quinta-feira, julho 19, 2007

O Exemplo


Francisco Sá Carneiro nasceu em 1934.
Completaria hoje 73 anos.
Se fosse vivo seria provavelmente Presidente da República,primeiro ministro,ou talvez nada disso.
Pouco importa.
Foi um grande Homem de Estado,um corajoso e competente primeiro ministro e um extraordinário,e inimitável, lider do PSD.
Sem precisar de pins,cotas,vales postais,pagamentos multibanco,transferencias bancárias,listagens de militantes para todos os gostos e outras chatices,para não dizer aldrabices,do género.
Sem precisar de ir buscar ao controlo administrativo a afirmação que devia provir do carisma e da força politica.
Porque Sá Carneiro tinha um imenso carisma,uma extraordinária relação de proximidade com os militantes,uma capacidade única de afirmação.
Não tinha com ele barões e notáveis.
E ainda bem.
Porque isso cimentou a sua relação de proximidade com o povo.
Que é a que interessa aos verdadeiros lideres.
Depois Falamos

23 comentários:

rei dolce disse...

é no minimo curioso que traga este exemplo vindo o senhor da secção do partido que vem!!!
vindo o senhor lá do outro lado do rio!!!
apoiando o senhor quém apoia!!!
é no minimo curioso, e principalmente um abuso.
sempre que se chega a uma eleição, lá vem a referencia a sá carneiro, as pessoas não são tão tolas como julga.

Unknown disse...

Por acaso acho que todas as referências a Sá Carneiro são poucas... O PSD está amnésico e, pior, letárgico. Esqueceu-se das origens e não consegue encontrar o rumo.
A afirmação política daqueles que não têm medo de se submeter a eleições populares, que demonstram capacidade de liderança e de governação (com estratégia, note-se) e que tentam, e sabem fazê-lo, uma aproximação ao cidadão, intitula-se nos dias de hoje (pelos pseudo-opinionmakers- que já ninguém consegue ouvir)populismo.
O fundador do PSD seria, hoje, um populista. Que haja muitos! Estes pelo menos tentam uma aproximação aos cidadãos, numa tentativa de recuperar a fiabilidade e confiança dos/nos políticos!

Anónimo disse...

Podia o senhor acrescentar que na altura do Dr. Francisco Sá Carneiro ainda não havia gente que precisava de cargos políticos para existir e portanto, não havia gente como Luís Filipe Menezes que se lembrava de por uma urna a rodar de mão em mão por quem quisesse entrar na sala, para votar em si para candidato à Câmara de Gaia... É que estes senhores como LFM só se lembram destas questões porque assim não podem chegar ao partido e passar o cheque para pagar quotas dos militantes que "controla". Depois coitado cai no erro de pagar quotas inclusive a pessoas como eu que não votam nele, mas como também ele pagava com quotas com dinheiro sabe-se lá vindo de onde...

Luis Cirilo disse...

Vamos falar claro.
Tenho 32 anos de militante da JSD e do PSD.
Era o que mais faltava que por causa de anónimos idiotas ou de pseudónimos confortáveis não pudesse exprimir a minha opinião no MEU blog.
Náo preciso de defender Luis Filipe Menezes quanto á obra extraordinária feita no concelho de Gaia.
Os cegos não veêm porque não podem mas os mal intencionados vendo não reconhecem por pura má fé.
Bem sei que existe gente no PSD,incluindo Gaia,que preferia ter na Câmara o PS do que o actual presidente.
Há quem goste de perder.
Quanto ás insinuações e calunias feitas sem dar a cara valem tanto como a coberdia de quem as escreve.

rei dolce disse...

Caro Dr.Cirilo,
se sentiu ofendido com o meu comentario,não devia, pois não era de todo a minha intenção, em todo caso ficam as minhas desculpas, pela forma menos propria que utilizei algumas palavras.

Quanto ao apoio ao Dr.Menezes, é livre de o fazer, respeito isso, o que não concordo é com uma "possivel" comparação com Sá Carneiro.

Quanto ao proximo lider, para tristeza minha, julgo que vai continuar tudo na mesma,( a não ser que surjam novidades nos proximos 10 dias)
o que não quer dizer que goste/identifique/acredite, em Filipe Menezes.

Fica a minha opinião, que vale o que vale(pouco), no seu blogue, que caso assim queira deixo de comentar,basta dizer.

SicGloriaTransitMundi disse...

Quando se fala aqui de Sá Carneiro, não é para compará-lo a LFM, mas sim para mostrar aquilo que o actual lider do PSD não tem e deveria ter!

Estou certo ou não, Luis???

Anónimo disse...

Pois Sá Carneiro era um HOMEM !

E os que hoje 'vendem a pataco' o PSD não gostam que lhes lembrem que o PSD foi fundado para que houvesse em Portugal um estado de direito e um regime democrático, estilo europeu -não esta 'apagada e vil tristeza' que é esta 3ª república socialista e laica -com um PSD 'domesticado'a interesses estranhos...Na noite da eleição um amigo estrangeiro telefonou-me a dizer que a sua (dele) 'irmã' PTC se ia demitir. Cá só se soube. terça, não foi?

Anónimo disse...

Caro Dr. Luís Cirilo,

Sou militante do PSD em Vila Nova de Gaia e trabalho na Câmara Municipal de Gaia antes de Menezes cá ter chegado. Sou anónimo porque não posso ser outra coisa, se quiser continuar a ter emprego e comida para mim e para os meus filhos. Não lhe quero lembrar as perseguições que fizeram a meus colegas que não apoiaram o Dr. Menezes nas últimas eleições, como foi o caso da filha de um destacado militante do PSD. Também não lhe quero lembrar os que entraram na CMG depois de terem um passado de luta contra Menezes.

Tudo o que o outro anónimo afirma é verdade. Eu assisti, eu estava lá. Vi assessores de LFM a votarem sem serem miltantes, vi uma urna a percorrer as filas do anfiteatro grande da sede, vi até militantes socialistas a votarem nessas eleições (se é que as podemos chamar assim), como era o caso do António Tavares.

Se não assino e sou cobarde, como diz, é porque tenho medo das represálias. Uma coisa é o que o Menezes diz na televisão, outra é o que ele faz na CMG. o Dr, Cirilo sabe melhor que eu, aqui o clima é de receio e apreensão, de medo e de chantagem. Se vier aqui desmentir, eu venho aqui dar os nomes, um por um, de todos aqueles que foram perseguidos e de todos aqueles que foram comprados.

Luis Cirilo disse...

Caro rei dolce:continuer a escrever porque não entendi as suas palavras como menos correctas.
Discordo do que disse mas aceito a sua opinião.
Não tentei,longe disso,comparar Luis Filipe Menezes a Francisco Sá Carneiro.
Tive aliás oportunidade de escrever..."Foi um grande Homem de Estado,um corajoso e competente primeiro ministro e um extraordinário,e inimitável, lider do PSD..." pelo que dessas palavras se poderá inferir claramente que FSC nunca terá quem se lhe compare.
Sem prejuizo de,para além das afinidades geográficas,reconhecer em LFM algumas das qualidades que reconhecia em FSC.Por exemplo a capacidade de ver ao longe,de antecipar cenários e prever desenvolvimentos politicos de determinadas situações.

Anónimo disse...

Eu acho que se este anónimo sabe tantas coisas devia ser explícito e dizê-lo claramente, assinando no fim.
Assim, para além de anónimo é cobarde e mostra que as perseguições que refere, por maiores que possam ter sido, não foram suficientes, porque a CMG mantém ao seu serviço um miserável que cospe no prato que lhe pôem à frente todos os meses.
Gente como esta, que parece querer indiciar ser militante do PSD, não faz falta nenhuma na família social-democrata.
Porque os verdadeiros PSD's dizem o que pensam no tal 'anfiteatro'(??!!) da sede do Partido.
Como gaiense e militante do PSD penso que o extraordinário trabalho feito no nosso Concelho pelo Dr. Menezes, sobreleva e perdoa os erros que possam ter sido cometidos, mas de que ninguém ao longo da vida, pode considerar-se imune.

Anónimo disse...

Cobardia? Por muito menos o senhor Menezes já puxou o tapete debaixo dos pés de milhares de membros do partido. Para ele as pessoas são peões de xadrez que vai sacrificando enquanto joga a política. É por isso que ainda não conseguiu chegar aonde as boas qualidades que tem já o podiam ter levado.

Anónimo disse...

Afinal como é, anónimo?
Umas vezes diz que o Dr. Menezes joga as pessoas como se fossem pedras de xadrez, outras vezes diz que ele leva para a Câmara antigos adversários, outras que os assessores até votam em eleições sem serem militantes.
Como é?
Não há aí muitas contradições?
Então persegue ou recupera adversários?
Se o anónimo acha que ele é tão mau porque até chama os adversários, o melhor se calhar é identificar-se, porque até pode ser que seja promovido, a acreditar nas suas próprias afirmações, não acha?
Não há aí uma raivinha escondida, caro senhor?
Que é que o homem lhe fez?
Ou que é que não fez e você gostaria que tivesse feito?
Era uma promoçãozinha por ser "companheiro", independentemente do seu mérito ou muito provavelmente demérito, diga lá?
Não seria melhor fazer um tratamento aos cotovelos? Olhe que isso é uma doença grave…

Anónimo disse...

O Sr Manuel Sousa é anónimo até sabermos quem é e o que faz.
Eu, JQ, digo e repito que o Sr Menezes usa toda a gente como peões de xadrez que vai sacrificando enquanto joga à política. Que o digam todos os que lidaram com ele. Não falo dos amigos pessoais que precisam de emprego e, por não terem actividade política, não chocam contra ele. Falo dos que andam na política como ele e que têm actividade política como ele tem. Para o Sr Menezes as pessoas não são pessoas, são só peões. Os tais "adversários" são o quê? Quer que lhe diga? São tão adversários que podem mudar de opinião por um emprego. Esses não contam. esses não são adversários. O presidente do PSD tem de ser alguém que entenda que as pessoas valem pela capacidade política autónoma que tiverem e não pela instrumentalização que ele delas possa fazer. E que não tenha medo da sombra das outras árvores. O Sr Menezes tem medo da sombra das outras árvores.

Anónimo disse...

jq,
Dê-me lá o seu endereço e eu mando-lhe o meu currículo, para deixar de ser anónimo.
Pelo menos para si.
O jq, com o seu tipo de argumentação, faz-me lembrar aquelas árvores de fruto que estão muito viçosas até ao momento de dar o fruto.
Aí, quando era necessário que se mantivessem pujantes, esmaecem e dão fruto arejada.
O jq prometeu também muito e fica-se pelas insinuações.
Para este tipo de procedimento mais valia nunca ter aberto a boca.
Porque a gente já percebeu de que lado lhe dói a barriga.
É o despeito por algum dia se ter visto ultrapassado.
Se calhar devia ter pedalado mais um pouquinho.
Mas o problema é seu, porque os cães ladram, mas a caravana passa.
Ai isso passa, asseguro-lhe.

Anónimo disse...

Manuel Sousa
Está a tentar adivinhar? Aqui sou anónimo porque me apetece. Não quero fazer acusações factuais. Tenho emprego bem remunerado. Ser político honesto representaria ganhar menos do que ganho. Não tenho despeito nenhum. Quando podia ter agradado ao Sr Menezes, esperando alguma retribuição, não o fiz. Sempre mantive a verticalidade, as minhas ideias e a minha coerência. Sou leal, não escondo as minhas intenções, não engano ninguém. Fui muitas vezes a votos, ganhei quase sempre e depois fui tramado pelo Sr Menezes. É por isso que posso criticar o Sr Menezes.

Anónimo disse...

és mesmo porco luis cirilao. ate no post do aniversario do nosso fundador fazes criticas ao mendes, porco javardo

Anónimo disse...

Anónimo,

Você e um poço de incoerências.
Está bem na vida e ganha mais que se fosse político, mas trabalha na Câmara de Gaia para poder dar de comer aos filhos e por isso tem medo de represálias.
Venceu eleições no PSD, esteve ao lado do Dr. Menezes com quem foi leal, mas foi tramado por ele.
Perante os dados que apresenta, já percebeu que está a crir suspeições sobre uma meia dúzia - e não mais - de funcionários superiores da Câmara de Gaia.
Não acha que isso lhe fica mal?
Não sendo você um pé rapado e tendo um mínimo de formação, como tem que ter para alcançar um alto cargo, não lhe repugna estar a por em causa pessoas que nada terão a ver com os seus sentimentos àcerca do Dr. Menezes ?
Se ele fosse mau como diz, estaria já a perseguir essa meia dúzia, por perceber que você seria um deles.
Isso não lhe repugna?
Ou você está a mentir com quantos dentes tem?
Ou o seu objectivo é mesmo "tramar" alguns que lhe passaram à frente na Câmara?
Vá lá, confesse homem.

Anónimo disse...

Caro Manuel de Sousa

Quem lhe disse que esse anónimo foi quem escreveu sobre a CMG. Eu é que sou o primeiro anónimo que trabalho na CMG. O segundo é outro

Bruno disse...

Curioso, curioso é que, num posto sobre Francisco Sá Carneiro que se chama "O Exemplo" se consiga descer tão baixo nos comentários e na troca de palavras.

Deve dar mesmo para pensar se valeu a pena lembrar esta gente do aniversário do nascimento de Sá Carneiro...

Anónimo disse...

doutor cirilo: alguem anda aqui a mandar-lhe indirectas em resposta a outros posts. acho isso lamentável... dizer que "Gente como esta, que parece querer indiciar ser militante do PSD, não faz falta nenhuma na família social-democrata.
Porque os verdadeiros PSD's dizem o que pensam no tal 'anfiteatro'(??!!) da sede do Partido." tentando agredir a sua imagem enquanto militante do PSD é uma maldade rude que não deveria passar impune. ate porque as suas intervenções politicas sempre se pautaram por uma qualidade acima da média e só nao se recorda delas quem estiver na politica ha um dia e meio!continue a fazer o bom trabalho que tem feito!Portugal e os portugueses agradecem!

Anónimo disse...

Nuno Neto,

Não consegui perceber se o meu amigo estava a "meter veneno" ou se não entendeu mesmo a minha posição.
Isso também não é importante.
O que lhe posso dizer é que o Luis Cirilo sabe muito bem quem eu sou e da consideração e amizade que lhe dedico.
Também sabe que estou solidário com a sua causa e que, ambos, ansiamos por colocar o PSD no lugar que lhe corresponde de maior partido português.
Para isso, falta só eleger o Dr. Menezes para nosso Presidente.
E já não falta muito!
Portanto se estava a tentar "tirar nabos da púcara", aponte lá a arma para outro lado, OK?

Um abraço do

Manuel de Sousa

Anónimo disse...

Manuel de Sousa,

percebi muito bem o significado das suas palavras e, em boa verdade, percebi-as demasiado bem...

...até mesmo a parte mais recente. "Também sabe que estou solidário com a sua causa(...)"

e quererá o Manuel de Sousa ou o Dr. Cirilo explicar em que consiste essa causa...? ou não será que há outra causa maior:a sua...?

Anónimo disse...

Caro Nuno,
Não. Não tenho causa "minha".
Há mais de trinta anos que milito neste Partido, que colaboro no trabalho político, nas autarquias, nas instituições da sociedade civil.
Mas nunca, mesmo nunca, procurei algo que fossem vantagens pessoais.
Apesar dos inúmeros cargos que já desempenhei e ainda desempenho – no PSD, nas Autarquias e em associações dos mais diversos fins, nunca tive - e seguramente nunca terei - qualquer cargo remunerado.

Isso dá-me autoridade moral para dizer que sou solidário com o Dr. Menezes, porque acredito que ele é importante na defesa dos valores da Social-Democracia, o sistema político que já provou ser o que melhor defende os cidadãos em Portugal, na Europa e no Mundo.

Essa é portanto a minha causa.
Sinceramente espero que seja também a sua.
Um país em paz, com desenvolvimento e justiça social.

Um abraço

Manuel de Sousa