terça-feira, setembro 26, 2017

Porquê?

Há um "mistério" chamemos-lhe assim, que não consigo decifrar pese embora já ter feitos várias tentativas nesse sentido ao longo destes últimos anos.
E que se prende com a razão pela qual a generalidade dos clubes portugueses, nas competições nacionais e europeias, quando joga fora de casa leva apenas dois guarda redes nos jogadores convocados para os jogos.
Eu explico.
A baliza é um lugar muito especifico para o qual os jogadores tem de possuir capacidades e aptidões próprias o que implica que para ser ocupada de forma capaz exija especialistas no lugar.
Todos sabemos que quando por qualquer razão um jogador de campo tem de ir para a baliza é uma aflição para a sua equipa porque a capacidade não é a mesma de um guarda redes de origem.
Quando as equipas jogam fora, por exemplo nas ilhas e por maioria de razão nas competições europeias, levar apenas dois guarda redes significa o risco de uma lesão num treino ou uma vulgar gripe deixarem a equipa na contingência de ir para o jogo com apenas um guarda redes (por não haver tempo de mandar vir outro) e exponencialmente sujeita a uma lesão ou um cartão vermelho que a obrigue a colocar na baliza um jogador de campo.
E por isso não entendo porque razão não levam três guarda redes para os jogos fora.
Quando muitas vezes até fazem viajar vinte ou vinte  e um jogadores sabendo que só podem incluir na ficha de jogo os dezoito regulamentares tendo de deixar dois ou três na bancada mas não sendo nenhum deles o terceiro guarda redes.
Para mim é um mistério até porque é prática seguida há muito noutros campeonatos.
Depois Falamos.

P.S. Em Portugal apenas o Benfica segue de há muito essa política acertada de fazer viajar três guarda redes. Os outros clubes por norma...não!

2 comentários:

vitor...iano disse...

Nesta última convocatória, também não faz sentido levar só 5 defesas para 4 posições e 8 avançados para 3 posições.

luis cirilo disse...

Caro vitor...iano:
Se calhar para a defesa não há muito mais opções.
Quanto aos avançados claro que são a mais.