sexta-feira, julho 30, 2010

Mais Vale Tarde...

Faz hoje exactamente um ano coloquei aqui um post critico em relação ás touradas,em geral, e questionando como é que Guimarães se permitia incluir no programa das Gualterianas uma corrida de touros quando tem no horizonte próximo o ser capital europeia da cultura em 2012.
E cultura e touradas,pese embora os fundamentalistas das segundas,não tem nada a ver.
Estão nos antípodas uma das outras.
Foi um post muito debatido,com mais de 60 comentários, entre defensores e críticos das corridas de touros.
Este ano a Câmara Municipal ao anunciar a programação das Gualterianas fez saber que se acabou a tourada.
Porque incompatível com a Capital Europeia da Cultura!
E pese embora os responsáveis sejam os mesmos, e tenham usado uma argumentação em defesa do programa deste ano que é exactamente o contrário do que usaram o ano passado para defenderem a inclusão da tourada no programa de 2009, é sempre agradável ver que o bom senso vai fazendo o seu caminho...
Em tempo: A Catalunha proibiu as touradas a partir de 2012.
Também em Espanha a razão acabará por triunfar.
Depois Falamos

3 comentários:

rei dolce disse...

Caro Dr. Cirilo,

estamos em campos completamente opostos, como escrevi no post há um ano atrás as razões(escuso de voltar a repetir). Como tal fiquei triste com as duas noticias que relata, a de Guimarães e da Catalunha. Espero viver muitos anos, e espero que nunca, mas mesmo nunca aconteça em Portugal o que aconteceu na Catalunha. Respeito quem não gosta. Só pedia, (já não peço mais pois vivemos tempos "estranhos"), que me respeitassem. Quanto as minhas idas a Guimarães, obviamente continuo a ter muitos motivos para continuar a visitar. Assim como vou continuar a visitar Santarém, Évora, Chamusca, Alcochete, Elvas, Nazaré, Lisboa, Povoa do Varzim e os Açores para assistir às corridas de touros em paz.
Cumprimentos

Zeca Diabo disse...

Caro Rei dolce:

Daqui a nada, mais uns mesitos, algumas destas terriolas, fazem o mesmo que Guimaraes...

Touradas, so na cama !

luis cirilo disse...

Caro rei dolce:
Eu respeito muito,como sabe,quem pensa de forma diferente.
Nem me acho dono da razão.
Apenas entendo que as touradas não tem cabimento num determinado conceito civilizacional.
Porque reportam á barbárie.
Caro Zeca Diabo:
Não tenho duvidas que as touradas, a prazo,estão condenadas.
Veja-se que até em Espanha já há regiões onde elas são proibidas.
Nas Canárias desde 1991 e agora na Catalunha.
E outras se seguirão.
Quanto ás outras touradas" que refere essas sim parecem-me que nunca acabarão...