segunda-feira, outubro 24, 2011

Olhar...Olhão!

Olhar Olhão.
E perceber que caminhamos perigosamente para uma situação de completa instabilidade competitiva que se assemelha cada vez mais á época "maldita" de 2005/2006.
Porque a exemplo de então não se pode dizer que tenhamos má equipa.
Não temos certamente a equipa com que sonhamos ,e que nos permitiria andar no topo da classificação ,mas também não temos uma equipa cujo valor justifique esta preocupante "lanterna vermelha" do campeonato.
É certo que o plantel tem lacunas por um lado e excedentários por outro.
É evidente que em Janeiro vamos ter de ir ao mercado para,pela certa, contratarmos dois ou três jogadores que sejam titulares indiscutiveis e dêem o suplemento qualitativo necessário.
Todos sabemos que jogadores nucleares chegaram tarde e um deles(Pedro Mendes)esteve quase dois meses lesionado.
Outros nem se estrearam como Urreta.
Outros ainda,Saucedo e Defendi á cabeça,são mistérios ainda por explicar.
Mas a explicação deste lugar horroroso que ocupamos tem de se ir buscar a outro lado.
A uma má pré temporada?
Talvez.
À forma displicente como o Vitória e mais doze clubes aceitam o sorteio do campeonato condicionado aos interesses dos três da "vida airada"?
Sem qualquer duvida.
Bastará atentar no nosso calendário.
A eventuais divisões no balneário?
Isso não sei.
Sei é que como em 2005/2006 tudo que pode correr mal...corre mal!
São os muitos golos falhados, os golos sofridos, o domínio de jogo que não dá frutos, as substituições que não resolvem problemas e ainda os agravam, o treinador em constantes mutações na equipa na expectativa de um acerto que demora.
E a qualidade do futebol quase sempre aquém do desejável.
Continuo a acreditar que o núcleo duro do plantel tem qualidade e que com dois ou três reforços poderá levar o clube para os lugares cimeiros.
Continuo a acreditar em Rui Vitória.
Que não escolheu o plantel, não fez a pré temporada com a equipa, foi apanhado no meio de uma crise que já existia.
C0m um calendário que não devia existir!
Mas o Vitória está a precisar de um "choque psicológico".
Que devolva os adeptos ás bancadas.
Que una a família vitoriana.
Que acabe com este estado de aflição em que todos vivemos jogo após jogo.
Que dê à equipa a tranquilidade necessária a poder explanar todo o futebol que está ao seu alcance.
Que faça novamente do estádio D.Afonso Henriques um palco temido por todos os nossos adversários.
Cabe a cada adepto interiorizar a necessidade desse "choque psicológico".
E à direcção a responsabilidade de interpretar essa necessidade e agir em função disso.
Depois Falamos

32 comentários:

Sérgio Ferreira disse...

O que mais me preocupa são as lesões musculares. Defendi, Maralhão, Paulo Sérgio, Urreta, João Alves e Pedro Mendes. Isto não é normal... Olhemos para a concorrência directa!

Há que mudar urgentemente de personagens, dar lugar a gente mais ambiciosa e capaz. Gente que ame verdadeiramente o Vitória e queira fazer do Clube um Clube melhor, mais capaz e...Campeão.

Sérgio Ferreira disse...

O que mais me preocupa são as lesões musculares. Defendi, Maralhão, Paulo Sérgio, Urreta, João Alves e Pedro Mendes. Isto não é normal... Olhemos para a concorrência directa!

Há que mudar urgentemente de personagens, dar lugar a gente mais ambiciosa e capaz. Gente que ame verdadeiramente o Vitória e queira fazer do Clube um Clube melhor, mais capaz e...Campeão.

Amadeu disse...

Mas qual direcção?
A sem rumo?
Sem gestão desportiva, económica e financeira?

A acção da direcção, se fosse digna seria a demissão.
Precisamos de RENASCER!

Caso se neguem a assumir o "não saber fazer", só os sócios podem criar esse "choque psicológico".

Esperava, nesta altura, mais acção da sua parte, Sr. Cirilo, aguardo por 6ª feira.

José Duarte disse...

Respeito o texto: é pacífico. Inspira-me a calma. Mas, eu tinha a ponta de Olhão como o início da recuperação do nosso Vitória; perdemos, aproxima-se a procela, o senhor Cirilo recolhe as velas do nosso barco, apela à calma, e faz bem. Por quê?

Começando por cima: porque EMS não abandona, temos que apoiar a sua legislatura e o relatório e contas deste ano. Ninguém vê melhor do que o pior. A arca do tesouro continua no porão do navio, e assaltar neste momento significa ir parar ao fundo do mar. Espero que os sócios percebam isto - também não gosto nada do nosso timoneiro - o que não devemos é esgotar no dia da assembleia as parcas rações que ainda podem durar até ao fim do mandato. É um caso de pura racionalidade. O Dia do Juízo tem hora para chegar, e esta não é seguramente a hora certa.

Continuando: os jogadores do nosso Vitória não são tão maus como isso. Ainda não apareceu - após as incompetências do gajeiro MM - um mestre para eles, por isso é que deixo a análise a Rui Vitória para o fim quando pela ordem natural das coisas devesse segui-lo logo a EMS. Conforme os adeptos escutados através dos blogues, é com o plantel que temos que podemos contar e não são chamados para aqui os "deficientes", pois sem as velas a todo o pano apenas aos remos cada um destes jogadores (notívagos, aleijados, sei lá que mais...) vão dar tudo quanto ainda têm de prestável para ultrapassarmos as ondas alterosas que nos assolam. E é já domingo próximo, contra a vaga caxineira; atenção, o Rio Ave não é nada simpático neste curso de águas invertido! Todos ao Estádio, todos a bordo pois, por incrível que pareça, o nosso pesado barco com os vitorianos das horas más em cima a aspirar os ventos contrários darão asas necessárias ao Vitória para flutuar. Alguém tem dúvidas? Se tem, não apareça.

Por fim, a equipa técnica: Rui Vitória - até pelas última entrevista de MM à rádio - não mudou rigorosamente nada, em relação àquilo que vinha sendo feito pelo "lipoaspirado"!!! O novo homem sem novas ideias corre o risco de ser lançado ao mar... a menos que tome medidas. Não é vergonha nenhuma alterar comportamentos para melhorar a sua prestação à frente da embarcação; se ele é o treinador Vitória, fique lá o Rui em casa. Logo, domingo tem de vencer, custe o que custar. Recuperará o crédito ou terá de ir embora.

Viva o Vitória.

Anónimo disse...

Está boa, essa do choque psicológico.

Não vejo é a saída implícita nas suas palavras.

Ou existe?

Afonso disse...

Sabendo que o Sr. Cirilo tem fugido de questões mais pertinentes, coloco aqui a questão de outra maneira:
Se a direcção presidida por EMS estivesse na vida politica e fosse do PS, teria capacidade de continuar a governar?

Rita Oliveira disse...

o que é esse choque psicológico?
gosto do termo (parece chicotada psicológica a outro nível)mas não sei o exacto significado.

Rui Rodrigues disse...

é verdade que não tivemos sorte nenhuma. mas também cometemos erros demasiados.aqueles centrais não dão segurança nenhuma e tirar o pedro mendes foi asneira completa.bem como deixar o edgar no banco. ele a marcar golos e o treinador a tirá-lo da equipa.
meter o joao alves então parecia mesmo gozo

Gabriela Gomes disse...

eu por mais que olhe não vejo é uma direcção á altura do que merecemos.
é tempo de os vitorianos tomarem conta do clube e darem a volta a esta triste situação.
deve ser esse o "choque" psicológico de que o Luis fala.
por mim o Luis era presidente do Vitória já amanhã.

luis cirilo disse...

Caro Sérgio:
Realmente temos lesões em número intrigante. E recaidas como Maranhão e João Alves.
Quanto ao resto...os sócios decidirão.
Cara Amadeu:
Eu sou apenas mais um sócio.
Escrevo as minhas opiniões e assumo o que digo. Como farei na sexta feira certamente.
Caro José Duarte:
O tempo que vivemos apela a duas coisas.
Serenidade por um lado e acção por outro.
Caro Anónimo:
Num clube como o nosso existem sempre soluções.
O filme de 2005/2006 ainda está demasiado vivo para o podermos esquecer.
E para mim o clube está acima de todos os interesses pessoais.
Caro Afonso:
Achei pida à forma hábil cmo colocou a questão.
A que vou responder.
Se a direcção estivesse na vida politica e fosse do PS,PSD ou qualquer outro partido para continuar a governar far-lhe ia bem apresentar uma moção de confiança.
Face ás contas divulgadas como é evidente.
De resto eu não fujo ás questões,caro Afonso,apenas tenho a noção de que nem tudo se pode dizer nas redes sociais.
Se quisesse fugir não escrevia nada.
Cara Rita:
Brevemente saberá.
Caro Rui:
Também não percebi a saida do Pedro Mendes.Quanto ao João ALves nem entrou mal e até podia ter marcado naquele livre.
O Edgar...também não entendi.
Cara Gabriela:
O futuro a Deus...( e aos sócios do Vitória)pertence

Afonso disse...

Caro Luis Cirilo, aguardo com expectativa as suas intervenções na proxima AG.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo,

Apenas para dar nota que discordo em absoluto quando diz que este plantel é melhor do que no ano em que descemos.

Este plantel é completamente desequilibrado nos três sectores, falta sobretudo qualidade e quando comparamos com o plantel que nos fez descer, não podemos apontar o dedo à falta de qualidade, mas sim a outros factores que ainda hoje não percebi nem acho que ninguém percebeu.

A juntar a isso são já demasiadas lesões que fazem pensar que o departamento médico pode precisar de ajustes.

Enfim quando não se ganha esta tudo mal, é uma verdade, mas por muito que esta equipa dê a volta e começe a ganhar, as coisas não estão bem, e não estão bem de dentro para fora e de fora para dentro.

Há que mudar.

Força Vitória

luis cirilo disse...

Caro Afonso:
Espero não o desiludir.

Helder Pinto disse...

Caro Cirilo,
Por onde vou andando, lendo e ouvindo, infelizmente ainda se consegue encontrar gente capaz de desculpar e que ainda dá crédito a esta direcção.
A interiorização de que fala cabe apenas aos que nada pedem, aos que nada querem do VSC. Cabe apenas a quem segue atentamente a realidade do nosso clube e que com ele vai vivendo manhãs, tardes ou noites de deleite. Cabe àqueles que nada exigem, além de respeito e dignidade por quem nos representa.

Espero que sejamos uma maioria na sexta-feira.

Relativamente à interpretação que a actual direcção pode dar a esse "choque", causa-me alguma amofinação, pois vejo-me descrente da idoneidade dessas pessoas, apelidando-as como de má índole e nocivas para o nosso clube. Se tivessem carácter, certamente que com o relatório viria uma carta de demissão.

Aguardemos pacientemente!

Sonho Vitoriano!!! disse...

O problema do Vitória têm-se agravado de uma forma extremamente preocupante. Os resultados cada vez são piores, as modalidades amadoras parecem também já estar afectadas e mergulhadas numa crise de resultados e agora para piorar tudo isto vamos votar na próxima sexta-feira um relatório e contas absolutamente preocupante. Concordo por isso que a única solução viável passa por um "choque psicológico". Mas a única forma de isso acontecer e de o Vitória restaurar toda a sua credibilidade é com a saída de Emilio Macedo. Não acredito que esta direcção tenha condições para continuar e acho mesmo que o tempo que ainda por lá estiverem apenas vai piorar a situação.

Ricardo Campos disse...

por muito que custe aos adeptos vitorianos, o vitoria não tem equipa,não tem plantel.
as compras foram feitas ás 3 pancadas.
peçam ao vosso dono que vos empreste o capdvila.

luis cirilo disse...

Caro Hélder:
Estamos a chegar ao tempo de cada um assumir as suas responsabilidades.
Dirigentes e associados.
E é tempo,cada vez mais tempo, de a Razão se sobrepor a tudo o resto.
Caro Sonho Vitoriano:
Creio que a crise do Vitória é mais estrutural do que financeira ou desportiva.
Sendo que estas já são bem graves.
Somos hoje um clube "desanimado".
Pouca gente no estádio(para os nossos hábitos bem entendido),pouca gente no pavilhão, pouca gente nos jogos fora.
Falta entusiasmo e motivação e sobra descrença e desânimo.
Por muito que nos custe,mesmo aqueles que nunca desanimam nem recusam apoio ao clube,há um afastamento entre adeptos e Vitória.
Não um afastamento afectivo mas um afastamento presencial.
É esse estado de alma que está a precisar de ser combatido.
Através do tal "choque psicológico" que revitalize os ânimos.
Caro Ricardo:
Sempre inovador nos comentários!
Mesmo em crise,inegável, o seu FCP para nos ganhar viu-se e desejou-se.
Mas também,em boa verdade, este FCP é bem pior que o do ano passado

luis cirilo disse...

Caro Vitorianismo:
As razões que nos fizeram descer em 2005/2006 são também para mim dificeis de perceber.
O plantel tinha qualidade mas os treinadores terão sido o calcanhar de aquiles.
A contratação de jaime pacheco foi um disparate e a de vitor pontes outro que tal.
Depois tivemos uma série de azares,dificeis de repetir,que acabaram por nos sentenciar.
Este ano acho que temos um plantel interessante mas com duas lacunas.
Um central de categoria e outro ponta de lança que ofereça soluções diferentes de edgar e soudani.
Claro que também vai sendo tempo de pensar num lateral direito...
Uma coisa é certa: ainda não conseguimos fazer dois jogos seguidos com uma equipa constituida pelos melhores valores.
Creio que com o regresso de pedro mendes a equipa vai melhorar bastante. urreta dará qualidade ofensiva sem sombra de duvidas.
Por isso estou preocupado mas não pessimista.
Quanto ás lesões musculares acho que há qualquer coisa que não bate certo.
O quê?
Não me pronuncio porque não faço ideia.

Ricardo Campos disse...

Caro Sr Luis Cirilo

eu venho aqui comentar o Vitoria e você só me fala do FCP??? mas que raio, custa-lhe em falar do Vitoria?
tem algum receio em admitir q a equipa é fraca e pouco competitiva?

Ricoca disse...

Caro Luis Cirilo:
Acho que a equipa já está completamente instavel psicológicamente.
E tambem lhe digo que, na minha opiniao esta equipa está ao nivel da de 2005/2006.
O que vale é que vamos sempre acalentando a esperança que será a partir do proximo jogo a recuperaçao.
Já o calendario poderá ser uma atenuante e nao uma desculpa, até porque a exemplo, o Setubal,Feirense,Gil Vicente, já jogaram com,pelo menos 4 dos 5 primeiros classificados.
O Rui Vitoria,sendo um profissional quando veio sabia para o que vinha ou nao?
Agora só resta mesmo lutar pela manutençao.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Você,na realidade,gosta é de falar do benfica.
O Vitória é só pretexto.
Quanto ao FCP compreendo o seu incómodo.
De facto estão piorzinhos.
Mas tambem substituir o vilas boas pelo vitor pereira não lembrava ao diabo. foi lembrar ao "Papa".
Santa inocência.
Caro Ricoca:
Para já sair destes lugares. Depois se verá até onde podemos ir.Quanto ao RV é verdade que sabia para onde vinha. Não saberia é que tinha tantos jogadores presos por arames como se costuma dizer.

Ricardo Campos disse...

enfim, o Vitoria vai em ultimo a caminho da orangina e o FCP é q está piorzinho... seja, eu faço-lhe a vontade.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Depois Falamos...

Ricoca disse...

Caro Ricardo Campos:
O Vitoria até poderia ir para a 2ª liga (o que nao acredito), mas pelo menos nao paga ferias a arbitros no Brasil.

José Ferreira Alves disse...

Pois é, diria que a coisa está preta. O meu avô, chefe do Arquivo de Identificação de Guimarães, quando questionado pelos utentes, com muita paciência lhes ia explicando o que fazer e como o fazer, e no final, com toda a prestabilidade rematava "entende o Sr. agora, entende?" de tal modo que a nossa família ficou com o cognome dos do "Entende". Este intróito para dizer que tenho ouvido com inusitada paciência as justificações do Presidente, do treinador, dos jogadores e ainda não consegui ENTENDER como se chega a este estado. Parece-me que culpa nem é dos jogadores, mas de quem os recrutou, pois como diz o aforismo popular "quem não sabe ... a mais não é obrigado" Mas questiono-me como foi possível aceitar um P Mendes, que trocou o Vitória pelo SCP? Como se recruta um B Teles, cujos disparates são a sua normalidade? Como se contrata um Barrientos que não é mais do que um Barrete? Como se mantém um Alex, um Edgar que se esforça mas é de 2ª categoria, e mesmo um cansado Assis? A não ser que objectivo seja o Vitória ser campeão, será este o objectivo secreto do Presidente? Vitória campeão! Faltou esclarecer que se referia à 2ª Liga, pois o sujeito é desse nível!

luis cirilo disse...

Caro Ricoca:
Isso não de certeza.
Caro José Ferreira Alves:
Partilho de algumas das suas opiniões e discordo de outras.
Vamos a essas:
Acho que o Pedro Mendes é um jogador muito util ao Vitória que ainda não atingiu a sua boa forma. Mesmo assim com ele em campo a equipa é outra para melhor.
O Barrientos parece-me jogador de largo futuro. Tem de se adaptar melhor ao futebol europeu mas já deu para ver que joga depressa e em direcção à baliza.
Agora estou de acordo com a sua perplexidade sobre a forma como se chegou a isto.
E como se contrataram jogadores manifestamente sem qualidade para jogarem no Vitória.
6ª feira na assembleia geral espero que algumas dessas duvidas possam ser esclarecidas.

Ricardo Campos disse...

caro ricocas:

você fala de um caso que foi julgado e o FCP foi inocentado.
se as coisas para sim estão más. então queixe-se da justiça e deixe o FCP em paz...

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Uma coisa é não ser condenado.
Outra bem diferente o estar inocente.
É coo no caso das escutas.

Anónimo disse...

Todos a assembleia sexta-feira...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
De acordo.

Ricardo Campos disse...

o FCP está inocente! e você sabe bem disso!
o Vitoria ainda andou a fazer queixinhas, mas o TAS inocentou o FC PORTO e acabou com o Vitoria na europa...
manda quem pode, obedece quem tem juizo... o benfas manda e vocês que remedio, bolinha baixa e toca a obedecer.
comecem a comprar despertadores que para o ano os jogos são da parte da manhã.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Sem falar do benfica o dia nem lhe corre bem.