quinta-feira, julho 05, 2007

Lisboa,Lisboa...


A campanha eleitoral em Lisboa,na sequência de um acontecimento sui generis como foi a queda da Câmara apenas ano e meio depois de eleita,vai relativamente pouco animada.
Desde logo por existirem poucas duvidas de que o PS vai sair vencedor (todas as sondagens o indicam) embora sem maioria e no âmbito de uma candidatura de António Costa que deixa mais por explicar do que explicado.
Refiro-me ao relacionamento António Costa-José Sócrates.
O futuro dirá se a candidatura foi um passo em frente,o marcar de uma via diferente ou um recuo estratégico para a trincheira.
O segundo factor de pouca animação é o PSD.
O partido que ganhou as duas ultimas eleições para a câmara de Lisboa,em 2001 com PSL e em 2005 com Carmona.
Fixando a sua fasquia nos 42% !
Agora parece ser moda dar de barato que a câmara está perdida e que os 20% são uma fasquia (Marcelo dixit) aceitável.
Quando para o PSD só há um bom resultado.
Ganhar !
Seja que eleição for.
Perder Lisboa por exclusiva responsabilidade de más estratégias e maus principios é inaceitável.
Como diria o José Mourinho...alguém vai pagar !
As restantes candidaturas,essas sim,trazem algumas curiosidades.
Carmona Rodrigues vai ter um bom resultado, na lógica de uma candidatura independente,e terá uma palavra a dizer na futura gestão.
Há até quem pense que poderá dizer a palavra principal mas isso parece-me optimismo em demasia.
Embora...
A candidatura do PC,como sempre,joga para não perder,manter posições e ter eventualmente alguma importância na futura balança do poder.
Não me parece que vá ter grande sorte.
Helena Roseta,protagonista da mais "romântica" das candidaturas,começou bem,beneficiou de grande apoio mediático mas o balão tem vindo a esvaziar.
Provavelmente será eleita,tornar-seá uma voz incómoda para quem ficar com o poder,mas não me parece que possa ter grande protagonismo salvo se a distribuição de mandatos trasnformar a câmara numa Bósnia.
O CDS,que noutros tempos presidiu á autarquia em coligação com o PSD,luta desesperadamente pela eleição de um vereador e estará nessa dúvida até ao fim.
Mau regresso de Paulo Portas.
E o Zé do B.E. ?
Corre o sério risco de não ser eleito e assim se faria alguma justiça.
A fora de estar na politica,o ambiente de permanente suspeição sobre tudo e sobre todos,os enormes prejuizo causados á cidade e aos cidadãos com o atrasar do tunel do marquês por razoes de exclusiva chicana politica,merecem um cartão vermelho para este figurão.
Lisboa tem sobre si muitas interrogações.
Umas serão desfeitas na noite de 15 de Julho.
Outras vão demorar mais tempo.
Depois Falamos

3 comentários:

Alex Prata disse...

Pois é. Alguem vai pagar e esse alguém é Marque Mendes... quanto ás interrogações que vão para alem do dia 15 também se refere ao mesmo MM. Entre linhas percebi o que prende...digo eu..

Anónimo disse...

A campanha está morna e é uma vergonha que os capanguitas do MM, nem se tenham dignado aparecer no jantar de abertura de campanha. Dos centos de assessores, só meia dúzia apareceu!

OS RATOS SÃO OS PRIMEIROS A ABANDONAR O BARCO -sempre foi assim. Em quem apostam eles?

Eu cá sou valentemente contra MM e & e lá estive.

Anónimo disse...

Esqueci-me - Já fiz uuma tarja negra e vou po-la na bandeira do PSD na noite das eleições. Tb vou dizer o que MM disse quando Sócrates ganhou -se as TV's não forem censuradas, vão-me ver ao vivo e a cores!