falta de respeito.
Eu sei que há vitorianos, tão vitorianos como os outros sem dúvida, que não se incomodam e aceitam perfeitamente que chamem Guimarães ao Vitória.
São perspectivas que respeito mas de que discordo.
Porque ao chamarem-nos por um nome que não é o nosso estão a desrespeitar-nos e a menorizar-nos face aos outros clubes a quem tratam de forma correcta.
Exemplos?
Ninguém chama Funchal ao Marítimo ou ao Nacional.
Nem Matosinhos ao Leixões.
Ou Figueira da Foz à Naval.
Ou Aveiro ao Beira Mar.
Tão pouco Vila do Conde ao Rio Ave.
Ou Barcelos ao Gil Vicente.
Nem Cascais ao Estoril.
Entre outros exemplos possíveis.
Mas chamam Benfica a quem tem Lisboa no nome.
Ou Académica a quem tem Coimbra no nome.
O que só prova que quando querem sabem respeitar as entidades e trata-las pelo sua denominação e não pela da terra a que pertencem.
É uma questão que já tinha a sua gravidade quando do foro da comunicação social e da influência que ela tem na generalidade dos cidadãos.
Mas quando é a própria Liga a enganar-se no nome do clube torna-se algo de especialmente grave e que já por duas vezes mereceu enérgico protesto da direcção do clube junto da LPFP face ao engano na denominação da nossa equipa B.
A quem por incompetência pura (não há outra explicação) já por duas vezes chamaram Guimarães B!
Como se estivessem a tratar com uma qualquer estação de comboio (tipo Coimbra B!!!) e não com um clube associado do qual tem a obrigação de saber a denominação.
É matéria em que não haverá cedências!
Exigiremos sempre ser tratados pelo nosso nome.
Mas temos consciência clara de que não vamos mudar em semanas aquilo que foi má prática durante dezenas de anos (infelizmente perante a passividade quando não cooperação do próprio clube a nível de dirigentes, técnicos e jogadores) pelo que a tarefa que se põe a todos os vitorianos, não apenas aos órgãos sociais, é serem cada vez mais exigentes e intransigentes neste assunto.
E acredito que pela persistência venceremos.
Depois Falamos

37 comentários:

Amadeu disse...

O meu sincero aplauso!
Este pensamento coincide na integra com o meu.
Pacientemente acredito que se consiga re"ensinar" as gentes.

Aliás, já se ouviu neste ultimo jogo os comentadores a chamarem-nos pelo nosso nome.

Bom trabalho. E algum dele até devia ser fácil (Torres, Paneira...) têm obrigação ainda maior de chamar o clube pelo seu nome.

Força Vitória!

Anónimo disse...

Grande posição da direcção...não deixem que faltem ao respeito ao Vitória...

Já agora deixo uma sugestão...tragam de volta o khamel Ghilas...esta na segunda divisão francesa...esse sim era um grande reforço para o nosso meio campo / ataque

Anónimo disse...

Por mim é me indiferente ser tratado por Vitoria Sport Clube ou Vitória de Guimarães...

Acho muito mais grave a vergonha que está estampada na camisola oficial do vitoria, o símbolo do rei onde o próprio rei tem a cara DEFORMADA... preocupem se mais com os problemas dentro de portas que depois tratam-se os de fora...

Albino Teibao disse...

Luís , não tenho nada contra antes pelo contrario dou-te razão , mas deixo só esta questão : será por isso que temos a cidade de Guimarães sempre connosco ?

Anónimo disse...

Estas situações criam uma "guerra" com a cidade...
Parece que querem desligar a cidade do clube...
Se o Vitoria não fosse em Guimarães esse clube não tinha o rei ao peito, e eu não seria desse vitoria seria daquele clube o qual tenho muito orgulho em ver confundido e comparado com a cidade.

Cada um tem direito à sua ideia... mas uma situação que se mantém ao longo de décadas preocupa? acho que na situação actual do vitória a direcção tem coisas mais graves para se concentrar e resolver.

Concordo com o protesto na liga por nos chamarem de Guimarães B pois oficialmente não está correto, mas não concordo que não aceitem sermos tratados por Vit. Guimarães quando é o melhor elemento que nos distingue do vitoria do sul, ao qual também não tem Setúbal no nome e é por ele tratado desde sempre e não vejo da parte daquele clube denunciar essa situação... esta historia tem vindo a ser defendida sempre pelas mesmas pessoas... Serão elas de Guimarães? os próprios adeptos entoam cânticos de Guimarães, mas afinal não é o vitoria que está a jogar?
porque se canta Guimarães ale Guimarães ale e não se canta vitoria ale vitoria ale
ou e quem salta é de Guimarães em vez de e quem sal é do vitoria?
etc

corrijam o que se está a fazer e foi feito errado e não o que sempre foi assim e sempre esteve bem, porque para mim é o que torna a cidade tão ligada ao clube...

Luís Ferreira disse...

Caro Luís Cirilo,

De acordo. Agora só falta que a nossa própria massa associativa passe a gritar Vitória olé (ou allez, confesso que nunca percebi qual é a palavra) em vez de Guimarães. Por coerência e para exemplo.
Até acho que poderá ajudar à ideia muitas vezes apregoada, mas sempre um pouco congelada, de expandir o clube para lá de Guimarães. O Vitória só sairia a ganhar.

Luis Filipe disse...

"Ora nem mais"

Mas,Vitória de Guimarães, também não me parece mal.

Os nossos antepassados, agradecem...

Pedro disse...

Gosto particularmente da forma como o POrto é tratado na comunicação social. Não é simplesmente Porto, mas FuuuutebolclubedoPorto;)

Caro Cirilo, vamos ver se é desta que começamos a ser tratdos pelo nosso nome. O mau exemplo vem muitas vezes de dentro de casa.

Abraço
Pedro

Anónimo disse...

mudem o nome para derrota sport clube! vocês não ganham a ninguém!

parabens ao Braga pelo excelente resultado na champions, um orgulho minhoto.

Carlos Ribeiro disse...

Chamarem-nos de Vitória de Guimarães em vez de Vitória Sport Clube,confesso que não me faz confusão, desde que não se esqueçam do Vitória.
Agora tratar-nos por O Guimarães, ou Guimarães F.C, como já se viu, isso sim considero inadmissivel.

Cumprimentos,

Zé Carlos

cm disse...

A Existência do Vitória de Setúbal há-de condicionar para sempre o nome comum do nosso Vitória.

A única coisa que, penso eu, podemos exigir, é que nos dêm igualdade de tratamento com o Vit Setúbal.

De resto, a menção isolada do nome Vitória será sempre incompleta, podendo provocar confusão.

A utilização do símbolo "V", nas camisolas, como na época passada, isso sim, poderia fomentar que se associe cada vez mais o nome "Vitória", ao nosso clube.

De resto, alerto a direção para não cair no ridículo.
Que é o que acontecerá, se forem feitas exigências que não está na nossa mão fazer cumprir

Anónimo disse...

preocupe-se com coisas serias como pagar os ordenados em atrazo do pessoal a recibos verdes, sao 9 meses !!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

É assim mesmo caro Luís Cirilo, dê-lhes forte!!
Força Guimarães

Carlos Freitas disse...

Caro Luís Cirilo,
Uma tomada de posição com a qual concordo inteiramente, que só acaba mesmo por pecar por tardia.
Por ter trabalhado durante vários anos fora de Guimarães, corrigi muitos amigos quando se referiam erradamente ao nome do nosso Vitória por Guimarães. Sempre lhes disse: não há nenhum Clube chamado Guimarães, mas sim Vitória. O máximo que lhes permitia dizer era Vitória de Guimarães. Volvidos alguns anos, que bonito que é vê-los perguntarem-me pelo meu Vitória.
Permita-me acrescentar apenas mais três questões:
1.ª Não importa os erros de imprecisão cometidos no passado, quer por presidentes da direção do próprio clube, quer por treinadores, quer mesmo por alguns jogadores, relevante é mesmo a partir de agora sermos intransigentes na defesa da designação correta do nome do Clube de que tanto gostamos.
2.ª O nome Vitória é indissociável da cidade de Guimarães, todavia não é sua pertença. O Vitória é isso sim dos Vitorianos.
3.ª Aos que não concordam com esta tomada de posição, pergunto se não se ofendem se alguém consecutivamente lhe chamar outro nome que não o seu, apesar de ser chamado à atenção do erro que persiste em incorrer?
Abraço,
Carlos Freitas

José Duarte disse...


Somos Vitória Sport Clube... mas conhecem-nos como Vitória de Guimarães. Já não gosto que nos chamem: o "Guimarães" - pelos motivos abordados pelos colegas.

Agora, andarmos a batalhar por causa do nome "Vitória", simplesmente, ou "Vitória Sport Clube", que é o que somos, abolindo o nome da nossa terra, Guimarães, parece-me inútil, pois os nossos falsos amigos nunca se hão-de habituar, por mais que a gente queira. Acho, até, com esta nossa insistência - apesar de justa - que vão ter a oportunidade de nos "gozarem" ainda mais. Mas, é algum gozo chamarem-nos "Vitória de Guimarães"?!

É fundar um novo clube, com o nome "Guimarães Sport Clube" e depois, todos teriam que aplicar o nome correcto ao nosso Vitória, por causa das confusões.

José Duarte disse...


Por outro lado, temos o SPORTING, que toda a gente sabe quem é! Não é preciso acrescentar CLUB DE PORTUGAL. E se fosse apelidado comummente "Sporting de Portugal"? Não era anedota nenhuma, pois não...!?

Mas temos outro SPORTING, que é o de Braga, e todos nós dizemos que é o SPORTING DE BRAGA e não SPORTING, apenas. Não só porque a cidade, Braga, faz parte da denominação; também para não confundirmos com o outro, que é de Lisboa.

"Lisboa" que os sportinguistas não quizeram adoptar na denominação do clube, talvez, por julgarem que seria menosprezo para eles, e assim foram buscar o nome da pátria -Portugal - com intuitos de grandeza em relação ao Benfica, que já adoptaria o seu LISBOA... pois Lisboa é grande, mas Portugal é muito maior!!! (Pelo menos, para os lados de Alvalade).

Como vêem, há casos e casos que o povo discrimina, sem ser por mal. Sejamos VITÓRIA; sejamos de Guimarães; sejamos VITÓRIA DE GUIMARÃES para aqueles que, ao fim e ao cabo, estão a honrar a nossa cidade, mais do nós próprios. Porra!

Anónimo disse...

Completamente de acordo! Ainda bem que defende essa posição! Porque, está mais que visto, que, em certas ocasiões, a designação de "o Guimarães" é utilizada propositadamente como forma de provocação e de menosprezo, inclusive de rebaixamento em relação aos outros clubes! Só não vê isso quem não quer! E apenas por isso devemos exigir que nos tratem pelo nome dado! Aliás se os fundadores do VSC não deram ao clube o nome da cidade, por algum motivo foi (e há que respeitar). A cidade estará sempre ligada ao clube com o sem o seu nome incluído. Mas até para o nosso futuro crescimento, o verdadeiro nome do clube facilita que a família vitoriana cresça para lá das muralhas! Aliás, há já muitos vitorianos que não são vimaranenses (e aqui está mais uma situação - apelidam-nos de vimaranenses e deviam apelidar de vitorianos... É a tal tendência para nos circunscreverem à cidade, como se apenas de mais um simples clube local se tratasse.)! Tomara muitos clubes puderem ter um nome neutro, capaz de atrair gentes de fora da sua localização geográfica. Claro que há muitos outros factores que contribuem para esse crescimento, mas o nome é também importante. Não devemos limitar o clube à cidade! Bairristas sim, mas extremistas cegos não! Quanto ao cântico no estádio, é uma questão de hábito. São muitos anos a cantar o mesmo e é normal que perdure. Claro que seria mais correcto cantar "Vitória allez", mas também, "não é por aí que vai o gato às filhoses".

Vistobranco disse...

O Vitória é de Guimarães sem dúvida.
Mas felizmente nõa é só de Vimarenenses,é de muitos mais,eu próprio sou de Santo Tirso,tenho grande simpatia por Guimarães,mas oque sou dos pés á cabeça com todo o orgulho do mundo é Vitoriano sem duvida.(Não seria diferente se o nome do clube fosse Vitória de Guimarães)mas como não é que parem com ogozo.

luis cirilo disse...

Caro Amadeu:
O caminho faz-se andando. E acredito que levaremos a nossa avante.
Caro Anónimo:
Não é nada de que não nos tenhamos lembrado. Só que o ordenado é proibitivo.
Caro Anónimo:
São de facto problemas parecidos...
Caro Teibão:
Acredito que a cidade está connosco por semos o clube que somos e não pela denominação. A ligação entre Guimarães e o Vitória é tão foirte que não precisa de estar espelhada no nome do clube.
Caro Anónimo:
Não queremos, de forma alguma,separar a cidade do clube. Nem me repugnaria que um dia se acrescentasse Guimarães ao nome do clube. Neste momento o que está em causa é o respeito pelo nosso nome. Mais nada.

luis cirilo disse...

Caro Luis Ferreira:
Expandir o Vitória para fora de Guimarães primeiro, e de Portugal depois, é uma prioridade vital para o crescimento do clube. E aí a marca Vitória associada à marca Guimarães serão complementaridades perfeitas.
Caro Luis Filipe:
Se o nome fosse esse estaria perfeito.
Mas não é.
Caro Pedro:
Concordo. E durante muito tempo fomos permissivos a essa adulteração do nome. Mas isso acabou. Hoje dentro do clube ninguém chama Guimarães ao Vitória.
Caro Anónimo:
Nem sei porque perdeu tempo a escrever esse disparate.
Caro Zé Carlos:
Temos de ser rigorosos na exigência a sermos tratados pelo nosso nome.
Caro cm:
Temos consciência dessa realidade em relação ao Vitória Futebol Clube. Mas isso não nos impedirá de exigirmos respeito pelo nosso nome. Nomeadamente nas 2ª Liga onde só há um Vitória.
Caro Anónimo:
Estamos preocupados com isso não precisa de vir mais uma vez com essa recomendação. Se não estivessemos o clube já teria fechado e essas pessoas não receberiam nunca.
Caro Anónimo:
Há causas em que seremos intransigentes.
Caro Carlos Freitas:
Há muito que defendo isto. Bastará ler o que tenho escrito ao longo dos anos.
Quanto ao resto estou de acordo.
Caro José Duarte:
Se há coisas porque vale a pena batalhar é pelo respeito que nos é devido. Todos gosdtamos muito de Guimarães. Mas o clube não se chama assim.
Caro Anónimo:
Inteiramente de acordo. Ai de nós se limitassemos a nossa ambição a sermos "apenas" um clube de Guimarães e dos vimaranenses. Felizmente já somos um bocadinho maiores do que isso.
Caro visto branco:
Aí está um bom exemplo.

Aduzindo de Jesus disse...

Nem uma coisa, nem outra. O clube chama-se VITÓRIA SPORT CLUBE. É assim que deve ser. Chamar-se Guimarães ao Vitória, é meter tudo no mesmo saco: Vitória Sport Clube, Moreirense FC, Ronfe, Torcatense, Sandinenses, etc. Chamar só Vitória é mencionar metade do nome e confundir-se com o VITÓRIA de Setúbal que foi registado da Federação Portuguesa de Futebol em primeiro lugar. É por isto que a comunicação social, e bem, faz esta confusão para que as pessoas possam entender claramente. A Direcção do Vitória só pode exigir que se respeitem as iniciais como - VSC - ou então o nome completo: VITÓRIA SPORT CLUBE!

Tónio disse...

As iniciais do VSC só podem ser lidas mentalmente. Se ditas pela boa, não soa muito bem :(

Anónimo disse...

Resta acrescentar que nos média europeus e mundiais o Sporting CP é conhecido como Sporting Lisbon, o que eu, que nao sou desse clube acho mal, deviam ser chamados no máximo de Sporting de Portugal, já Benfica Lisbon lhes fica bem pois tem Lisboa no nome. Quanto ao meu clube aceito no Máximo a denominação abreviada: " Vitoria, de Guimarães" para desambiguacao com os Homónimos de Setúbal, de Salvador da Bahia no Brasil entre outros.
(o pormenor da virgula é importante, alias deveria ser feita uma nota à imprensa recomendando o uso dessa forma quando houver problemas de ambiguidade, em outro caso o simples Vitoria chega!)

luis cirilo disse...

Caro Aduzindo:
É um ponto de vista respeitável.
Cato Tónio:
Mas são as que temos...

Anónimo disse...

Acho que devem continuar a abordar esta temática, analisando-a muito bem e sob todos os ângulos possíveis, dedicando-lhe precioso tempo. Dirigentes e adeptos! Força Vitória ou Guimarães ou V. Guimarães ou VSC

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
tem razão no que diz quanto a SCP e SLB. Mas também ai vem ao de cima a preguiça intelectual de muitos.
Caro Anónimo:
Continuaremos certamente

Aduzindo de Jesus disse...

Interinamente ou na Cidade, faz sentido chamar "Vitória" ou simplesmente "Tória", que era o que eu ouvia da boca de alguns adeptos há uns anos quando ainda não se vendiam placas dentárias. A César o que é de César. Não tenhamos ilusões. O nome do clube é só um: VITÓRIA SPORT CLUBE. Se queremos pôr Guimarães no nome, ou funda-se um novo Clube, ou faz-se uma adenda junto da FPF e na Conservatória para alterar o nome, o que não deverá ser fácil. Mais vale deixar isto andar até ver onde onde vai e se a coisa correr mal, espero bem que não, faz-se um novo clube, sem Vitória ou sem Guimarães, e depois escolhe-se outro nome do tipo PAPATUDO FC ou, se queremos criar impacto, UNIVERSE FC. O que importa é que a Cidade e o Concelho tenham um ou dois clubes na primeira divisão, o que em tempos de crise vai sendo um feito extraordinário.

o grande disse...

Efectivamente, a forma como, no dia-a-dia se dirigem ao Vitória como "o Guimarães" não me choca.
Também não me deixa muito sensibilizado o facto da imprensa o fazer, visto que existem 2 actualmente em competição.

Mas "o" organismo oficial ter essa atitude é, efectivamente, um acto de incompetência!!

Fizeram bem em vincar a nossa posição embora não seja, como disse, uma "guerra" prioritária.

Bom trabalho.

Anónimo disse...

Custa entender que a comunicação social só o faz para nos diferenciar do Vitória de Setubal.

Emanuel Cosme disse...

Bom dia a todos.

Sr. Cirilo, gostaria apenas de lhe fazer uma pergunta, embora não se enquadre no seu pelouro.

Para quando uma campanhã como deve ser para chamar mais pessoas ao estádio? Parece que a direção está satisfeita com o que temos visto... E não, a crise só por si não desculpa tudo. Não desculpa, por exemplo, que a sua amiga, que tanto o elogiou durante a campanhã, em mais de 4 meses, numa área que dava pano para mangas, ainda não fez rigorosamente nada. Está a ver se iguala o António Cravinho, ministro das OP de Guterres, que ficou conhecido pelo ministro 0 Km? A Drª Palmira está a tentar ficar conhecida como a diretora 0 medidas? Ou sou eu que ando distraído? Se for, desde já as minhas desculpas...

Saudações vitorianas.

Emanuel Cosme

Bernardino disse...

É fácil de entender... O Vitória de Setúbal foi registado primeiro na Federação. Portanto, a ordem de registo aqui é que conta. Se um dia o Vitória de Setúbal for à falência, pode ser que o Vitória herde a hegemonia. Até lá tem de se contentar, a menos que mude de nome.

Anónimo disse...

campanhas para chamar gente ao estádio? para quê? com o estoril estiveram 10 123 pessoas, números oficiais!! Obviamente os números foram alterados, estive lá e o estádio estava com enormes clareiras em todas as bancadas...
em muitos clubes as assistências são "mexidas" pelos responsáveis... basta ver que a terminação da assistência no dragão termina sempre com o número da camisola do marcador do primeiro golo!

luis cirilo disse...

Caro ADuzindo:
Faremos o nosso caminho com a persistência necessária.
Caro o grande:
Não é prioritária por si só mas é essencial. Porque temos que nos fazer respeitar.
Caro Anónimo:
na II Liga não á Setubal e eles continuam a chmar-nos por um nome que não é o nosso.
Caro Emanuel Cosme:
Está rredondamente enganado o que em si nem é facto novo. Porque a direcção está preocupada com a média de assistências e porque o departamento de acção social está a trabalhar dentro do previsto.
Como a seu tempo se verá em ambos os casos.

Emanuel Cosme disse...

Boa tarde.

Espero bem que sim. E eu cá estarei para dar os parabéns, se os merecerem, ou para criticar se me parecer justo.

Saudações vitorianas.

Anónimo disse...

Boa noite,

Eu sou VITORIANO de Belmonte e como tal, muitos km me separam da cidade berço. Percebo obviamente a grande ligação entre a cidade e o clube e o bairrismo que está incutido nas veias, admiro-o, respeito-o e devia de servir de exemplo a outras cidades. Mas da mesma forma que defendem com "unhas e dentes" a cidade e região, não consigo compreender como se conseguem vergar perante quem nos apelida de um nome que não nos pertence enquanto clube.
Antes de pôr pela primeira vez os pés na cidade de Guimarães, já eu torcia pelo Vitória Sport Clube. Aliás, foi essa paixão pelo clube, que me fez deslocar pela primeira vez ao berço da nação e obviamente assistir a um jogo do Vitória SC. Claro que aproveitei na altura para conhecer a cidade. E claro que também a cidade me está no coração. Quero com isto dizer que, quem defende a mudança do nome do clube, incluindo no mesmo a denominação da cidade (com o intuito de que, para além do aspecto desportivo, se possa passar a imagem da cidade/região) é de todo desnecessária. Qualquer adepto do Vitória, conhece (ou faz questão de conhecer) a cidade e certamente que gostará de o fazer.
Outro aspecto, como alguém em cima referiu, tem a ver com o respeito que devemos ter para com os fundadores do nosso clube. Não há razão nenhuma para nós mudarmos o que está bem! Mudanças terão que fazer quem nos trata, propositada ou incompetentemente, pelo nome errado. Eu até acho que os nossos fundadores foram visionários neste aspecto. Vejam o futebol por um prisma económico (se haverá, hoje em dia, outra forma de o fazer). Segue o exemplo: 2 empresas em pé de igualdade em todos os aspectos, financeiro, económico, tecnológico, de gestão ou administrativo e por aí fora… Uma com o nome “Guimarães Comunicações S.A.” e outra com o nome “Rede Global Comunicações S.A.”. A primeira terá vantagem local, pois a cidade é bairrista e sendo os serviços idênticos e ao mesmo preço, o factor nome deveria certamente ser o responsável pela escolha. No entanto, quais seriam as suas vantagens em relação à empresa concorrente se tivesse ideia de se expandir no país? Agora pensem. Sendo já o Vitória um dos principais estandartes da cidade (ou seja, já está ao nível que a empresa “Guimarães Comunicações S.A.” supostamente teria alcançado a nível local), o seu objectivo só poderá ser o de se expandir pelo país, logo, o nosso nome actual e de sempre é sem dúvida um factor muito interessante que contribuirá (juntamente com outros factores) a atingir esse objectivo. Até porque compreendo que, quem como eu seja de longe, não queira ser confundido com um minhoto ou vimaranense (não que isso seja depreciativo), mas porque, assim como vocês, também os vitorianos de fora do “burgo” terão orgulho na sua naturalidade. Quando me perguntam “És do Guimarães!?” ou “és vimaranense?”, prontamente corrijo e as pessoas mais próximas já respeitam. Mas a maioria (típico adepto da ocasião, que só assiste a 6 jogos do seu clube por época e na tv), desconhece o real nome do clube. Só mesmo quem acompanha o futebol sabe. Sendo os meios de comunicação, o principal veículo de transmissão de informação (nomeadamente para as massas), ao fazerem-no de forma errada e sistematicamente ao longo de anos, é como lançar um vírus em grande escala. O antídoto, esse, levará algum tempo até sortir o efeito desejado.
Também sou da opinião que o único nome que se pode admitir (dos que nos atribuem incorrectamente) é “Vitória de Guimarães”, mas nunca poderá ser omitido nem abreviado o “VITÓRIA”. Mesmo assim só se devia admitir o apelido “Vitória de Guimarães”, quando se defrontassem os dois homónimos parciais.

Cumprimentos vitorianos,
Rui Correia

VITORIANO DE FAFE disse...

caro anónimo das das 4:19,sera que reparou nas pessoas que estavem de pé ao cimo das bancadas,a sombra?eu estava la e muitos tambem!!

luis cirilo disse...

Caro Rui Correia;
Muito obrigado pelo seu comentário e por dar uma perspectiva importante d eum vitoriano que não é de Guimarães. Pode ficar tranquilo porque saberemos fazer respeitar o nome do nosso clube.