segunda-feira, junho 29, 2015

Primeira Dama

Agora que o estado de saúde de Maria Barroso não permite alimentar nenhuma esperança positiva,segundo os últimos boletins médicos, é expectável que nos próximos dias os elogios à pessoa e ao seu percurso aumentem exponencialmente ou não vivêssemos nós em Portugal.
E por isso gostaria, singelamente, de aqui deixar uma peque na reflexão sobre a cidadã Maria Barroso.
Portugal teve quatro presidentes eleitos desde 1974.
Ramalho Eanes,Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva.
Todos eles cumpriram dois mandatos, ou não estivessemos nós em Portugal onde apesar de vivermos num regime republicano existe uma forte tendência monárquica na forma como se olha para o chefe de estado ( e não só em bom rigor...), de forma muito diferente e cuja avaliação não importa aqui fazer.
E embora em Portugal não exista formalmente a figura de "primeira dama", como nos Estados Unidos, convencionou-se denominar assim a esposa do Presidente da República.
E foram quatro,até à data, as primeiras damas portuguesas.
Manuel Ramalho Eanes, Maria Barroso, Maria José Ritta e Maria Cavaco Silva.
Personalidades diferentes, tempos históricos e políticos diversos, mas do meu ponto de vista a certeza de que Maria Barroso foi aquela que melhor exerceu a função e que mais prestígio acarretou para esse cargo oficioso.
Porque teve uma agenda própria, porque soube fazer um percurso que só se misturou com o do marido/presidente quando estritamente necessário, porque mostrou sempre uma independência de pensamento e acção que foram afinal a imagem de marca de um percurso de vida.
Essencialmente porque foi sempre muito mais "Maria Barroso" do que "Primeira Dama".
E esse é um legado, pelo exemplo, que deixa ás vindouras.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto uma mulher inteligente, discreta e diferente, e que fará mais falta do que as que se acham imprescindiveis.

Chicote

luis cirilo disse...

Caro Chicote:
Inteiramente de acordo