quinta-feira, fevereiro 26, 2015

As Escolhas

Foto: DN
Notícia hoje o Diário de Noticias que PSD e CDS terão iniciado a negociação dos nomes que vão integrar as listas de candidatos a deputados nas próximas eleições legislativas.
O que significa, desde logo, que irão coligados ao acto eleitoral!
É uma boa  e uma má noticia em simultâneo.
Boa porque significa haver finalmente uma decisão quanto ao assunto sendo claro que a ida ás urnas em coligação potencia os resultados eleitorais face ás especificidades do método de Hondt e ao acréscimo de confiança dos eleitores face a um entendimento entre os dois partidos do governo.
Má porque começar a negociação pela "mercearia" transmite sinais errados ao país para além de inevitavelmente introduzir no processo, logo no seu inicio, factores de crispação (veja-se o que se passa em Santarém) que poderão complicar outros aspectos do acordo.
É certo que as "Jornadas pelo Crescimento", que se vem desenrolando em todos os distritos do continente por iniciativa conjunta dos dois partidos, são um sinal positivo que se transmite do acordo e da vontade em prolongar a coligação para lá das eleições legislativas.
Mas isso devia conduzir a uma comunicação formal dos dois partidos sobre a renovação do acordo, negociação das bases programáticas e do futuro programa de governo, deixando as escolhas de nomes para uma fase posterior.
Sendo certo que as listas de candidatos(e os respectivos cabeças de lista !!!) serão peça muito importante no resultado eleitoral face à forma como os eleitores vão olhar, com um rigor critico cada vez maior, para os nomes que lhes vão ser propostos.
Nos quais não deverão constar fenómenos de "paraquedismo", deputados "invisíveis" ou cedências inter partidos que desmobilizem as bases do maior partido e empurrem indecisos para a abstenção ou votos de protesto em fenómenos de ocasião como o partido de Marinho Pinto.
Todos sabemos que é um processo delicado que obrigará a cedências de parte a parte de molde a que ambos os partidos encontrem mais sinais de satisfação do que de descontentamento no resultado final das negociações.
Mas tendo sempre em vista que o mais importante,e aquilo que realmente interessa, é vencer as eleições.
Depois Falamos.

P.S Parece nada ter a ver com o atrás escrito mas tem.
A auditoria à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa mandada efectuar pelo ministro (do CDS) Mota Soares foi um péssimo sinal.
Que o PSD não deverá esquecer nos próximos meses.
Porque em politica não há coincidências!

2 comentários:

cards disse...

caro Luis Cirilo, Cada vez mais me convenço que O PS vai perder as legislativas e o Passos será novamewnte PM pena que ele não dê um pontapé no portas.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Penso que isso poderá ser uma realidade se não forem cometidos erros graves daqui até Outubro.
O flop António Costa, agora que teve de sair da zona de conforto onde sempre viveu, é cada vez mais evidente