quarta-feira, janeiro 28, 2015

Os Equipamentos

Eu sei que sou suspeito mas o equipamento do Vitória é muito bonito!
Camisola branca, calções pretos,meias brancas ou brancas e pretas (como esta época)são o uniforme clássico do clube e aquele que durante décadas foi sistematicamente usado como primeiro equipamento.
Algures no início dos anos 70 optou-se pelo equipamento todo branco, que também é bonito, mas aquele que melhor identifica o clube com a sua História é indubitavelmente o da camisola branca com o calção preto.
Depois há os alternativos.
Durante muitos anos apenas um, o da camisola e calção preto (embora esporadicamente tivesse sido usada uma versão de camisola preta com calção branco)e nos últimos vinte anos passou a existir um terceiro equipamento de cores diversas e desenhos variados.
Devo dizer que alguns desses terceiros equipamentos foram dos mais bonitos que o clube teve.
Embora nem sempre, como esta época por exemplo, tenha tido terceiro equipamento.
Vem isto a propósito de a Liga, na sua "fúria" regulamentar (preocupassem-se eles com outras coisas bem mais importantes...), ter chamado a ela de há vários anos a esta parte a decisão sobre que equipamentos os clubes vestem quando jogam na qualidade de visitantes!
Sem que se saiba porque razão num jogo fora usa o tradicional e noutro o alternativo ficando isso a critério de quem na Liga faz as escolhas.
É absurdo mas é assim.
E por isso vemos o Vitória este ano, como em anos anteriores, jogar tantas vezes com camisola preta quando a nossa camisola é antes de tudo e antes do mais branca.
Sem por em causa o equipamento preto( e o desta época até é bonito) a verdade é que estou farto de ver o Vitória jogar com ele sem necessidade nenhuma face a adversários cujas camisolas são de cor bem distinta da nossa.
Como por exemplo aconteceu nas deslocações à Luz e a Braga precisamente dois jogos em que o uso da camisola branca se impõe.
Por uma questão de identidade, de orgulho e de assumpção dos nossos valores mais intrínsecos.
E , lá está, perante dois adversários que jogam de camisola vermelha e calção branco o nosso equipamento tradicional faz uma diferença total que dispensa bem o preto.
Claro que isto não se passa só connosco.
Bastará ver o número de vezes com que o Benfica joga com o equipamento cor de rato, o Sporting vestido à Paços de Ferreira ou o Porto com o equipamento "tunning" ou de cor de rosa para citar apenas três exemplos.
Mas esse é problema deles e se não se importam não será seguramente os vitorianos que se vão importar por eles.
Acho é que os clubes deviam acabar com essa disposição regulamentar da Liga e voltarem a ser os próprios a decidirem com que equipamento actuam em cada jogo.
Até porque hoje em volta dos equipamentos se constrói o marketing e o merchandising e aí cada clube saberá o que melhor lhe convém em cada jogo.
Depois Falamos.

P.S Claro que se a um clube não agradar , num determinado jogo, usar um equipamento alternativo pode solicitar à Liga a utilização do equipamento tradicional.
Mas pedir para usar o que é nosso, e da nossa escolha deve depender, é ridículo.

8 comentários:

luso disse...

a análise dos equipamentos é vista peça a peça.
(camisola, calções e meias)
Se o Benfica joga com o Belenenses, acham que o facto de terem ambos calções brancos pode dar origem a confusões.
O Vitória joga com o Braga, é a mesma coisa: camisola do braga tem mangas brancas e a nossa também, logo dá (dá?) confusão.

Acho que o artista que faz este trabalho é que tem uma grande confusão na cabeça.
Ou então sabe que isto de variar equipamentos é bom para vender

Mike_the_Bike disse...

Acho que na preparação de cada jogo, os dois clubes deviam-se entender em relação ao equipamento a usar.
Eu não fazia ideia de como é que era feita essa escolha, e questionei-me, recentemente, no jogo do Vitória com o Nacional, como é que foi possível alguém ter dado aprovação às escolhas dos equipamentos. Nós jogámos com o 1º equipamento, branco e preto, e o Nacional jogou de preto e branco. Vi o jogo pela TV e estava confuso.
Lembro-me de há uns anos, num Vitória-Sporting, os de Lisboa terem trocado de equipamento ao intervalo, pois apesar de serem listados a verde e branco, confundiam-se com os dos que tinham o Rei ao peito.
São pormenores que, na competição rainha do futebol nacional, estão no limite do amadorismo.

Miguel

luis cirilo disse...

Caro luso:
O problema está no princípio que permite uma decisão de um qualquer burocrata sobre um assunto que devia ser dos clubes. A partir daí é uma questão de gostos.
Caro Miguel:
É verdade o que diz. E esse jogo com o Nacional foi o que me deu a ideia inicial para este post. Que só agora escrevi mas que continua actual. Eu não me importo de ver o Vitória jogar com o segundo ou terceiro(quando há) equipamento. Mas por decisão nossa e não do burocrata ligueiro. E há jogos, contra o Braga por exemplo, em que a unica camisola admissível é a branca.

luso disse...

o jogo com o Nacional é a prova da confusão na cabeça do administrativo que trata disto
Como, vistos isoladamente, as camisolas, as meias e os calções, têm cores contrárias ou quase, partiu do princípio que não dava confusão.
Erro dele

Anónimo disse...

Eu acho que o clube que joga em casa deve sempre jogar com o equipamento principal. Acho que em vários campeonatos é assim. Nos Estados Unidos ao alternativo até chamam 'away shirts' o que simplifica o processo...

Anónimo disse...

E eu a pensar que ia ter aqui um Post sobre a deprimente participação do Vitória na taça da liga... e não, fala-se de equipamentos...

luis cirilo disse...

caro luso:
É um exemplo dos mais evidentes. Mas há outros.
Caro Anónimo:
E é assim. Em casa joga-se com o principal salvo pedido em contrário. Fora é que se depende da escolha do Liga.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Os equipamentos também são uma questão com importância. Quanto à participação na taça da Liga foi fraca. Muito fraca mesmo