segunda-feira, agosto 21, 2023

Debate

Achei curiosa esta iniciativa da Ordem dos Solicitadores ao promover um debate sobre o "Novo Regime Juridico das Sociedades Desportivas".
Não que a temática não caiba no âmbito das competências e atribuições dos solicitadores mas porque não sendo hoje as SAD nada daquilo para que foram criadas, com a realidade a desmentir por completo as inegáveis boas intenções dos legisladores nomeadamente quanto à sustentabilidade financeira das mesmas, é curioso que seja esta Ordem profissional a mostrar interesse em discutir um assunto que outras organizações viradas para o futebol profissional deviam há muito ter tido a preocupação de discutir mas não tiveram.
Mas o debate em si encerra outras curiosidades.
Será moderado por uma jornalista e contará na sessão de encerramento com intervenções do Bastonário da Ordem e do secretário de estado da juventude e do desporto o que confere uma ainda maior dignidade institucional ao evento.
Quanto aos participantes do debate assistimos ao velho pecado de se considerar que para lá dos três clubes convidados o resto é paisagem quando faria mais sentido, do meu ponto de vista, que no debate participassem representantes de clubes ( e respectivas SAD) de diferente dimensão porque traduzem diferentes realidades organizacionais e competitivas mas também percebo que convidar apenas um dos três traria logo polémicas de que a boa iniciativa que o debate é não carece de todo.
As coisas são o que são.
Mas por vezes Deus escreve direito por linhas tortas e é com gosto que se constata que para lá do deputado do PS Francisco Dinis e dos representantes dos três clubes a outra participante no debate é a solicitadora Catarina Pereira.
Que é actualmente quadro de uma das maiores sociedades jurídicas dos país, a PLMJ, mas é também vitoriana e até membro da Comissão do Centenário do Vitória.
E que seguramente levará ao debate a sua perspectiva do que tem sido a SAD vitoriana desde 2013 até à actualidade permitindo diversificaro tema com uma visão sobre uma SAD de dimensão diferente das representadas pelos outros três oradores.
Ou seja haverá também uma voz vitoriana num debate com a importância deste.
E isso apraz registar. 
Depois Falamos.

Sem comentários: