terça-feira, junho 16, 2015

Não !

Não!
Não concordo com a escolha de Armando Evangelista para treinador da equipa A do Vitória Sport Clube. 
E é uma discordância que assenta em factos e que nada tem , obviamente, de pessoal até porque não conheço o senhor em causa tanto quanto me lembro.
Neste texto explicarei porque não concordo com aquilo que considero um erro grave da SAD do Vitória  e noutro a seguir as razões pelas quais, do meu ponto de vista, este erro foi cometido.
Comecemos pelas razões pelas quais considero ter sido uma opção errada.
O treinador Armando Evangelista (AE) não tem experiência rigorosamente nenhuma de 1º Liga. Nela não treinou, até agora, um minuto que fosse.
Um clube como o Vitória, com a História que tem e os objectivos que tem de ter sempre (pese embora alguns discursos "enrolados" que ás vezes se ouvem) , tem de ser comandado por um treinador para os quais o campeonato não tenha segredos.
A verdade é que AE de futebol profissional tem um ano e uns meses de experiência, sempre no Vitória B, tendo passado a restante carreira na formação ou no CNS ao serviço do Vizela e os tais meses no Vitória.
É muito pouco para treinar o Vitória.
E recordo aqui que mesmo no CNS o Vitória não conseguiu a subida directa, tendo de disputar um play off com o Benfica de Castelo Branco, num plantel que contava com Hernâni, Bernard, Cafu, Alex,Bruno Alves, Josué, João Pedro, Areias,Luís Rocha, etc e que nalguns jogos ainda teve  Moreno, Assis, Tomané já para não citar participações residuais de André André, Paulo Oliveira ou Leonel Olímpio.
Não se pode considerar como especialmente brilhante a subida mas apenas como o estritamente obrigatório.
Pese embora caiba aqui recordar, uma vez mais, os tais "discursos enrolados" (incluindo do próprio AE) sobre o facto de o CNS ser o escalão adequado a uma equipa B do Vitória Sport Clube o que traduzia uma pobre ambição face ao que deve ser a realidade de um conjunto que tem como missão ser o primeiro apoio da equipa A.
Por outro lado, mas também importante face á época que agora se inicia, o treinador AE não tem qualquer experiência de dirigir uma equipa nas competições europeias (face ao seu percurso também não era possível)o que se torna particularmente delicado para uma equipa que para atingir a lucrativa fase de grupos tem de ultrapassar duas eliminatórias prévias em que qualquer erro pode ser a "morte do artista".
E num clube com as mil vezes repetidas dificuldades financeiras não é questão menor o ir ou não ir à tal fase de grupos.
A isto acresce ainda, o facto insólito e em estreia absoluta no Vitória (que é um clube cuja grandeza o devia por ao abrigo de situações destas) , de AE ainda não ter as habilitações necessárias a treinar uma equipa da 1ª liga.
Ao que se sabe concluirá no final deste mês, espera-se que com a devida aprovação, o curso de treinador de IV nível que o habilitará a poder treinar no primeiro escalão do nosso futebol.
Caricaturalmente pode dizer-se que já tem um Ferrari na garagem mas ainda anda a tirar carta de condução!
 O preço da inexperiência, a perigosa sedução pela acessibilidade financeira (há que não esquecer que o barato ás vezes sai caríssimo...), o neste contexto mais que duvidoso critério de "ser da casa" podem vir a ser custos de quantificação impossível,neste momento, mas certamente muito gravosos para o Vitória.
Uma coisa é lançar três ou quatro jovens sem experiência num grupo de trabalho que os absorve e lhes transmite a experiência necessária a jogarem na 1ª Liga e outra muito diferente entregar todo esse grupo a um líder sem experiência nenhuma nas competições em que os vai orientar.
São factos.
E por isso, mas não só, discordo da sua promoção a treinador da nossa primeira equipa.
Creio que só um "fundamentalismo" em ultimo grau impedirá os que apoiam esta solução de perceberem a diferença entre as duas situações.
Que fique contudo claro, até porque nenhum vitoriano deseja mal ao seu clube ou a quem o serve, que esta discordância assumida não significa nenhum desejo de que as coisas corram mal ao treinador Armando Evangelista.
Escolheu quem está mandatado para escolher, aceitou quem foi convidado, agora resta desejar muita sorte ao Vitória e ao seu treinador para a época 2015/2016.
Vai ser bem precisa.
Depois Falamos

P.S: No próximo artigo explicarei as razões pelas quais, do meu ponto de vista, esta opção foi feita.

34 comentários:

Anónimo disse...

Por vezes muitos sem carta, conduzem melhor do que os com carta.

É o tipo "empresário" que apenas aceita funcionários com experiência, os outra não servem? Não podem vir a ser melhores?

A experiência ganha-se vivendo de acontecimentos, e não é por ter-se passado pelos mesmos que já se é experiente, porque muitas vezes os acontecimentos não são iguais e por isso essa experiência não serve de muito.

Deixe o homem trabalhar, fazer o que sabe,depois falamos..

Anónimo disse...

Tipica mentalidade tuga...

Só para dar um grande abraço aos meus sobrinhos Pedro, Joana e ao Henrique, que sairam deste país porque não tinham experiencia, e felizmente agora estao bem "empregados" e sem vontade nenhuma de regressar para ja.


Fernando Nogueira

Quem é o Armando? disse...

Deixá-lo trabalhar, fazer o que sabe?
Mas alguém aqui está elucidado quanto ao que esse treinador sabe fazer?
Alguma vez ele mostrou trabalho numa 1.ª liga?
E o trabalho realizado por ele na B, realmente mostrou capacidade para assumir um VSC A?
O VSC precisa de alguém com experiência para seu treinador. Estamos na Liga Europa, não estamos em alturas de dar oportunidades a funcionários inexperientes que de tão vitorianos que são, ou que se tentam fazer passar, levam o VSC a tribunal, e abandonam as camadas jovens para treinar um Vizela. Agora é o ideal para o VSC, na altura achou que deveria abandonar o barco.

Anónimo disse...

É uma opinião que respeito mas não concordo. A promoção do Armando Evangelista é a sequência natural do projecto e do rumo que hoje em dia se segue no Vitória. Ao fim de tantos anos por fim percebe-se que há uma linha de rumo corrente e que, ao contrário do que você diz, poucos desvios tem tido. E esta aposta reflecte isso mesmo. Pode ser ou não bem sucedida, logo veremos... mas que garantias teríamos com um treinador mais experiente ? Julgo que daqui por uns meses teremos oportunidade de fazer um balanço do trabalho do treinador. Para já, legitimamente, há sócios que apoiam, outros que não apoiam. Eu prefiro apoiar, não porque sim, mas porque o treinador tem um percurso interessante e merece a oportunidade !

Por outro lado, há um pormenor que muito me agrada nesta escolha : finalmente em Guimarães premeia-se o mérito e o trabalho. É um factor de motivação para toda a estrutura: com trabalho e dedicação qualquer um pode subir na vida. Acho isto muito bom para o clube !

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A experiência é fundamental num clube com a exigência do Vitória.
Nenhum clube do nosso patamar de exigência aposta em treinadores sem experiência ao nível das competições que vai disputar.
Hoje a realidade financeira dos clubes obriga a que se minimizem os riscos.
E esta escolha não os minimiza.
Caro Fernando Nogueira:
Quando for visitar os seus sobrinhos confira se esse bom emprego começou por lugares de topo.
Mentalidade tuga é pensar que a sorte vem antes do trabalho. Mas isso só no dicionário.
Caro Quem é o Armando?
Concordo com a generalidade do seu comentário, que interpreta as preocupações de muitos vitorianos, mas a parte final merecerá um aprofundamento no meu próximo texto sobre este assunto

Anónimo disse...

Lugares de topo?

Meu caro Luis, o Pedro formou-se em engenharia electrónica, trabalha na BSH na Alemanha.

E os outros dois trabalham na SAP AG, como criadores de software de gestão...


Foram para esses empregos que se propuseram... fazem o que gostam e quando fazemos o que gostamos e o que nos da prazer é impossível chegar mais no topo.

Fernando Nogueira

Anónimo disse...

Para quem dizia que o Luiz Filipe seria o sucessor natural de Rui Vitória...estamos conversados

Anónimo disse...

Boa tarde
Eu por norma, dou o beneficio da duvida ás pessoas em quase tudo na vida.Antes demais, tenho admiração a dobrar quando algum nosso conterraneo consegue algum destaque.
Vamos apoiar o Evangelista, que até prova do contrario é tão bom como os outros,e lembrar que nem sempre a experiência ditas as suas leis. Para citar alguns exemplos,
quem era o Jaime Pacheco quando veio para o Vitoria e o Rui Vitoria que experiencia tinha,um ano de Paços Ferreira? além fronteiras há inumeros casos;Guardiola,Le Blanc etc. etc.
Agora Snr. Cirilo, havia qualquer coisa que o Snr. nas entre linhas ( quem segue este blog já concerteza se teria apercebido) já tinha dado a entender: O Evangelista por alguma coisa que lá saberá não goza da sua simpatia.Mas eu que vejo só de fora, até prova em contrário dou o meu apoio ao homem e espero no futuro bater-lhe muitas palmas!
Como diz o M. Machado não sigamos a máxima da má mãe e boa madrasta.

Cumprimentos
J.M.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Cada um acredita no que quer.
A promoção de Evangelista não é nenhuma sequência natural do projecto iniciado em 2012 porque esse projecto já foi tão deturpado que não tem muito a ver com o inicial.
É uma pena que outros clubes do nosso patamar e de patamares acima não partilhem do seu ponto de vista sobre a experiência do treinador, e a importância que ela tem para uma equipa, mas isso deve-se,certamente, a nunca terem pensado nisso.
Mas registo a inédita perspectiva de que um treinador mais experiente dá tantas garantias como um treinador sem experiência.
Quanto ao mérito e ao trabalho...depois falamos.
Caro Fernando Nogueira:
Ainda bem que os seus sobrinhos tiveram sorte. É o que se deseja a todos que trabalham de forma competente e honrada.
Caro Anónimo:
Poderia ser se o projecto desportivo tivesse tido o seu curso natural. Mas não teve. Mas uma coisa é certa: Pelo menos Luiz Felipe já tem as habilitações necessárias a treinar na 1ª liga. Não teria de compatibilizar treinos com aulas. Percebeu???

quem é o Julio? disse...

A única coisa que aqui foi premiada, foi a bela da cunha, caros vitorianos!
Quanto ao Luiz Filipe, foi "arrumado", na altura certa, para que este Evangelista, pudesse dar reentrada no clube que tinha meses antes colocado no banco do tribunal.

Anónimo disse...

A sua opinião é fundamentada. Mas, para já, tudo assenta em factos futuros; se vai ou não ter capacidade para treinar a equipa A. Creio que Luís Cirilo acha que Armando Evangelista foi escolhido apenas porque fica barato ao clube. Em termos financeiros encaixa bem no projecto. Desportivamente pode ser um desastre, como diz, mas também pode se um sucesso absoluto como foi 'Vilas-boas' no Porto... Há pormenores que o favorecem: conhece muito bem o plantel, alguns foram formados por ele, e deve ter vontade de mostrar serviço. O suspense faz parte do jogo...

Anónimo disse...

Caro Senhor Luís Cirilo,

Como o Senhor Luís Cirilo se lembra, eu era fã do Hernâni e acérrimo defensor de Rui Vitória. A minha alegria vitoriana agora está só a meio. Como o Hernâni voltou e como Rui Vitória nos trocou pelo nosso maior rival, a seguir ao Braga, FCP e SCP, nem sei o que dizer da sucessão de Armando Evangelista. Fui apanhado de surpresa com esta escolha, pois preferia, por exemplo, o regresso de Manuel Machado, ou as opções de Litos Vidigal ou Paulo Fonseca que agora se tornou rival a valer. Como as escolhas cá em Portugal são escassas, e como não se pode ter Pepe Guardiola, que nos assentava como uma luva, e já me contentaria com o desempregado Ancelotti (o que me faria ir ao Estádio em todos os jogos!), vamos dar uma oportunidade ao Armando Evangelista, pois se não fossem dadas oportunidades aos treinadores de 2ª linha, eles não teriam chances de chegar ao topo. Com mais ou menos mérito, ele mereceu.
A partir de agora, a mentalidade de Armando Evangelista terá de mudar. Ele tem de estar dispor a morrer pelo Vitória se quiser ser maior do que Rui Vitória foi. Enquanto no Vitória B, o objetivo era ganhar de vez em quando para manter a B na II Liga, agora o Vitória do Evangelista terá de ir a todos os jogos para ganhar tudo a eito, com Hernâni a comandar a nossa linha de ataque, enfim, concluir o que desejámos no início da época passada, ou seja, ganhar o Campeonato.
Porque se a ambição não for para ganhar o Campeonato, mais vale estar quieto.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

caro J.M.:
O experimentalismo no futebol costuma acabar mal.
E fazer opções com base em excepções que confirmaram a regra pode não ser o mais indicado para um clube como o nosso que não tem grande margem de erro em decisões tão importantes para o futuro próximo.
Não tenho rigorosamente nada de pessoal contra Armando Evangelista e espero que ninguém interprete estas opiniões como algo nesse sentido. É apenas a visão que tenho do que deve ser o Vitória neste e noutros capitulos.
Mas na segunda parte do artigo talvez perceba ainda melhor porque não concordo com esta opção.
Caro Quem é o Júlio:
escreverei alguma coisa sobre isso na segunda parte deste artigo.
Caro Anónimo:
Há suspenses que dispenso bem.
O de 2005/2006 por exemplo.
Perdi "anos " de vida em Paços de Ferreira e Barcelos por exemplo.
Caro Quim Rolhas:
Seja muito bem reaparecido.
Apenas faço um comentário ao seu bem disposto comentário.
O presidente da SAD disse ontem na apresentação de Evangelista que o objectivo é um "campeonato tranquilo" !!!
Que mais quer que lhe diga?

Anónimo disse...

Que experiência tem RV para uma liga dos campeões, que experiência tinha MS para uma liga dos campeões a época passada?
Que experiência tinha RV,PF quando foram para a mata real?

Você tem "experiência", mas como vê, é apenas mais um, e um entre muitos.

Não confunda experiência com competência!

Anónimo disse...

Dr. Cirilo, concordo com tudo o que explanou.
Mais acrescento que acredito no que se conta na Cidade: o Vitória está nas mãos de um tal Armando das Taipas. Pelo que dizem, o Presidente queria (e bem) o grande Cajuda, mas a vontade de "quem manda" era outra, o primo dele, esse tal Evangelista, que já foi para a equipa B de uma forma muito suspeita.
Quanto à escolha que nos calhou na rifa, nem comentários merece, visto não ter o básico para ser treinador desta equipa: o nível IV (já para não falarmos no que se diz por aí, que até colocou o Vitória em Tribunal, deve ser este o amor que tem ao Clube).
Tudo isto é uma tremenda falta de nível, ainda para mais, para quem prometeu profissionalismo em vez de amadorismo.
Abraço e ajude-nos a tirar esta gente de lá, já não aguentamos tanta vergonha.
Afonso Freitas.

Anónimo disse...

Caro Senhor Luís Cirilo,

Assim não pode ser. O Senhor Presidente da SAD está a precisar de frequentar uma acção de formação de gestão JOGAR PARA VENCER nas escolas do Barcelona ou do Bayern de Munique. O Vitória tem estabelecer um objetivo máximo, acima de tudo o que já foi proposto antes, para ter tranquilidade. Tem de pensar em grande. Já que faz maus negócios, pelo menos, tem de nos surpreender com bom futebol, grandes conquistas e boas surpresas.
É claro que se antes de começar a ambição é pequena, treinador maçarico, clube pequeno a contar tostões, enfim, o resultado ao fim da época não vai ser grande coisa, vai ser tranquilo, que é aquilo que eu não gosto nada.
Aguardemos para ver o tipo de futebol que vai sair desta nova atitude.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Se o Presidente...este ano...contrata-se um treinador experiente...seriamos...certamente Campeões...venceriamos a Taça de Portugal e...seríamos os sérios candidatos a vencer a Liga Europa! O "nosso" adorado Rui Vitória que adquiriu a experiência na barriga da mãe...vai treinar o Benfica! Certo? Sabem onde ele andava há 5/6 anos atrás? A experiência não se compra...adquiri-se! Agora pensem...

Anónimo disse...

Estou mesmo a ver que o VSC com um treinador experiente...este ano seria CAMPEÃO...e iria a final da Taça de Portugal...no mínimo, porque ganhar a Liga Europa já seria pedir de mais...
Todos adoram o Rui Vitória...sabem onde ele andava há meia dúzia de anos atrás? Sabem onde esta agora? De certeza que não comprou...nem importou experiência...certamente não nasceu "experiente"... foi aquirindo-a para chegar onde esta...agora pensem...

Zeca Estacionâncio disse...

Boa noite!
Independentemente de todo o ruído criado à volta deste assunto apenas quero referir que a falta de experiência nem sempre pode servir como argumento. Se nunca forem dadas oportunidades aos inexperientes nunca se tornarão experientes. Apenas cito alguns exemplos: o José Mourinho começou por um simples tradutor, houve quem acreditasse nele, o Vilas Boas era o 4º ou 5º adjunto do Mourinho, o Jesus nunca tinha treinado um clube grande quando foi para o Benfica e competições da UEFA népia, o Marco Silva muito jovem e quase a mesma coisa no Sporting, o Lopetegui treinava as seleções jovens, o Rui Vitória que experiência terá para treinar o Benfica com Liga dos Campeões pela frente!!! Quanto à qualificação do treinador, ele irá tê-la em tempo útil e tem sido muito elogiado pelos colegas de curso. Pior do que isso foi o Paulo Bento quando começou a treinar a equipa A do Sporting e não tinha qualificação, lembram-se?! Teve de colocar penso que o Carlos Pereira na ficha como treinador principal, isso sim é ridículo. O homem é da terra, é Vitoriano pelos vistos, vamos dar-lhe uma oportunidade e apoiar totalmente a equipa por forma a que as coisas corram pelo melhor. Saudações Vitorianas!

Anónimo disse...

Tendo em conta que "Luiz Filipe é o sucessor natural do Rui Vitória" a teoria do experimentalismo cai por terra. Ou não?
Ou só funciona com o AE?
Em relação ao curso, tenho para mim que ainda vai ser debatido num futuro post seu.

Anónimo disse...

Comparar a aposta em Armando a apostas em ex-jogadores com extensissima carreira internacional, como Guardiola e Blanc, para o cargo de treinadores é simplesmente patético. Na ausência de argumentos, recomenda-se algum recato e noção do ridiculo.

Cumprimentos,
JRV

FM disse...

Caro Luis,
Sou um adepto acérrimo da democracia e como tal espero poder dizer que temos todo o direito de concordar em discordar.
Aceito o seu pessimismo bem argumentado mas não posso acreditar que estes sejam os motivos centrais da sua impetuosa reprovação um técnico que tão bem conhece o clube, os seus associados e neste caso, muito em particular, o plantel que irá liderar na próxima época..
Aguardo com expectativa os próximos capítulos..
Abraço

Anónimo disse...

Projecto deturpado ? Josué, João Afonso, Luis Rocha, André André, Cafu, Bernard, Alex, Tomané, Ricardo Valente, Hernâni. Isto da época que terminou.
Bruno Gaspar, Bruno Alves, João Pedro, Denis, Vigário Alexandre Silva, Zitouni, Areias. Estes são os meninos que se seguem já está época e que se juntam aos de cima que ficam.
Acho que não preciso dizer mais nada... se isto não são frutos de um projecto, explique lá a sua teoria, está difícil de entender onde é que o projecto foi deturpado.

José Duarte disse...


Não vamos esperar que AE não tenha êxito, para depois exclamarmos: "Nós não dizíamos?!"
Considero boa a cautela assumida aqui, pelo amigo Cirilo e alguns comentadores; todavia, também devemos dar um voto de confiança ao AE, pois é bem verdade que os jovens treinadores precisam de experiência e de algum lado ela pode vir... e se vier de cima da nossa prateleira, melhor.
Confesso, as opiniões que me chegam de bastantes vitorianos são fracas. Mas, depois de engolirem a pílula - eu, inclusive - sobre a prestação de Rui Vitória na 2ª. volta deste campeonato e a dúvida sobre se atingiríamos a Liga Europa, a par de bastantes comentários desfavoráveis ao Presidente, sinto-me na "obrigação" de ficar calado. Até ver, não devemos contribuir para a inquietação, antes pelo contrário.

luis cirilo disse...

caro Anónimo:
Quando não se tem argumentos ataca-se o autor das ideias.
Anonimamente que dá sempre jeito.
Caro Afonso Freitas:
Os assuntos que levanta são muito interessantes.
E entroncam naquilo que é hoje a preocupação de muitos vitorianos sobre a realidade do clube e da SAD.
No segundo e ultimo artigo sobre a escolha de Evangelista talvez encontre mais algumas achegas para o que afirma.
Caro Quim Rolhas:
Tive oportunidade de escrever no meu facebook que a era dos "campeonatos tranquilos" acabou em Setembro de 1969 quando disputamos o nosso primeiro jogo europeu. A partir daí o patamar de ambição subiu e o Vitória tem de ser sempre candidato,pelo menos, a estar na Liga Europa.
Voltarmos a ser candidatos a "campeonatos tranquilos" é andar 50 anos para trás.
Caros Anónimos:
Quando não se tem argumentos disparata-se. E para responder a disparates não tenho tempo.
Caro Zeca Estacionâncio:
Quando para justificar AE se tem de citar Mourinho, Vilas Boas, Jorge Jesus ou Marco Silva algo não bate certo. Mourinho é de outro planeta e já me referia a ele em comentário anterior. Os outros antes de chegarem a clubes que disputam competições europeias e titulos já tinham TODOS experiência da 1ª Liga. Jorge Jesus até tinha mais de 20 anos na primeira divisão antes de chegar ao Benfica. AE não tem um minuto na 1ª liga ou na Liga Europa. Tem um ano e três meses de futebol profissional. Acha comparável?
Caro Anónimo:
Luiz Felipe podia ser o sucessor natural de Rui Vitória se as coisas tivessem corrido como deviam. Mas não correram. E não teria nenhum receio(se as coisas tivessem corrido como deviam) em apostar nele para treinar a equipa A. Porque para além de ter a habilitação necessária a isso considero-o um treinador à altura da nossa equipa A.
Caro JRV:
A aflição de criticar quem ousa discordar da SAD é tanta,para alguns, que nem percebem que ao citarem Mourinho,Guardiola, Blanc estão a colocar Evangelista numa posição ridicula comparando o incomparável.
Mas realmente a noção do ridículo anda muito por baixo.
Caro FM:
Não há nenhuma teoria da conspiração nem nenhuma antipatia pessoal contra Evangelista. As razões pelas quais não concordo com a aposta são exactamente as que referi e que representam um risco que não me parece sensato. A partir daí que tenha muita sorte. Naturalmente que no próximo artigo explicarei as razões pelas quais,do meu ponto de vista, a aposta foi esta e não outra. Mas as razões fundamentais da discordância estão expressas. As outras serão,quando muito,acessórias.
Caro Anónimo:
Vá consultar o plantel da época A e B da ultima temporada e veja quantos jogadores estrangeiros e quantos jogadores emprestados os integram. E aí perceberá o quanto o projecto inicial foi deturpado. De resto vir para aqui debitar nomes a eito não faz sentido nenhum. Porque incluir no mesmo lote jogadores que chegaram em Janeiro com outros que tem dez anos de casa é ridiculo.
Caro José Duarte:
Já anteriormente referi o risco de ter opinião. Umas vezes o tempo dá-nos razão e outras não. Mas se há coisa de que não prescindo é de opinar livremente sobre assuntos tão relevantes como o nosso clube. E acho que um bom debate de ideias, com argumentos fundamentados de ambos os lados, em nada prejudica o Vitória.Até porque no fim o que todos desejamos é que as coisas corram bem. Neste aspecto particular do AE desejo sinceramente não ter razão porque isso seria bom para o Vitória. E se não tiver cá estarei a assumir isso. Não sou daqueles que acham que tem sempre razão e nunca se enganam. Nem dos que pregam a tolerância com a divergência de opinião mas no fundo a detestam.

Anónimo disse...

Caro Senhor Luís Cirilo,

Desculpe-me voltar à baila, mas continuo preocupado com esta história.
Isto é do Amor ao Vitória é das poucas coisas que põe um fulano como eu às voltas toda a noite porque quando se pensa que já se disse tudo, lá vem mais alguma coisa entalada no meio de dois neurónios, depois de tudo o que já foi dito.
O Vitória está num momento delicado. Perdeu um treinador para outro clube poupar 3.050.000 euros e resolve tapar o buraco com uma alternativa ainda não consolidada e com a vantagem de ter um salário de II Liga. Pode ser que o Vitória tenha conseguido encontrar o coelho na cartola que outros antes tentaram e não encontraram. Nisso, o Vitória está de Parabéns, quanto a mim, até provar que tem razão. Olhe, vendo bem, Sr. Luís Cirilo, até se vê muitas parecenças deste caso com a sucessão de Guardiola no Barcelona. Andou-se, andou-se... e a tropeçaram em Luís Enrique e até podia ser outro qualquer. Qualquer um podia comandar o Barcelona, desde que soubesse pôr as mãos nos bolsos. Com sorte e tanta poupança ainda se descobre que o Senhor Roupeiro do Vitória é dotado de capacidades de treinador e até poderíamos surpreender meio-mundo com métodos de inovadores de formação sem o próprio visado o saber...
Pelo sim, pelo não, é aqui onde quero chegar!, sugere-se ao Vitória que vá procurando substitutos para o caso da experiência com Evangelista não correr conforme esperado. Se chegar a meados de Novembro e o Vitória estiver abaixo do 11º, nessa altura estará na hora de mexer para evitar precalços. Mas claro, se ele tiver a sorte de Luís Enrique, bem pode meter as mãos nos bolsos e enfrentar a época com tranquilidade, que é coisa que não existe neste Clube.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Dr. Cirilo, não se trata de debitar nomes. Trata-se de explicar que arriscamo-nos a ter 15 (!) jogadores da formação/jovens portugueses no plantel da próxima época.
Não era este o projecto ?
Melhor do que isto só construir um plantel à imagem do Athletic Bilbao - só vimaranenses.
Vai-me desculpar, mas a falta de argumentos está do seu lado...

Anónimo disse...

É disto que eu gosto e porque amo este clube.

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas.
Deixe-me responder á sua apreciada ironia com uma pequena ironia.
Evangelista até pode treinar de mãos nos bolsos mas para isso dá jeito ter um Messi, um Iniesta, um Neymar, etc. Porque com esses até nós (eu e o meu amigo) treinavamos o Vitória.
Ora desconfio que a realidade não será bem essa pelo que num clube como o nosso o treinador tem um papel especialmente importante a exemplo do sucedido com Rui Vitória.
E nas farmácias que conheço nenhuma vende experiência em cápsulas ou xaropes.
Caro Anónimo:
Alguns dos jogadores que cita não tem nada a ver com a nossa formação.
Denis, João Afonso, Valente,Bruno Gaspar, Zitouni,André André,Alex, Hernâni vieram de outros lados. Embora correspondam (excepto Zitouni) ao objectivo de apostar em futebolistas portugueses. Mas a questão em que fundamento,com argumentos, a deturpação do projecto tem a ver com a quantidade de futebolistas estrangeiros contratados,nomeadamente para equipa B,que não para de crescer.
Faça as contas comparando o grupo (AeB) de 2012/2013 com o de 2014/2015 e depois diga a que conclusão chegou

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Acho que o mor que todos temos a este clube passava bem sem sobressaltos como o desta escolha. Mas manda quem pode

Anónimo disse...

Sobressaltos? Mas onde é que este treinador/equipa falharam?

A época inicia-se em que dia? Já começou e ainda não dei por isso.

Sofrer por antecedência nunca foi bom. Tenha calma aproveite e verão.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O português tem as suas dificuldades mas não tão grandes que não dê para perceber o que escrevi.
E o que escrevi é que esta escolha causa um sobressalto em quem com ela não concorda.
Para aqueles para quem está tudo bem, desde que venha da SAD, então que aproveitem a sua recomendação e gozem o Verão enquanto podem porque ele pode ser curto.

Anónimo disse...

Não sei se sabe, mas todas as estações do ano tem o seu período, por isso não será curto nem longo.

luis cirilo disse...

caro Anónimo:
A sério? Quem diria...