sexta-feira, junho 29, 2012

Excelente Passo

A AG da LPFP tomou ontem uma excelente decisão que em muito vai contribuir para a verdade desportiva dos campeonatos.
Proibiu o empréstimo de jogadores entre clubes do mesmo escalão.
Medida que há muito se impunha mas só agora ,com Mário Figueiredo na liderança, houve coragem para tomar.
É uma medida que defende desde logo os jogadores, defende os clubes e assegura que a verdade desportiva dos jogos e dos próprios campeonatos não será perturbada por impedimentos de ultima hora ou exibições de bitola vem abaixo do que é habitual nalguns jogadores que quando jogavam contra o clube "mãe" parece que se inibiam...
Bastará atentar no lamentável "episódio Urreta" antes do ultimo Vitória-Benfica para perceber na plenitude aquilo de que se fala.
Por essa razão, e também por convicção assumida, a actual direcção do Vitória afirmou desde sempre que não estava interessada em empréstimos de jogadores oriundos de outros clubes nacionais.
Até porque com a criação das equipas B os clubes passam a ter espaço para colocar os seus jovens jogadores e dar-lhes rodagem competitiva num campeonato profissional e altamente exigente sem necessidade de os andarem a emprestar a outros clubes.
Sauda-se pois este passo importante.
Que se espera venha a ser percursor de outros.
Como a negociação centralizada na Liga dos direitos televisivos e o fim do sorteio dos campeonatos condicionado aos interesses de Porto, Benfica e Sporting.
É tempo de acabar com o feudalismo no futebol português.
De uma vez por todas.
Depois Falamos

10 comentários:

Pedro disse...

Parece-me uma medida sensata e que vai contra, fundamentalmente, os desejos de Benfica e Porto. O que é bom, pois normalmente o que costuma ser bom para estes dois é muito mau para o futebol.

Anónimo disse...

esta decisão ainda vai afundar os clubes que têm dificuldades económicas.
o SLB emprestava jogadores ao Vitoria e ainda lhes pagava o salário, assim o Vitoria tem de comprar o jogador e pagar as respectivas despesas.

Anónimo disse...

Alguma coisa está a mudar, para melhor...
Agora só falta regular os empresários, para evitar que tipos como o Jorge Mendes esteja a criar autênticas placas giratórias de jogadores e a manter plantéis como é o caso do SC Braga e o mais gritante caso do Rio Ave.
Espero nunca ver o Vitória como uma dessas placas giratórias. É uma das razões pelas quais SAD's longe com elas. Essa gente nem sabe quem foi D. Afonso Henriques.

luis cirilo disse...

Carpo Pedro:
De acordo. Aliás é sintomático que slb e fcp tenham votado contra. lá se vai uma das formas de controlarem os outros clubes.
Caro Anónimo:
O SLB pagava o que? Era bom era.
Os clubes tem de viver dentro das suas realidades. Não tem condições para competições profissionais vão para as amadoras.
Caro Anónimo:
Esse é um problema que preocupa a própria FIFA.
Mas de resolução dificilima.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Parece-me bem. O que está mal, como de costume, é haver clubes e jogadores que já planificaram a época com alguns jogadores emprestado e agora ficam "pendurados". É o habitual desrespeito a que se assiste em Portugal.

Quanto aos direitos televisivos centralizados, parece-me uma péssima ideia.

Ricardo Gomes disse...

Caro Cirilo,

Aqui estou em novamente, após vários meses de ausência sem comentar...apesar de continuar um leitor assíduo do seu blog, mesmo sabendo todas as diferenças e divergências que existem entre nós.

Penso que no passado já chegamos a discutir a questão do sorteio condicionado do campeonato nacional. Como adepto do scbraga, sinto-me altamente prejudicado por mais uma lei que só volta a beneficiar os 3 metralhas.

O facto de estes 3 não poderem jogar entre si nas 5 primeiros jornadas, só os beneficia uma vez que reduz a possibilidade de terem um péssimo inicio de campeonato, tal como, aconteceu com o VSC o ano passado onde nas primeiras 5 jornadas teve 5 dificilimos jogos.

O facto de nas primeiras 5 jornadas, não poder haver por exemplo, um Scbraga Vs Vsc, é mais uma vez ridiculo. Mas todos nós sabemos por que tal acontece. Assim, a Sportv lá consegue ter os melhores jogos em pleno Inverno, às horas que bem lhe apetece....e naturalmente.

Está na hora de dizer basta! Como membro da direcção do vsc, certamente terá algumas respostas que até então não consegui encontrar:

- Quem aprovou a possibilidade de haver sorteio condicionado? Houve votação sequer?

- Porque razão os 3 metralhas não se podem defrontar entre si, nas 5 primeiras jornadas? E um ScBraga ou um VSC, podem levar com eles os 3 nas primeiras 5?

- Quem está por detrás disto? A sporttv?

Cumprimentos,
Ricardo Gomes

Anónimo disse...

Mário Figueiredo anda, sem dúvida, a afrontar o velho poder do futebol.
Já o tinha feito com a proposta de alargamento e agora com esta dos empréstimos.
Por isso mesmo não sei o tempo que aguentará no cargo.

Se mexer no assunto dos direitos televisivos, aí acho que pode provocar um verdadeiro terramoto, de efeitos imprevisíveis.

Já Joaquim Evangelista disse que MF será um presidente efémero da Liga.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Que se desenrasquem.
No fim será melhor para eles.
Quanto aos direitos televisivos é a unica forma de encontrar alguma justiça distributiva.
Caro Ricardo:
Não sei quem (Clubes)aprovou essa aberração do sorteio condicionado.
Sei é que defende três e prejudica todos os outros. Claro que se os clubes quiserem isso é fáciul de resolver.
Se quiserem...
Caro Anónimo:
Acho que Mário Figueiredo está no caminho correcto. Claro que os lobis instalados vão tentar obstaculizar. Espero que não consigam

Zelig disse...

Caro Luis Cirilo,

Começo por esclarecer que não sou do Vitória, embora tenha um enorme respeito pelos seus adeptos, mas só frequento o Afonso Henriques quando lá joga o Sporting.

Neste caso dos empréstimos os louros têm de ser dados a quem os merece e o Presidente da Liga decididamente não os merece, basta ver as declarações dele acerca da decisão, embora contrariado nada pode fazer pois foi aprovado, e bem, pela maioria dos clubes.

Cumprimentos,

Ze

luis cirilo disse...

Caro Zelig:
Não vi essas declarações. Ma so que realmente importa é que a alteração foi aprovada