segunda-feira, junho 27, 2016

Adeus à Argentina?

Esta madrugada a Argentina voltou a ser derrotada pelo Chile na final da Copa América (tal como na ultima edição) , mais uma vez no desempate por grandes penalidades, e na sequência da derrota Lionel Messi anunciou o adeus à selecção.
Foi no "calor" da derrota, depois de ter falhado uma das grandes penalidades, e na frustração oriunda da quarta final consecutiva perdida numa grande competição (Mundial,duas Copa América,uma Taça das Confederações) e percebe-se bem a frustração do genial jogador argentino tantas vezes à beira de levantar os troféus e tantas vezes vendo outros fazê-lo.
Porque pela Argentina Messi tem apenas o Mundial de Sub 20 em 2005 e o torneio olímpico em 2008 o que é quase nada para um jogador da sua dimensão que ao serviço do Barcelona já venceu oito ligar espanholas e quatro ligas dos campeões entre outros troféus menos relevantes.
E provavelmente estará nesse dicotomia entre Argentina e Barcelona a verdadeira razão para este adeus aos 29 anos de idade e quando ainda tem tanto para dar à sua selecção.
Porque em Barcelona o jogador é idolatrado, reconhecem-lhe o talento e a genialidade, mas nem fazem dele a bandeira dos triunfos nem o bode expiatório das derrotas.
"Apenas" o valorizam na justa dimensão do seu valor.
Na Argentina tudo é diferente.
A cobrança é tremenda, quando ganham ganham todos mas quando perdem a culpa é de Messi.
E esta tese é defendida quer pelos adeptos que por mais que Messi faça nunca faz o suficiente, quer pelos comentadores da comunicação social que por mais que ele jogue criticam-no sempre por entenderem que no clube se esforça mais e joga melhor.
Mentalidades (neste caso argentinas) que nós portugueses bem conhecemos e não a propósito de Messi...
Espero que Messi , passada as emoções e retemperada a frustração, reconsidere e volte a jogar pela Argentina emprestando à selecção do seu país um talento e uma genialidade que apenas conheceram com Diego Maradona.
O futebol, "latu sensu", precisa dos seus melhores e seria triste que no próximo Mundial não estivesse presente um dos dois melhores jogadores do mundo!
Depois Falamos

Sem comentários: