quinta-feira, maio 12, 2016

Palmas & Assobios


Foram bem audíveis no passado domingo as vaias dos adeptos vitorianos a Vitor Andrade e a João Teixeira aquando das suas entradas em campo e depois no desenrolar do jogo.
Pela primeira vez , desde que me lembro,  golos do Vitória (apontados por esses jogadores) foram recebidos com um misto de aplausos e assobios e a insatisfação dos adeptos foi claramente perceptível.
A que a atitude lamentável de Vitor Andrade ao atirar a camisola ao chão em nada ajudou e levou a que fosse vaiado até ao final do jogo sempre que tocava na bola.
Com o à vontade de quem nunca assobiou equipa ou atleta do clube há duas ou três coisas a serem ditas.
Os adeptos tem o direito de manifestarem a a sua insatisfação porque quando se trata de apoiar estão sempre lá e não faltam nunca. Os jogadores, como profissionais, tem de aceitar com humildade essas manifestações dos associados que seguramente não tem gosto nenhum em vaiarem a equipa e/ou jogadores. Tomaram eles que tudo corresse de outra forma.
As vaias que tiveram como alvo Andrade e Teixeira tinham um alcance muito mais vasto e os jogadores (especialmente Teixeira que nada fez para as merecer ) foram de certa forma os "bodes expiatórios" da insatisfação perante uma época fracassada e em que o Vitória ficou muito longe dos lugares habituais.
Mas foram também a reprovação por uma política de empréstimos que não é do agrados dos sócios nem das tradições do clube e que contribuiu pela negativa para o insucesso desportivo da equipa A em todas as frentes.
E se jogadores como Otávio,à cabeça ,e Licá ainda deram um contributo bem positivo há que reconhecer que os emprestados por Benfica e Sporting em Janeiro o único problema que resolveram foi o de excesso de jogadores nos seus clubes de origem.
Porque no Vitória nunca mostraram ser melhores que aqueles que já cá estavam, nomeadamente na equipa B, e o unico efeito que a sua vinda teve foi o de atrapalhar a sua afirmação na equipa A.
É pois essa a grande lição a retirar das vaias do passado domingo.
Emprestados por clubes com quem disputamos as mesmas competições não são bem vindos nem a estratégia desportiva do Vitória deve  passar por esse tipo de opções.
Esperemos que quem de direito tenha percebido isso.
Depois Falamos

P.S: Em relação aos dois "vaiados" devo dizer o seguinte.
Vítor Andrade não deixará saudades.
João Teixeira se for como jogador do Vitória, e não como emprestado, pode perfeitamente continuar porque me parece um jovem com talento e boa margem de evolução.

7 comentários:

Anónimo disse...

A MINHA EQUIPA PARA 2016/2017:

Antes que os vitorianos comecem a pedir investimento a torto e a direito, não se esqueçam que há atualmente qualidade individual no Vitória (a maior dos últimos anos) e a prioridade é contruir uma base sólida. Não vale a pena termos 2548 jogadores na equipa B se não forem aproveitados. Terá de ser um investimento sustentado, se não episódios como o do Tozé vão se tornar habituais.

PONTA-DE-LANÇA: Henrique Dourado/X. Será por aqui que o Vitória deverá fazer o maior investimento para a próxima época há muito anunciado. É crucial tentar ficar com metade do passe de Dourado. Caso seja uma impossibilidade astronómica, Areias e Tomané não me parecem ser substitutos à altura e por isso a contratação de um bom PL será a prioridade. Como sabemos, bons PL’s custam dinheiro e por isso talvez o esforço por Dourado (perfeitamente adaptado ao clube) valha mesmo a pena. Lamento por Tomané mas acho que o melhor seria voltar a emprestar.

MÉDIOS CENTRO: Bongani Zungu/Tozé/Vigário. Para o Vitória andar a namorá-lo tanto tempo e para o seu treinador dizer que o VSC era um clube fraco para ele, o Zungu deve ser bom. Mas nós sabemos que o Vitória é o campeão das promessas do Youtube e por isso nunca se sabe. Tozé é um excelente jogador. Encontrou dois grandes “adversários” na sua época de estreia no Vitória: Otávio e acima de tudo Sérgio Conceição. Precisa que lhe devolvam a confiança e tem tudo para brilhar. Vigário tanto joga bem na ala como no meio e até faz de defesa esquerdo.

MÉDIOS ALA: Tyler Boyd/Raphinha/Ricardo Valente/Xande Silva: Destes todos o único que me deixa mais dúvidas é Xande Silva por ainda estar muito verdinho, principalmente no capítulo da decisão. Terá de ser muito bem trabalhado pelo treinador. Talvez seja interessante manter o Licá ou o Hurtado a título definitivo (custo 0) principalmente por causa da experiência. Licá não é brilhante, mas é eficaz, marca golos. Hurtado é o oposto, desequilibra, mas comete alguns erros.

Anónimo disse...

MÉDIOS DEFENSIVOS: Cafú/Bouba Saré. Expectativa em relação à renovação de Saré, enquanto isso Phete ainda é uma incógnita para mim. Parece-me ser “certinho”, comete poucas faltas mas precisa de melhor o seu jogo ofensivo.

DEFESA ESQUERDO: Dalbert/Dabo/Konan: Numa época primada pelos emprestados e pela pouca qualidade individual dos nossos, se o Vitória gerar activos será por Dalbert e Pedro Henrique. Dabo lesionou-se outra vez, depois de ter parado um ano. Já está no VSC há 3 anos e espero que recupere rapidamente porque há neste jogador muito potencial. Konan parece-me ter muita qualidade também mas ainda tem poucos jogos e talvez precise de mais “B”. Caso Dalbert seja vendido, Dabo não recupere, aí sim temos um problema grave. Luis Rocha? Insuficiente. Afonso Figueiredo do Boavista?

DEFESA DIREITO: Bruno Gaspar(??)/X/Joel. Pois. Depois dos centrais, este é claramente o sector mais débil do Vitória. Por mais que goste de Bruno Gaspar, assim como Josué e João Afonso, a realidade é que são jogador banais. Arrondel evoluiu imenso, mas continua a não ser suficiente e Pedro Correia vai jogando (pouco) na B. Por isso, acho que a contratação de um bom defesa direito é uma prioridade. O Joel é bom, mas tal como Konan precisam primeiro de se consolidar na “B”.

DEFESAS CENTRAIS: Pedro Henrique/X/X. O problema. Como disse Pedro Henrique ou Dalbert, um deles deve ser vendido. E concordo, porque um clube como o Vitória tem que fazer pelo menos um bom encaixe financeiro com jogadores todos os anos. Se for Pedro Henrique o problema é ainda maior (há rumores que ele é emprestado, mas nem quero pensar nisto). Porque em vez de um bom central, vamos precisar de dois. Josué e João Afonso jogam pouco meus amigos. Moreno é para o balneário e engana-se quem pede o Dénis Duarte, é fraquinho.

GUARDA-REDES: Miguel Silva/Douglas. Ao contrário da maioria, não acho Miguel Silva nada de especial. Acho até que comete erros posicionais básicos, mas este mediatismo pode ser importante para a equipa. Se bem que também acho que não pode ser o protegido dos adeptos e se errar terá de ser repreendido tal como os outros. Não sei como está Douglas animicamente, mas acho que ele e Moreno fazem falta ao balneário.

TREINADOR: Qualquer um, menos Sérgio fraco Conceição. ISTO SIM, TEM DE ACONTECER JÁ!

VITÓRIA B: Subir alguns juniores que fizeram uma época bastante positiva, deixar de olhar tanto para o mercado brasileiro e olhar mais internamente para evitarmos erros de casting como o Francis. Dalbert, por exemplo, é brasileiro, mas chegou do Académico de Viseu. Seria também interessante estar mais atento ao futebol dos Balcãs: aparecem muito bons jogadores e têm um futebol combativo como o nosso.

Tiago Silva

vitor...iano disse...

Se esta direção aprendesse com os erros esta situação não se repetia. Na época passada tinha feito exatamente o mesmo com os jogadores do FCP (Otávio, Ivo e Sammy). Contratações em Janeiro têm que ser pontuais não afectarem a "harmonia" do grupo.
Por mim levávamos a cabo um IMPEACHMENT no Vitoria.
Estou fartinho desta direção!

JRV disse...

Caro Cirilo,

O facto dessas anedotas, emprestadas pelo buraca, continuarem a utilizar as instalações do clube depois do sucedido, é base suficiente para se concluir acerca dos interesses e agenda de quem está à frente do clube.

Em especial no que respeita ao andrade, é para mim incompreensível que se tenha permitido, sequer, que esse sujeito tenha concluido o jogo de domingo. Num clube decente, gerido por gente decente e que se dá ao respeito, aquele comportamento deveria ter correspondido à imediata saída de campo da anedota, com guia de marcha já carimbada para o buraca (de onde, de resto, nunca devia ter saído; é o clube certo para o nível que demonstra...).

Cumprimentos,

luis cirilo disse...

Caro Tiago Silva:
É um exercício que também gosto de fazer esse de construir um plantel.
Partilho de algumas das suas opiniões mas de outras não como é normal.
Penso que a prioridade das prioridades +e segurar Dourado porque pontas de lança como ele não aparecem todos os dias.
Concordo que é preciso reforçar o centro da defesa (não percebo porque não contrataram Defendi em Janeiro)e olhar para as laterais com olhos de ver. Talvez um lateral polivalente, que jogasse dos dois lados, fosse suficiente.
No meio campo não será precisos grandes retoques e acho que é tempo de apostar a sério em João Pedro que tem um talento que não compreendo como não é potenciado.
Na frente segurando Dourado, promovendo Areias, apostando em Valente no "seu" lugar creio que o essencial é um extremo de boa qualidade. Com Alex recuperado, Alexandre Silva, Tyler Boyd e o regresso de Tomané o sector fica composto.
Quanto à baliza discordo de si. João Miguel Silva é um excelente guarda redes e deve continuar. O outro guarda redes é que deixa interrogações porque não sei se Douglas quer continuar e Assis vai sair. Mas é o sector em que é mais fácil resolver.
Quanto ao treinador claro que deve vir outro.
Caro vitor...iano:
Essa do "impeachment" no Vitória é muito boa.
E cada vez acho mais que isto tem de mudar.
Caro JRV:
Temos de separar os casos.
A João Teixeira nada há a apontar em termos de comportamento e por mim até ficava cá se o passe fosse do Vitória.
Quanto a Vitor Andrade é evidente que já devia estar com processo disciplinar.
Mas como a direcção do Sport Lisboa se podia zangar...não está

JRV disse...

Caro Cirilo,

Percebo que se separem os casos mas, no final do dia, a conclusão é a mesma para ambos: não fazem falta, não deviam ter vindo e cada dia que passa é mais um dia em que estão a mais. O valor acrescentado é nulo; o prejuízo para a formação do clube não é passível de estimação.

Cumprimentos,

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Olhando friamente a prestação de ambos de Janeiro até agora a verdade é que não acrescentaram nada e até subtraíram porque tiraram espaço aos jogadores da B sem proveito para as equipas