domingo, agosto 22, 2010

"Artista"


"Neste 25 anos de carreira foi aliciado e pressionado? Não, pelo menos nunca senti que houvesse em relação a mim pressão. Mas para responder correctamente, tenho de dividir o percurso da arbitragem em duas fases: a arbitragem antes da Liga ser responsável pelos campeonatos profissionais e o após. Na fase mais antiga, em que eu era recém-chegado à arbitragem, senti que os clubes tinham grande pressão sobre os dirigentes da arbitragem. Recordo uma situação, no Restelo, num jogo Belenenses-Guimarães, em que minutos após ter chegado ao balneário tinha o antigo presidente do Vitória de Guimarães [Pimenta Machado]a bater-me à porta para me dizer que naquele jogo tinha percebido porque é que o Vitória nunca tinha ganho comigo. A minha resposta foi porque só daquela vez é que o Vitória tinha marcado mais golos do que o adversário. Ele disse que não se iria esquecer daquelas palavras e eu estive três meses sem apitar jogos da I Liga. Foi o único caso em que senti pressão, de forma indirecta."
Excerto da entrevista do ex árbitro Paulo Costa ao Diário de Noticias de ontem
Paulo Costa foi um dos maiores "artistas" da ultima década da arbitragem nacional
Esteve envolvido em jogos decisivos,arbitragens polémicas,erros que deram farta controvérsia e arrastaram infindáveis discussões.
Mas o pobre "anjinho",coitado,só foi pressionado uma vez.
Pelo Vitória,imagine-se...
Benfica, Porto e Sporting só lhe devem ter dado palmadas nas costas esta-se mesmo a ver.
Não sei se a história que conta é verdadeira.
Se calhar...é.
Mas a peça de fantasia que a entrevista constitui apenas contribui para nos transmitir uma certeza.
Estes "artistas", depois de andarem anos pelos relvados pensando que nos enganavam, continuam a tentativa de engano permanente através de entrevistas em que apenas revelam uma coisa:
A má consciência com que andaram no futebol.
Depois Falamos

9 comentários:

Rui Osório disse...

Acredito que seja verdade o que ele disse do Pimenta, como também bem sei que lhe falta contar muita coisa!!! Talvez lhe faltou dizer os clubes que beneficiou e das benesses que recebeu em troca!!! Este é mais um dos que estava melhor caladinho.

Vimaranes disse...

Conhecendo minimamente Pimenta, obviamente que a história soa a verdadeira. Agora querer Paulo Costa que acreditemos que apenas aí se sentiu pressionado nessa ocasião é, no mínimo surreal. Daí que acho sempre que como diz o Pantic, estes homens estavam era bem caladinhos. Porque depois do que foram... estariam melhores em casa, corados de vergonha.

Unknown disse...

A saga continua, no que diz respeito a pressões e arranjinhos.
Uma das "estruturas" que vem saltando à vista, e até muito comentada e largamente elogiada aqui e noutros blogues de referência da blogosfera Vitoriana é a dos nossos vizinhos de Braga. A verdade é só uma: nós queixamo-nos que não temos peso na Liga, que não temos poder de reivindicação etc. Eles, até na Champions já lhes vão abrindo portas (o golo do Roberto em Basileia também não era fora de jogo...)
Substituiram o director desportivo apenas e só com um critério, ganhar peso na Liga. Para isso foram buscar nada mais nada menos que o irmão da directora geral da liga, Andreia Couto. Talvez já a pagar favores do ano passado, quem sabe...

Quando se fala em "ganhar peso na Liga" e coisas do género, é este tipo de peso que falamos ? É este o caminho que queremos para o Vitória ?
Como vitoriano tinha vergonha se o nosso caminho a traçar no futebol se colasse a estas jogadas, e que o nosso sucesso fosse alicerçado neste tipo de estratégias. Vai longe o Braga vai...

Nós havemos de chegar lá mas será pela nossa força, e disso não tenho dúvidas

Luis Melo disse...

Paulo Costa é mais do que artista. É astuto e inteligente. Quis armar-se em honesto e contar uma história.

Claro que não tocou em nenhum dos 3 grandes. Se o fizesse talvez visse o seu futuro (como comentador, dirigente ou outro) em perigo. Não convém "mexer" nos grandes.

Ao invés fez aquilo que os cobardes fazem. Foi "pegar" com os mais pequenos e (incompreensivelmente) mais odiados.

Ele sabe que a maioria dos adeptos de futebol não gosta do Pimenta Machado, e também detesta o Vitória (porque é um clube do norte que "incomoda", desportivamente e não só, os grandes do sul) e assim caia bem que ele ia dizer.

Depois das arbitragens que fez em favor dos 3 grandes, deveria ter vergonha na cara de andar a dizer estas coisas. Mas em Portugal já nos habituamos... não há vergonha (recordo artigo de Campos e Cunha no Público de 6ª feira)

lafuente disse...

Que artista.Este e Lucilío já foram.Ufa já não era sem tempo.

rui rodrigues disse...

ao menos nesse tempo o Vitória sabia pressionar os árbitros. Não é como agora com estes anjinhos.
Tres meses de castigo para esse larápio que passou a carreira a prejudicar-nos parece-me bem

Anónimo disse...

Ter a "coragem" de contar esta história é de almanaque. Então e as outras, especialmente envolvendo o FCP, varreram-se-lhe da memória? Coitado, ainda tão novo e já tão artista...Este freteiro, que como árbitro nunca foi grande "espingarda" chegou a internacional como? Exactamente no auge do apito dourado, comandado por PC e sua pandilha. Felizmente, ainda há quem não tenha esquecido estes habilidosos, aos quais o futebol "muito" ficou a dever...E se ficou...

luis cirilo disse...

Caro Pantic:
POis estava. Até porque não falou,por exemplo,dos negócios que mantinha com alguns clubes.
Caro Vimaranes:
A história é bem capaz de ser verdadeira. Conheço outras,idênticas,com outros apitadores.
MAs vergonha é coisa que eles nunca tiveram.
Caro Paulo César:
Ganhar peso na LPFP não deve ser,pelo menos do meu ponto de vista,intervir no tráfico de influências.
Deve passar por termos lá gente,nomeadamente na direcção,que ande atenta a estas jogadas e saiba intervir em defesa do Vitória.
Caro Luis Melo:
Discordando apenas de que o Vitória faça parte dos "pequenos" quanto ao resto estou de acordo.
Porque os adeptos e dirigentes de SLB/FCP/SCP gostam é de quem não os incomode. Desportivamente e em termos de opinião pública.
Caro lafuente:
Ainda há mais alguns para irem...
Caro Rui Rodrigues:
De facto houve tempos em que prejudicar o Vitória trazia mais ...aborrecimentos para os apitadores.
Caro Anónimo:
Este ex apitador,como outros,é fruto de um "sistema" que com beneficiários diferentes existe no futebol português há mais de 6o anos.
Por isso não admira que fale como fala.
Goza de impunidade

SicGloriaTransitMundi disse...

Logo à noite espero que faças eco dessa artistice nos teus comentários no Porto Canal!

E já agora, que o gajo do Braga fale menos e com mais conteúdo...