segunda-feira, julho 27, 2015

O Plantel

Terminada a longa "novela" Bernard e antes que a "novela" Josué tenha o seu desfecho que é possível dizer sobre o plantel com que o Vitória A vai enfrentar as quatro competições em que estará envolvido ao longo de 2015-2016?
Seguramente que face ao seus actuais componentes (mas 31 de Agosto ainda vem muito longe...) o clube tem um excelente grupo de jogadores que permitem prever  uma época de sucesso e de grande ambição.
Na baliza é a tranquilidade absoluta.
Douglas,Assis e Miguel Oliveira dão totais garantias.
A defesa parece bem composta.
Quatro centrais, com os consagrados Josué, João Afonso e Moreno e o reforço Pedro Henrique de quem se espera seja uma mais valia, Na B,à espreita, ainda estão Dénis e Lima Pereira.
Se Josué sair será "obrigatório" voltar ao mercado. E mesmo com ele um"xerife" seria sempre bem vindo.
Nas laterais situação diferentes; á direita com Bruno Gaspar e Pedro Correia (mais Arrondel) não haverá problemas mas à esquerda apenas Luís Rocha dá para já totais garantias.
Breno...não sei e Dalbert...veremos.
No meio campo não há problemas.
Para a posição seis temos Cafu e Bouba mais Moreno que também faz o lugar.
Para a posição oito, a de André André, temos João Pedro,Bruno Alves e o reforço Tozé que garantem um lugar bem preenchido.
Para a crucial posição dez, em volta da qual gira o futebol ofensivo, temos Montoya a dar excelentes indicações e Otávio que já conhece os cantos à casa e pode ser uma alternativa. Tal como João Pedro.
Na frente grande expectativas.
Na posição de ponta de lança puro temos dois nomes.
Henrique Dourado, um reforço que desperta imensa expectativa, e Areias dois "matadores" com instinto de área.
Como segundos pontas de lança , que não jogam em cunha mas aparecem a finalizar, temos o goleador Valente e Tomané que faz todas as posições da frente de ataque,
Nos flancos boas opções.
Alex, Licá, Vigário e o referido Tomané dão muitas opções ao treinador sendo ainda de considerar Ricardo Gomes (pessoalmente não o acho um extremo) em quem Evangelista parece apostar bastante.
Em suma um excelente plantel.
Que a manter-se (31 de Agosto...tão longe...) permitem ao Vitória assumir-se como principal candidato ao quarto lugar,a uma presença na fase de grupos da Liga Europa, e a disputa com ambição da taça de Portugal e da taça da Liga.
É o plantel perfeito?
Não há planteis perfeitos.
Mas dentro da nossa realidade é um excelente plantel.
A que acrescentaria, se possível, o tal "xerife" para a defesa.
Mas se Josué ficar...já não se pode pedir mais.
Depois Falamos.

6 comentários:

Daniel Freitas disse...

Uma nota prévia de regozijo por transitarem muitos jogadores da temporada anterior. Acresce a este facto a circunstância de terem chegado ao Vitória vários jogadores que se afiguram como verdadeiros reforços, com destaque especial para Montoya e Henrique.
Na teoria, estão criadas as condições e as motivações para uma excelente época futebolística. Não está assegurado, a meu ver muito longe disso, uma equipa técnica à altura da qualidade do grupo de trabalho. Esperemos que o tempo permita mitigar esta desconfiança.
Discordo abertamente do Luis Cirilo, quando aponta baterias para o 4º lugar. Para mim, podemos e devemos lutar por algo mais acima. Claro está que o plantel não sendo muito extenso, é suficientemente vasto para lutar pelo pódio da liga portuguesa e simultaneamente jogar a Liga Europa e Taça de Portugal para lá de Dezembro.

Cumps,
DF

Saganowski disse...

Fico à espera de um jogo a "doer" (o desta quinta-feira poderá servir para isso), para ver do que precisará ainda a equipa, mas concordo que este ano temos soluções de sobra para quase todos os lugares.

Luis Costa disse...

Meu caro

Não partilho da sua opinião, uma vez que existem pelo menos 2 lugares que não dão confiança nenhuma.

O 1º é o lugar de defesa esquerdo, pois Breno (mais uma grande contratação com a chancela do "escritor") já demonstrou não ser uma opção valida e o Rocha está muito longe de dar garantias de solidez defensiva.

O 2º é a posição 8. Qualquer uma das opções mencionadas, estão muito longe de ter a qualidade do André e como tal estamos com um "motor" muito menos potente e isso vai-se refletir e muito no desempenho da equipa.

A PL espero que o "degolador" seja mesmo craque porque se não for, vamos estar novamente muito enfraquecidos nesse setor.

luis cirilo disse...

Caro Daniel Freitas:
Manda a prudência que sejamos moderados nas expectativas.
O quarto lugar é uma meta que considero acessível e quase obrigatória.
Para cima disso eram precisos mais argumentos,nomeadamente no centro da defesa e nas alas.
Para lá da fragilidade que cita no seu comentário e que nos restringe possibilidades.
Caro Saganowski:
Pois temos. Mas a saída de Josué,um valor certo, vai obrigar a ir ao mercado.
Caro Luís Costa:
Não podemos estar de acordo em tudo e não vem mal ao mundo por isso.
Eu confio em Luís Rocha e acho que este vai ser o ano dele. Já quanto ás alternativas tenho as minhas reservas.
Para a posição 8 estou tranquilo. Bruno Alves,Tozé, João Pedro,Otávio as alternativas são muitas.
Quanto ao PL espera-se que traga acutilância e golos. Mas Valente,Areias e Tomané também são excelentes jogadores capazes de fazerem bastantes golos.

Anónimo disse...

Na minha opinião, tozé e otário não são, de momento, jogadores para a posição 8. Falta-lhes a agressividade necessária ao momento defensivo do jogo. Não compreendo, por isso, que não se aposte em joão pedro, que nem convocado foi.

Entendo que evangelista pense de outra forma, já que para ele, do mesmo modo, moreno, que não é central, é melhor opção para essa posição do que josué. Perspectivas...

Cumprimentos,
JRV

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Também fiquei surpreendido com a ausência de João Pedro da convocatória.
Quanto aos centrais, com a saída de Josué, creio que se fragilizou seriamente o sector e por isso há que ir ao mercado de forma acertada. E já. Porque se o Altach não infunde receios já a seguir pode vir uma equipa mais complicada