sexta-feira, maio 06, 2016

42 Anos

O PPD, depois PSD, faz hoje 42 anos desde a data em que foi anunciada a sua fundação por Francisco Sá Carneiro, Joaquim Magalhães Mota e Francisco Pinto Balsemão.
Muita água correu debaixo das pontes desde essa altura.
O PSD esteve no governo sozinho e  em coligação, esteve na oposição quando perdeu eleições e respeitando a vontade dos portugueses se remeteu a esse papel, teve um papel determinante na História do Portugal democrático.
Deu a Portugal seis primeiros ministros (Sá Carneiro,Pinto Balsemão, Cavaco Silva, Durão Barroso, Santana Lopes e Passos Coelho), dois presidentes da República (Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa) e um presidente da comissão europeia (Durão Barroso) naquele que é um contributo inigualável por qualquer partido português.
E deu muito mais do que isso.
Governou, desenvolveu, reformou por iniciativa própria e resolveu, consertou, remediou as asneiras que por várias vezes o PS lhe deixou em herança.
Hoje o PSD vive uma situação insólita na democracia portuguesa.
Ganhou eleições e está na oposição por razões de todos conhecidas.
E é precisamente na oposição, onde sempre ganhou o alento e a força que o levaram ao poder, que o PSD tem de redescobrir o ânimo e a motivação que farão dele novamente a primeira opção dos portugueses quando a ocasião se puser.
Tem de trabalhar , perseverar, lutar por isso.
Deixar o discurso da azia, que já só interessa aqueles que sempre votarão no partido em qualquer circunstância, e construir um discurso que interesse aos portugueses e o coloque como a melhor alternativa ao actual governo.
Propondo soluções, avançando com propostas reformistas, clarificando uma via diferente da da união de esquerdas.
Seria esse, seguramente, o caminho que Francisco Sá Carneiro faria hoje.
Fez, com sucesso, caminhos bem mais difíceis no passado.
De qualquer forma parabéns ao PSD por estes 42 anos em que serviu Portugal e os portugueses e deixou a sua marca social democrata e reformista na História democrática do país.
Depois Falamos.

P.S: A imagem que encima este texto reproduz os cartazes com que o PPD em 1974 e 1975 anunciava as suas sessões de esclarecimento em todo o país. Em que por baixo do "Sessão de Esclarecimento" se escrevia à mão local e hora.
É isso que é preciso fazer uma vez mais.
Ir junto dos portugueses explicar-lhes a visão do PSD para Portugal.

Sem comentários: