domingo, setembro 09, 2007

Nevoeiros e outros Desesperos


Na passada sexta feira perante cerca de 100 pessoas,no Porto(enquanto Luis Filipe Menezes ali ao lado,na Trofa,jantava com mais de 2500 apoiantes)o ainda lider do PSD enveredava pelo que parece ser a única estratégia que conhece e desferia violentos , deselegantes e inaceitáveis ataques pessoais ao seu adversário na luta pela liderança.
Mendes ainda não percebeu,e a sua comandita ainda menos,que a 29 de Setembro,ganhe quem ganhar,a vida continua e o PSD tem de se unir para os desafios que 2009 lhe trará.
Esta táctica,rasteira e repulsiva,apenas contribui para alimentar feridas que depois serão muito dificeis de sarar no caso de Mendes se manter no poder.
O que,em boa verdade e felizmente para o partido,não é nada provável !
Mas adiante.
Mendes,numa estratégia que só o crescente desespero ajudará parcialmente a explicar,resolveu então virar-se para o próprio grupo parlamentar do PSD.
E,entre outras,disparou estas duas pérolas:
Marques Mendes disse estar a »sofrer na pele
« as consequências dos critérios de escolha do seu antecessor, Santana Lopes, porque não tem no Grupo Parlamentar do PSD «dois ou três especialistas em macroeconomia, um em saúde e um em agricultura».
«Um grupo parlamentar assim deve ter sido feito numa noite de nevoeiro», ironizou.
Verdadeiramente fabuloso !
Porque no grupo parlamentar Mendes tem deputados que ocuparam pastas governamentais precisamente nesses sectores.
Porque alguns deles são da Comissão de Honra de Mendes (ai a coerência...)e por ele fazem campanha.
Agora já ficam a saber o que Mendes pensa das respectivas competências nas suas áreas.
E finalmente porque alguns dos grandes responsáveis pela elaboração das listas de deputados (no tempo em que apoiavam Santana Lopes é certo...)são agora públicos apoiantes da candidatura de Mendes.
Também ficam a saber o que pensa Mendes do jeito que eles tem para essa função...
Fico a aguardar curioso,mas sem ilusões,o que farão alguns desses deputados perante o achincalhamento público de que foram alvo.
Por alguém que apoiam e por quem tem dado a cara.
Talvez seja melhor prepararem-se,biblicamente,para darem a outra face...
Porque nunca na história do PSD e quiçá da própria democracia se viu um lider partidário falar assim do seu grupo parlamentar.
Sem consideração,sem respeito,sem solidariedade.
Como se sentirão os deputados do PSD num próximo debate parlamentar ?
Quando,inevitavelmente Sócrates e o PS,lhes atirarem á cara a história do nevoeiro de onde presumivelmente (Mendes dixit) terão saido.
O que me parece é que Mendes está a mergulhar num nevoeiro sem retorno.
Como o de Alcácer Quibir.
Depois Falamos

4 comentários:

Ricardo Jesus Cândido disse...

Tire-me só uma dúvida que eu não percebi bem pelo seu post. Você considera que o PSD tem um bom grupo parlamentar ou não?

Não estou inclinado para votar em Marques Mendes, mas essas afirmações, caro Cirilo, foram das mais certeiras que MM fez em toda a campanha.

PS: caso entenda responder à questão, no sentido de facilitar a resposta, pode excluir as quatro "caronas" aos monárquicos e aos tipos do MPT.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo Cândido:
Acho que o PSD tem um grupo parlamentar constituido por gente com valia,mas desmoralizada,pouco participativa e dessincronizada.
Não sei se é melhor ou pior que grupos anteriores.
Discordo de alguns dos critérios que presidiram á sua formação,nomeadamente candidatos dos Açores em Portalegre,de Coimbra em Faro ou de Beja no Porto.
Ou,já agora,de Fafe e residindo em Lisboa por Aveiro.
Sei é que o dr Mendes tem 31 deputados na sua comissão de honra ,e mais não tem porque recusaram.
Afinal parece que os tais deputados escolhidos numa "noite de nevoeiro" não servem para a função mas servem para encher a comissão de honra !
É a conhecida coerência do dr Mendes...
P.S. E,óbviamente,mesmo que o dr Mendes pensasse isso não o devia dizer.
Porque são os deputados que tem,porque é com eles que o PSD tem de conduzir o combate politico ao governo e porque,essencialmente,o dr Mendes em nada tem sobressaido na bancada.
Bem pelo contrário...
Basta atentar nos debates com o eng Sócrates !

Anónimo disse...

caro cirilo,

por vezes temos de tirar as palas e reconhecer o que foi menos conseguido... como o caso do jacto... até porque sabemos bem do que estamos a falar e estou a referir o que não saiu nos jornais...

2500 pessoas na trofa... nem cabem lá tantas no espaço em que foi o jantar... em setembro vai ser ridiculo quando todos percebermos que a sua candidatura conta 5 pessoas em cada uma que apoia...

Um abraço

José Gonçalves
militante n.º 102396

Anónimo disse...

enquanto uns andam em guerrinhas, outros vão tentando fazer política mesmo de fora. Força Proa!

http://cidadanialx.blogspot.com/2007/09/patrimnio-do-estado-em-lisboa-tambm-de.html