terça-feira, julho 20, 2010

Os Novos Fariseus

O PSD deu a conhecer a sua proposta de revisão constitucional que levará,amanhã, ao conselho nacional de Aveiro.
Não conheço o documento na integra.
Apenas o que dele transcrevem os jornais, com base em critérios editoriais próprios,pelo que não posso ter uma ideia global sobre a proposta.
Das ideias que li tem umas que me agradam mais do que outras como é normal. Mas tem ideias e propostas de outros rumos .
E só o lançar o debate já é extremamente positivo.
Como é sabido,embora alguns se façam esquecidos,uma revisão constitucional necessita de 2/3 no Parlamento o que implica vastas,complexas e minuciosas negociações entre partidos.
Daí o afirmar-se como um grotesco farisaismo o coro de vozes que se levantaram contra esta proposta como se ela já tivesse força de Lei.
Os fundamentalistas arcaicos do costume, da cgtp á ugt,bramindo contra este ataque aos trabalhadores.
O PC,com a habitual falta de criatividade, a clamar pelas conquistas de Abril e pela constituição rumo a um socialismo que já ninguém sabe o que é.
Um socialista ,quase do século 19 ,a berrar que o PSD queria um golpe de Estado.
Manuel Alegre a exigir,pela 37ª vez desde anteontem ,que o Presidente da Republica se pronuncie sobre este ou qualquer outro assunto!
Nem que seja a chave do euromilhões ou os acertos do polvo Paul.
E Sócrates,o manhosito, sempre na expectativa de arranjar manobras de diversão que ajudem a esconder a bandalheira que vai no Governo a dizer que o assunto é tão grave que só se pronuncia depois de uma oportuna reunião do Secretariado do PS.
Enfim um bem afinado coro de fariseus a criticarem em uníssono as ideias dos outros.
Porque apresentarem ideias novas ,para contraditarem as do PSD , isso nem uma para amostra.
Para eles,todos,a alternativa é deixar estar como está.
Por isso o país chegou onde chegou!
E ficou claro, por maiores ou menores que sejam os méritos da proposta de revisão social democrata, que a única alternativa a isto é o PSD.
Mais que não fosse , só por isso já valeu a pena este "agitar de águas".
Depois Falamos

2 comentários:

maria da luz magalhães disse...

eu acho que a politica está muito desprestigiada precisamente por estes comportamentos da maioria dos politicos. que ao invés de debaterem com civilidade aproveitam todas as ocasiões para fazer chicana politica e para atirarem suspeições para cima dos adversários. eu tenho muitas duvidas que passos coelho chegue a primeiro ministro. não por ele que me parece um bom politico mas porque o vejo rodeado de colegas que me deixam muitas duvidas. acho que o maior problema do passos coelho é o psd. porque para sócrates chega ele bem.

luis cirilo disse...

Cara Maria da Luz:
Esperemos que em relação a PPC esteja enganada e o veja,dentro em breve,como PM