quinta-feira, junho 22, 2023

Realidade

Como é sabido por quem tem a paciência de ler o que vou escrevendo não sou, nem de perto nem de longe, um admirador do trabalho que o selecionador nacional de sub 21 - Rui Jorge - vem fazendo naquela selecção.
A realidade diz-nos que pese embora contar sempre com muito bons jogadores, parte importante dos quais tem chegado à selecção A, nunca ganhou nada em termos de grandes competições.
E isso tem muito a ver com as convocatórias que faz em que bastas vezes parece que a cor da camisola de alguns jogadores pesa mais do que o valor superior de outros que não jogam com a camisola "certa" e por isso ou nem vão ou ficam no banco.
E vou-me cingir neste comentário essencialmente aos jogadores do Vitória.
Dir-me-ão que tem lá três.
Tem. Por indiscutivel mérito próprio.
Mas não fico grato por isso porque devia ter seis se as convocatórias não fossem influenciadas pela tal cor das camisolas que outros vestem nos respectivos clubes.
E quando digo que devia ter mais três refiro-me concretamente a Dani Silva (30 jogos na primeira liga esta época), Miguel Maga (24 jogos) e Tomás Handel (9 jogos) que esteve muito tempo lesionado mas participou em todos os jogos da fase final do campeonato e que era habitualmente convocado para os sub 21 antes de se ter lesionado.
Jogadores com muitos jogos da primeira liga (Handel já na época anterior jogou muitas vezes na primeira equipa) escalão em que alguns dos colegas nunca jogaram ou tiveram aparições esporádicas.
Claro que levar seis jogadores vitorianos ia ser um "escândalo" para tudo quanto é cartilheiro da comunicação social mas seria da mais elementar justiça porque nos últimos anos o Vitória tem feito um aproveitamento substancial de jogadores da formação para a primeira equipa.
E se já pensava isso antes do jogo com a Georgia agora tenho a certeza absoluta.
Naquele meio campo Handel e Dani Silva eram titulares de caras, ao lado de um André Almeida que já está à porta da selecção acima , em vez de um Tiago Dantas que passou pelo jogo sem brilho e de um João Neves que devia estar era na selecção de sub 19 que é o escalão dele mas que a promoção forçada e à pressa da sua imagem levaram a que fosse obrigatoriamente convocado para este escalão.
Quanto a Maga, lateral direito do Vitória, deu-se a ironia de  vermos jogar nessa posição o seu colega de equipa Zé Carlos que é médio e no Vitória só jogou a lateral quando Maga e Bruno Gaspar estavam lesionados.
Finalmente André Amaro e Celton Biai.
Amaro ficou no banco para jogarem como titulares dois jogadores que em nada lhe são superiores e num dos casos até foi o culpado nos dois golos e acabou expulso como corolário de uma exibição mais do que fraca.
Biai não teve qualquer culpa nos golos e de resto nada mais teve para fazer mas tendo no banco um guarda redes do Porto e outro do Benfica vamos ver se mantém a titularidade ou se o treinador resolve "inventá-lo" como um dos responsáveis da derrota.
Nesta selecção e neste seleccionador já nada me admira.
E se fosse só nesta...
Depois Falamos.

Sem comentários: