sexta-feira, abril 13, 2012

Ronaldo vs Messi

Costumo dizer, por ser uma profunda verdade, que fundamentalista só sou pelo Vitória.
Depois gosto de desporto em geral e de futebol em particular.
Neste ultimo caso tenho simpatia por alguns clubes como já tenho referido noutras oportunidades.
Barcelona e Atlético de Bilbau em Espanha, Newcastle e Liverpool em Inglaterra, Nápoles e Milan em Itália.
Por razões futebolisticas, culturais e de identidade.
Nuns casos pela qualidade de alguns jogadores que me habituei a admirar, noutros pela excelência do futebol que praticaram e praticam, noutros ainda pela identidade muito própria que os caracteriza.
Hoje o debate mais apaixonante do futebol é a tripla rivalidade entre Ronaldo e Messi, Mourinho e Guardiola, Barcelona e Real Madrid.
Em Espanha, na Europa e muito particularmente em Portugal.
Em que alguns debatem o assunto com a paixão que põe na defesa dos seus clubes nacionais e olham para os defensores do outro clube como um rival que tem de ser vencido, na argumentação, de qualquer forma.
Estou à vontade nessa matéria.
Prefiro, de longe, o Barcelona mas aprecio o futebol que o Real Madrid joga esta época.
Considero Mourinho o melhor treinador do mundo mas aprecio imenso o futebol de Guardiola que considero o mais bem jogado a nível planetário.
Ronaldo e Messi ?
Mas será que vale a pena discutir qual é o melhor?
Dois jogadores que em jogos oficiais, ao nível em que eles jogam, já marcaram mais de 50 golos cada um esta época merecem que se perca tempo em discussões fúteis em vez de o dedicarmos a apreciar ( e a deleitarmo-nos)a extraordinária qualidade das suas exibições?
Não sei qual é o melhor nem me interessa.
Se o Vitória tivesse dinheiro para isso contratava os dois!
Depois Falamos

13 comentários:

Anónimo disse...

mesmo se tivesse dinheiro não me parece que a contratação fosse possível

cumps

Anónimo disse...

Caro Anonimo"1:45" se o VSC tivesse dinheiro era sinomnimo que era um grande europeu...

Miguel Cunha Guimarães disse...

Dois conceitos diferentes mas com mais aspetos em comum do a maior parte das pessoas imaginam. 2 modelos de jogo distintos mas com parecenças na forma de o alcançar (treino). Dois treinadores brilhantes, diria mesmo, os mais brilhantes de sempre. 2 jogadores fantásticos, um Messi que faz o que Maradona fez mas com muito mais frequência e um Ronaldo que consegue ombrear com o melhor jogador de sempre coexistindo na mesma realidade.

Anónimo disse...

Isso é que era assunto...Porém acredito que alguns - Vitorianos - conseguiam criticar o Messi ou CR7 se vestissem de preto e branco. Somos Únicos.....

Anónimo disse...

Caro Miguel Cunha Guimarães, gostava de ver o Messi sair da zona de conforto do Barcelona e fazer o que o Maradona fez: ir para uma equipa tipo Paços de Ferreira (leia-se Nápoles) e ser campeão, ganhar taça UEFA e por aí fora. Então aí poderíamos ver a frequência com que o Messi brilharia. Sem beliscar o mínimo do mérito do Messi, o Barcelona como equipa é uma perfeição quase surreal, um "acaso" da história que juntou génios como Messi, Xavi e Iniesta, cada qual tão bom como o argentino. Desfazendo essa harmonia duvido que qualquer um deles brilhe tanto como Cristiano Ronaldo, que saiu de Manchester onde já era um fenómeno e foi para Madrid para se superar.
Com Cristiano Ronaldo quase tinha a certeza que o meu Vitoria era campeão. Com Messi... não teria grau de certeza tão elevado. Para mim é essa a diferença.
Quando o dr. Luís Cirilo fizer um post sobre Mourinho vs Guardiola, pode fazer copy/paste deste meu comentário, mudando apenas o nome dos protagonistas, Ronaldo/Mourinho, Messi/Guardiola. O principio é o mesmo...

Paulo

Vistobranco disse...

Peço desculpa pois nada tem a ver com o que é aqui discutido.Fórum da A V Sempre-Vais Aprovar A Formação De Uma Sad No Vitória? Uma vergonha completa de quem
quer acabar com o nosso clube.Inadmissivel,falta de vergonha.

João Carvalho disse...

Não foi um acaso da história que juntou Messi, Xavi e Iniesta, foi muito trabalho de formação, foi o vingar de uma filosofia de clube que é louvável e deve ser modelo a seguir por todo o mundo (incluindo no nosso cantinho).
Ronaldo, sendo uma máquina estratosférica, não me parece que não possa repartir méritos com alguns dos seus colegas. E são eles Xabi Alonso, Káka, Ozil, Higuain, Casillas, Di Maria, Marcelo, etc...
Entre Messi e Ronaldo, Guardiola e Mourinho, venha o diabo e escolha. São todos fenomenais e teriam todos sucesso em qualquer lado.
Entre Barça e Real, sempre Barça. Por filosofia, por politica desportiva (cantera vs carteira), por mística.

luis cirilo disse...

Caro Anonimo:
Era apenas uma imagem.
Caro Anonimo:
Como é evidente.
Caro Miguel:
E isso é o que importa realçar. Muito mais do que saber quem é melhor.
Caro Anónimo:
Se calhar...
Caro Paulo:
Por acaso acho o Messi um bocadinho melhor do que aquilo que o pinta. Porque ele faz jogadas sozinho que as faria também no Paços de Ferreira se lá jogasse.
Quanto ao Mourinho vs Guardiola repare no que escrevi.
Mourinho é o melhor do mundo e Guardiola põe a sua equipa a jogar o melhor futebol do...mundo.
E nesse aspecto Mourinho e Ronaldo tem de facto vantagem (mais que não seja porque ainda não houve forma de comparar)porque triunfaram em todo o lado.

RicardoVSC disse...

Um grande jogador que termina agora contrato:

- Goran Galesic (médio, internacional sub 21 Bosnia e joga no Gorica da Eslovénia).

Um craque...

Anónimo disse...

João Carvalho, claro que o Ronaldo tem uma boa equipa por trás. Também reconheço o mérito da formação do Barcelona, mas havemos de viver mais 50 anos e não ver outra conjugação de valores tão completo como este trio Messi-Iniesta-Xavi, que é o motor do Barcelona. O que eu disse é que Ronaldo ousou sair da zona de conforto e mudar de clube e de colegas e conseguiu superar-se. João, você tocou no ponto fundamental da minha ideia: Ronaldo e Mourinho já provaram ser bons em qualquer lado. Messi e Guardiola não sabemos, nunca saíram de Barcelona.
Dr. Luís Cirilo, não confunda, eu acho o Messi o melhor jogador da actualidade, embora muito fruto da equipa do outro mundo que tem. Portanto não o posso pintar melhor do que isso. Mas como nunca o vi noutro lado... não sei se faria o mesmo no P. Ferreira.
O que rebati foi a ideia do Miguel Cunha Guimarães de Messi como melhor de todos os tempos. Quando temos Pelé e Maradona com campeonatos do mundo no currículo, e no caso do Maradona essa história linda que construiu em Nápoles. Parafraseando o António Fiúsa, fez dos sem-abrigo campeões, mais do que uma vez.

Paulo

luis cirilo disse...

Caro Visto branco:
Já li.
É pena que algumas pessoas não queiram entender que o clube precisa de união de esforços.
Caro João:
Estou de acordo.
CAro Ricardo VSC:
Sugestão encaminhada.
Caro Paulo:
O que realmente importa é que são jogadors/treinadores extraordinários que trazem mais paixão ao futebol

Anónimo disse...

Atletico de Bilbau, A.C.Milan, New Castle, Barcelona....
Gabriela Gomes????
Tás ai!?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não percebi