domingo, setembro 24, 2017

Mais do Mesmo

No PSD parece estar-se, uma vez mais,naquele cíclico processo que de x em x tempo leva a aparecerem noticias sobre movimentações internas, descontentamentos com o líder e candidatos à liderança quando para o efeito se realizarem eleições.
Normalmente essa notícias aparecem na imprensa, "plantadas" por assessores de comunicação ao serviço do PS e são depois diligentemente ampliadas pelos comentadores de esquerda de piquete ao PSD e por alguns idiotas úteis do próprio partido sempre dispostos a criticarem o seu próprio líder a troco de 5 minutos de protagonismo gratuito.
Não é de hoje este fenómeno, tem mais de trinta anos, mas na actualidade com as redes sociais, os blogues e outras formas de comunicação instantânea tem uma repercussão mais imediata e alastra com muito mais rapidez porque entre pelos computadores e telemóveis dentro com espantosa facilidade.
Naturalmente que em período eleitoral, com o PSD a travar um combate difícil (também por culpa própria em concelhos onde escolheu mal, não escolheu e até num espantoso caso desistiu de concorrer...) e o seu líder a dar a cara pelos resultados que hão-de vir a 1 de Outubro, era inevitável que a questão da liderança fosse atirada para a opinião pública como algo em conexão directa com os resultados das autárquicas e traçando um destino fatídico a Passos Coelho se os resultados forem maus.
Claro que para se falar de disputa de liderança tem de se arranjar putativos candidatos e por isso se atiram para a ribalta nomes tão diversos como Rui Rio ou Luís Montenegro com a singularidade de Rio quando questionado sobre o assunto o alimentar com frases ambíguas, vagas , de múltipla interpretação (como já fez no passado com o resultado que se sabe) enquanto Montenegro afirma a sua solidariedade com Passos Coelho e nega que alguma vez seja candidato contra ele!
Embora sejam posições completamente antagónicas nem por isso deixam de ser colocados como candidatos à liderança em plano de igualdade por alguma imprensa e alguns comentadores muito sui generis "que por ai andam.
O futuro próximo dirá quais as  especulações se confirmam e quais as que não passam de...especulações.
Para já uma única verdade importa reafirmar: O PSD tem líder, eleito em directas, com um mandato para cumprir que não deve ser colocado em causa por eventual mau resultado nas autárquicas.
Por duas razões:
A primeira porque os lideres avaliam-se em legislativas e não em autárquicas.
E a segunda porque das duas vezes em que Pedro Passos Coelho foi avaliado em legislativas...ganhou-as!
E esse é um dado que não pode ser esquecido quando se fala de liderança.
Depois Falamos.

P.S, Vejo alguns notáveis do PSD a criticarem, às claras uns e em surdina outros(bastantes mais por sinal) escolhas de Passos para algumas câmaras. Não vi nenhum deles oferecer-se para concorrer e fazer melhor que essas tais escolhas.

4 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
«....Não vi nenhum deles oferecer-se para concorrer e fazer melhor que essas tais escolhas»
Parece, constou, que haveria quem não se tivesse importado de ser convidado para a Mouraria, para aceitar, mas que ninguém se lembrou. Parece que depois de PSL, não havia plano B,C...Z. Mas isto è fofoca enão sei se é, ou não verdade -'vendo-lha conforme a comprei'. Como não há reuniões de militantes, também as pessoas não puderam dizer «é pá, eu estou aqui e sou bonito/a».

Quanto a RR -depois de tanto dizer «eu vou-me a ele», já ninguém tem pachorra.
Quanto a LM penso que a seguir a PPC pode candidatar-se, exatamente como eu, ou o Cirilo -se tiver as quotas pagas. Convém, o presidente ter as quotas em dia... Quer dizer, mmmm, bom...Adiante.

Aliás há uns dias demitiu-se do PSD um antigo dirigente da JSD, que entretanto já se tinha demitido do Conselho Nacional. Embora tivesse sido crítico da situação de Lisboa (quem não é)tentaram que dissesse mal do Pedro. O CM queria sangue. Só que a 'guerra' não é/era com o PPC, mas com a tralha do costume -os que dizem mal do Pedro.

luis cirilo disse...

Cara il:
Parece que ter cotas em dia não é tão necessário assim. Ouvi falar em páginas com nomes acrescentados à mão numa eleição recente.
Por mim quanto ao futuro o PSD tem um líder que deve ir até às legislativas. Afinal já ganhou duas e dizem que não há duas sem três. A partir das eleições, e em função do resultado, logo se vê. A mim o que unico que me tirava do sofá para o apoiar activamente é Pedro Santana Lopes.

il disse...

Caro Cirilo:
Eu bem disse que convinha, exatamente por que...
Os nomes acrescentados são uma praga, mas a nacional é a culpada. Sei quem NÂO tinha as quotas pagas e não estava no caderno eleitoral na véspera da eleição. Depois foi á nacional e voilà...milagre apareceu -acrescentado manuscritamente!

Pois o 'Pedrocas' é muito bom e também me fazia ir buscar a bandeira que tem quase 40 anos. Mas tem a tralha toda superiormente organizada contra ele -veja o que lhe fizeram por não ser um Sócrates. Até a tontinha da prima.

Por falar em 'tontinha inútil' -não é que, no jornal diz, foi tomar o pequeno almoço com a candidata a Lisboa? Lá perdemos mais uns votos. Há campanhas em que é melhor estar quieto

luis cirilo disse...

Cara il:
O único facto positivo é que a campanha acaba sexta feira.
Eu também vi essas imagens deprimentes da "tontinha". Vale que já nada pode estragar o que já nasceu estragado