sábado, fevereiro 26, 2011

O Meu "Oskar"

Já aqui tinha falado dele noutro post.
Mas hoje,véspera de Óscares de Hollywood,vem a propósito dizer mais qualquer coisa até porque o "Oskar" completa trinta anos neste mês de Fevereiro segundo uma etiqueta que aponta Fevereiro de 1981 como ano em que foi feito.
Alás devo dizer que se houvessem Óscares para electrodomésticos o meu "Oskar" bem merecia um!
Vai para trinta anos e depois de completar a recruta e especialidade em Mafra, na Escola Prática de Infantaria, fui colocado em Santa Margarida com passagem de um mês por Abrantes.
Lá ,em Santa Margarida, conheci muita gente como é normal num campo militar que ao tempo tinha quase 10.000 pessoas e entre elas um personagem muito peculiar que tem a ver com esta história.
O 1ª sargento paraquedista José Gonçalves.
Veterano das guerras de África e que ao tempo apenas esperava o tempo de se poder reformar farto que estava de quarteis,oficiais,sargentos e praças.
Pois o bom do Gonçalves, que já pouco queria com as rotinas de uma unidade operacional,passava boa parte do seu tempo livre a fazer uns negociozinhos de electrodomésticos que sempre ajudavam a compor o vencimento.
Máquinas de barbear, rádios, varinhas mágicas,panelas de pressão,eu sei lá, de tudo o sargento vendia.
Até televisões e aparelhagens de alta fidelidade desde que o cliente se dispusesse a esperar algum tempo.
O resto era entrega imediata.
Um dia ao fim de uma tarde de Setembro, quando se bebiam umas cervejas a fazer horas para o jantar, o Gonçalves apareceu com o seu saco de negócio cheio de rádios despertadores.
Uma pechincha dizia ele.
Apenas 200$00 cada.
Ora quem já passou pelo serviço militar sabe bem da importância de acordar a horas.
Seja para a formatura habitual da manhã seja para os serviços de escala.
Daí que o Gonçalves rapidamente vendeu o saco de rádios.
Foi assim que comprei o "Oskar".
Na expectativa de que durasse,pelo menos, até ao fim do meu tempo de serviço cerca de dez meses depois (em Julho de 1982) dado que de um rádio de 200$00 não era legitimo esperar muito mais.
Muito me enganei.
Hoje passados trinta anos o "Oskar " continua a funcionar impecavelmente.
Não se atrasa, não se adianta, nunca deixa de despertar quando programado para isso!
É um verdadeiro fenómeno de fiabilidade.
Digam lá se não merecia um "Óscar" dos electrodomésticos ?
Depois Falamos

4 comentários:

Cão do Bitória disse...

Boas senhor Luis Cirilo. Também tive um desses... Quantos jogos do nosso Bitória ouvi nessa relíquia... O que sofri com o meu Oskarzinho a ouvir o célebre Bitória-Salgueiros( um bem-haja ao Salgueiros, que volte rápido à Primeira) de 1984( Dezembro creio), em que vencemos por 4-3! Foi uma tarde épica de bola!

Grande abraço e só um pequeno reparo meu caro amigo: 2011-1982=29 anos, ainda não faz 30 neste ano, hehe.

Depois falamos!

luis cirilo disse...

Caro Cão do Bitória:
Faz 30 anos porque o comprei em 1981.Escrevi foi por engano Fevereiro de 82.(obrigado pelo reparo ,vou corrigir) Acabei foi o serviço militar em 1982. Lembro-me bem desse jogo do Vitória. Foi como diz uma tarde épica.
E,sinceramente,tenho pena do que aconteceu ao Salgueiros.
Fui várias vezes ver o Vitória a Vidal Pinheiro e foram sempre grandes jogos.
Melhores até do que os disputados em Guimarães.

Dom Mikelem I disse...

Também ainda tenho o meu Oskar, funciona perfeitamente. É lindo, dourado e pode levar cacetada à vontade.

luis cirilo disse...

Caro Dom Mikelen:
Grandes rádios sem duvida