sexta-feira, outubro 14, 2011

Cortes!

As medidas que constam deste Orçamento são minhas, mas o défice que as obriga não é meu" (Pedro Passos Coelho)...

Ainda não vi melhor forma de definir a situação em que nos encontramos do que esta empregue hoje pelo primeiro ministro no debate quinzenal no parlamento.
É rigorosamente assim.
Embora depois sejam admissíveis opiniões várias sobre como sair da crise,sobre as medidas a tomar,sobre a forma de não nos deixarmos "pisar" pela troika.
Uma coisa é certa.
Vivemos sob o signo dos cortes nos rendimentos e do aumento nos encargos e impostos.
E essa é uma "corda" que me parece esticada até ao limite dos possíveis face á progressiva debilidade financeira dos cidadãos,das famílias e das empresas que não tenham a sorte de terem como administradores ex ministros do PS ou do PSD.
Adiante...
É uma situação exige grande rigor e exemplo por parte de quem governa mas também obriga a que quem está na oposição revele um sentido de Estado perfeitamente adequado aos tempos que vivemos e ás exigências que nos são postas.
E refiro-me essencialmente ao PS.
Que é o partido alternativo de poder mas também o grande responsável pelo estado a que chegamos.
Em bom rigor,para sermos francos, o PS devia estar dez anos calado!
Como não vai estar..ao menos que diga alguma coisa que se aproveite e dê exemplos de arrependimento pelo que fez.
Porque os outros partidos da oposição...bem...já se sabe o que se pode esperar.
O PCP vai votar pela trigésima quinta vez consecutiva contra um Orçamento de Estado e sempre com o mesmo tipo de argumentos.
Ao menos nisso são poupadinhos e ainda vão parar ao Guiness!
O "Vazio" de Esquerda (antes Bloco mas agora em desaparição acelerada)esse continua a pagar o não se decidir entre ser "carne" ou "peixe",ou seja, o não servir para nada em termos de alternativa politica.
Faz uns números engraçados mas lembra irresistivelmente as "cheerleaders" no intervalos dos espectáculos desportivos.
Servem para entreter.
Volto ao essencial:
Os portugueses sabem porque estamos assim.
E quem assim nos colocou.
Expressaram-no nas ultimas legislativas.
Agora querem apenas ,e não é pedir muito,ver uma luzinha ao fundo do túnel.
Porque se depois de tantos cortes também lhes cortam a esperança isto complica-se...
Depois Falamos

12 comentários:

Ricoca disse...

Caro Luis Cirilo:
Para quem disse que nao se desculparia com o anterior Governo não está mal.
Mas isto faz-me lembrar aquelas mães que por mais tropelias que os filhos façam, a culpa é sempre dos outros, as más companhias.
Ou seja sempre que se ouve um simpatizante do PS, a culpa de tudo é do PSD, e sempre que se ouve um simpatizante do PSD a culpa de tudo é do PS.
A culpa nao será de ambos?
A grande crise é agora,mas para mim ela nao foi acautelada à muitos e muitos anos atrás.

luis cirilo disse...

Caro Ricoca:
Concordo que esta crise vem muito detrás.
Porque as sucessivas governações não souberam resolver problemas estruturais da nossa economia nem tiveram a coragem de cortar a direito nas despesas do Estado. Já para não falar de conhecidas megalomanias.
Agora a verdade é que esta austeridade tem razões concretas.
E o anterior governo tem pesadas responsabilidades na matéria.

vermelho vivo disse...

Caro Luis Cirilo,

“O PCP vai votar pela trigésima quinta vez consecutiva contra um Orçamento de Estado e sempre com o mesmo tipo de argumentos.”

E diga-me lá, o que ainda não percebeu?
A situação actual do país é a prova mais evidente de que em 34 dessas vezes o PCP tinha razão. Olhe bem para os vossos orçamentos de estado ao longo dos 35 anos, do PSD aprovados pelo PS ou do PS aprovados pelo PSD, para os 3 PEC’s do PS aprovados pelo PSD, seja honesto intelectualmente e diga-me lá como chegamos até aqui e quem tinha razão.
A situação futura: o definhamento económico, a pobreza geral, o desemprego, o dificil acesso à saúde, à educação, à cultura... a manutenção do engordamento dos grandes grupos económicos e financeiros, a transferência de capitais para as offshores... Provarão a razão do 35.º Chumbo do orçamento de estado. Mas lá chegaremos.

Caro Luis Cirilo,

Ensinaram-me há muitos anos que é tão ladrão o que rouba como o que fica de vigia.
“As medidas que constam deste Orçamento são minhas, mas o défice que as obriga não é meu" (Pedro Passos Coelho)...
...É rigorosamente assim.”
É capaz de nos querer convencer de que o mal disto tudo está no PS/Sócrates...
Sabe tão bem como eu que isto não é totalmente verdade. E sendo assim, tem que dizer mais qualquer coisita.
Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Mota Pinto, Cavaco Silva, Durão Barroso, Santana Lopes... E provavelmente mais algum que não salta agora à memória, pertenceram a que partido?
Os Ferraris de Felgueiras durante o Cavaquismo... O discurso da tanga do homem que abandonou o país pelos euros, muitos euros... As manobras que e compadrios que fomentaram o BPN... O diploma de nacionalização dos prejuizos deste banco assinado num espaço de 4 dias pelo Presidente... Cavaco Silva. Enfim, são tantos que o melhor é ficarmos por aqui.
E porque partido andou Passos Coelho ao longo destes anos, sendo inclusive presidente da JSD?
Foi ou não foi co-responsável, pelo apoio empenhado, no que estes senhores fizeram ao país?
E já agora, a talho de foice, não foram estes senhores que Luis Cirilo sempre apoiou também?

Assim, deixem lá de sacudir a água do capote, pois fica-vos mal.
Numa análise mais honesta de como chegamos até aqui, pegando no ditado popular acima referido, a frase pronunciada por Passos Coelho torna-se ridicula.

luis cirilo disse...

Caro vermelho vivo:
Não acha estranho que se o PCP teve razão para trinta e quatro votos contra o povo nunca lhe tenha confiado a missão de governar?
Porque será?
Provavelemnte porque todos sabemos que dizer mal é fácil mas resolver problemas é bem mais dificil.
Eu não tenho a ilusão de que todos os governos liderados pelo PSD tenham feito tudo bem. Não fizeram.Mas tenho orgulho na obra dos govenos de Cavaco Silva e de Francisco Sá Carneiro em especial.Foram os melhores governos que Portugal teve no pós 25 de abril! Houve erros? Crimes? Nisso não tenho nenhuma cor partidária. Investigue-se e responsabilize-se quem o merecer.

Anónimo disse...

A diferença entre o PS e o PSD resume-se à letra D...
Como prova disso temos os sucessivos governos...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Olhe que há mais algumas.
Basta atentar no que foram as governações do PSD e do PS.
O melhor periodo do Portugal democrático foram os 10 anos de Cavaco Silva como primeiro ministro.
E as primeiras reformas importantes foram no governo de Sá Carneiro.

vermelho vivo disse...

Meu caro Luis Cirilo,
Não vá por aí. O senhor sabe tão bem como eu que esta democracia está formatada para a conquista eleitoral do PSD, do PS e do CDS, ou como costuma dizer-se: para a vitória do centrão. Sós, de mão dada, ou de outra forma qualquer.
O senhor sabe tão bem como eu que existe uma fortíssima formatação ideológica, transmitida incessantemente de que só estes partidos são alternativas de poder.
O senhor sabe tão bem como eu a razão porque quase todos os órgãos de comunicação social são propriedade dos grandes grupos económicos, e como tal, falando obrigatóriamente ao agrado do que o dono pensa, o que lá se pode encontrar em termos de conteúdo.
O senhor sabe tão bem como eu porque é que em dezenas e dezenas de comentadores e analistas que nos impingem diáriamente nas tvs, rádios e jornais, raramente algum deles é comunista, no entanto, quase todos eles têm ligações ao PSD ou ao PS. Porque será?
O senhor sabe tão bem como eu porque é que a tvs nos inundam com pesos pesados, casas secretas, novelas, futebol... Não é só por questões de audiência. É também porque esta democracia do capitalismo é formatada à boa maneira romana: com pão e circo.
E neste quadro, a mensagem difundida permanentemente é exactamente essa que o Luis Cirilo também foi desenterrar ao baú: os comunistas só sabem dizer mal de tudo, os únicos partidos a sério são os do centrão. Ora uma mentira mil vezes difundida é assimilada como verdade natural.
Enquanto que qualquer fait-divert do PS ou PSD é motivo de abertura de telejornais, programas de debate, 1as páginas de jornais, etc. Etc., as propostas do PCP são simplesmente silenciadas ou então deturpadas. É óbvio que o Luis Cirilo sabe perfeitamente que esta tese da maldicência permanente não corresponde à verdade. Aliás, até por experiência local, porque está na Assembleia Municipal, o senhor sabe que o PCP tem propostas e é sério na abordagem dos temas, mas é o argumento conveniente e convém difundi-lo.
Para além disso, efectivamente o PCP não tem a estaleca do seu partido ou do PS para dizer uma coisa na oposição, outra na campanha eleitoral e fazer o contrário alguns dias após tomar posse como governo. Realmente, não temos grande jeito nem vontade de mentir e enganar os portugueses, não nos está nos princípios.
Isto daria pano para mangas, mas isto é apenas um espaço de comentários, por isso fiquemos por aqui.
Quanto ao orgulho no governo de Cavaco. Ó Luis Cirilo, orgulho... Na eliminação de frotas de pesca e cedência de cotas pesqueiras ao estrangeiro? Na eliminação de grandes produções agricolas? Tudo a troco de subsidios da então CEE. Orgulho... no investimento sem qualquer controle ou fiscalização desses mesmos subsídios que fizeram com que, por exemplo, Felgueiras fosse o local com mais ferraris por metro quadrado em Portugal? E a modernização das empresas onde é que ficou? Orgulho... Na ausência de investimento na educação, na formação, na saúde, na cultura? No investimento apenas em betão com grandes lucros para algumas empresas do ramo, para a brisa, lusopontes, etc.?
Mais ainda: desse governo cavaquista saíram grandes... Nem tenho adjectivo para os qualificar, como: Dias Loureiro, Oliveira e Costa, Duarte Lima, Ferreira do Amaral...
É um orgulho estranho, caro Luis Cirilo.
Quanto à justiça... Bem qual justiça? Aquela que actuou para Dias Loureiro, Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras, Armando Vara, no caso Portucal, na Operação Furacão, Freeport, Cavaco Silva no caso da Quinta da Coelha, etc. Etc. Ou se quiser, também Pinto da Costa. È esta justiça que quer investigue e responsabilize quem merecer? Só se for um pobre desgraçado que roube 1 kg de arroz num supermercado.

Isto para lhe dizer caro Luis Cirilo: não fujam com o rabo da seringa. O PSD que chegou agora ao poder é o mesmo que tem responsabilidades na situação em que nos encontramos actualmente. É o mesmo de que sempre fizeram parte Passos Coelho e Luis Cirilo.

Anónimo disse...

ESTAS MEDIDAS SERAO DRAMATICAS,QUER PARA AS FAMILIAS QUER PARA OS PEQUENOS E MEDIOS EMPRESARIOS,POIS COM A QUEDA DRASTICA NO CONSUMO ASSIM COMO NOS CORTES NOS SALARIOS,QUER O COMERCIO QUER OS SERVIÇOS IRAO SOFRER COM ESSES CORTES!SIGNIFICA ENTAO AS FAMILIAS VAO TER MAIS DIFICULDADES EM PAGAR EMPRESTIMOS BANCARIOS,AS EMPRESAS VAO TER QUE REDUZIR CUSTOS FACE A QUEBRA DE RECEITAS LOGO SIGNIFICA DISPENSAR FUNCIONARIOS! LOGO SIGNIFICA MAIS DESEMPREGO! NO INCENTIVO A ECONOMIA OUVIMOS MAIS 1/2 HORA POR DIAS A CADA TRABALHADOR PRIVADO,MAS NAO E PRECISO SER MUITO INTELIGENTE PARA SABER QUE SO AS EMPRESAS EXPORTADORAS VAO GANHAR COM ISSO!
CARO LUIS CIRILO,PRECISAMOS DE POLITICOS QUE TENHAM IDEIAS PARA INCENTIVAR A ECONOMIA,POIS PARA AUMENTAR IMPOSTOS QUALQUER IMCOMPETENTE CONSEGUE FAZER!
O ANTIGO PRESIDENTE LULA DA SILVA ASSIM COMO A ACTUAL DILMA DEU UMAS DICAS COMO FAZER,OU SEJA INCENTIVAR AO CONSUMO DAS FAMILIAS,MAS DE FORMA CONTROLADA OU SEJA O GRANDE PROBLEMA DAS PESSOAS FOI A FORMA COMO TRABALHARAM COM OS BANCOS NA ULTIMA DECADA (EMPRESTIMO PARA A HABITAÇAO,PARA CARRO,PARA RECHEIO,PARA FERIAS!)
E PRECISO AUMENTAR A PRODUÇAO DE PRODUTOS ALIMENTICIOS PARA EVITAR O EXCESSO DE IMPORTAÇAO DOS MESMOS!
SINCERAMENTE TEMO PELOS PROXIMOS MESES EM PORTUGAL POIS A NOSSA CULTURA NAO E IGUAL A DOS GREGOS,MAS TAMBEM SABEMOS QUE A REVOLTA SILENCIOSA PODE SER A MAIS PERIGOSA PARA O QUE AI VEM!
ESPERO UM MINISTRO DA ECONOMIA MAIS ATIVO,ESPERO UM MINISTRO DA SAUDE A FAZER CORTES NO ESSENCIAL E NAO NO TRATAMENTO QUE TODOS NOS TEMOS DIREITO,ESPERO UMA MINISTRA DA AGRICULTURA A INCENTIVAR OS AGRICULTORES A PRODUZIR E NAO A DESTRUIR,ESPERO UM MINISTRO DA EDUCAÇAO A VALORIZAR A EDUCAÇAO,ESPERO UM CAMARA MUNICIPAL DE GUIMARAES A TER NOCAO DOS PERIGOSOS INVESTIMENTOS QUE ESTA A FAZER EM GUIMARAES PARA NAO ACONTECER UMA ESPECIE DE ESTADIOS EURO 2004,AJUDAR AS FAMILIAS CARENCIADAS,AJUDAR AS COLETIVIDADES AMADORAS QUE FAZEM UMA ESPECIE DE SERVIÇO PUBLICO COLOCANDO MILHARES DE JOVENS A PRATICAR DESPORTO,TIRANDO OS MESMOS DE PRATICAS PERIGOSAS E VICIANTES,SUBSTITUINDO POR VEZES OS PAIS NAS HORAS QUE ESTAO AO SERVIÇO DAS MESMAS!
OS CORTES NAO PODEM SER CEGOS,MAS TODOS SABEMOS ONDE ESTAO AS GORDURAS,E SAO NESSAS GORDURAS QUE ESTE GOVERNO PRECISA DE CORAGEM PARA CORTAR!
A BANCA TENHO UMA OPINIAO PROPRIA,SAO OS MAIS CRITICADOS!
TODOS SABEMOS QUE AS EMPRESAS SEM O CREDITO DA BANCA NAO PODEM AVANÇAR,E JA OUVIMOS OS BANQUEIROS DIZER QUE SE O GOVERNO PAGAR O QUE DEVE A BANCA O DINHEIRO SERA APLICADO NAS NOSSAS EMPRESAS!
ENTAO O GOVERNO QUE PAGUE QUE E A SUA OBRIGAÇAO E QUE ASSINE COM A MESMA BANCA UM COMPROMISSO QUE ESSE DINHEIRA SERA DIRIGIDO PARA AS NOSSAS EMPRESAS!
VAMOS TER A ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR!
EM RELAÇAO A ESQUERDA,SINCERAMENTE ACREDITO NA PREOCUPAÇAO DOS MESMOS (PCP/verdes - BE) MAS O QUE EU GOSTARIA ERA DE VER OU OUVIR IDEIAS CONCRETAS!
O QUE MAIS ME INDIGNA E OUVIR UM DEPUTADO TIPO BERNARDINO SOARES VIR FALAR 5 MINUTOS DEPOIS DA COMUNICAÇAO DO PRIMEIRO MINISTRO,SEMPRE COM A MESMA CASSETE!, MAS SEM IDEIAS PARA INVERTER ESTAS MEDIDAS!FALAR E BOM,MAS APLICAR E MUITO DIFICIL!
VAMOS TER ESPERANÇA NUM FUTURO MELHOR EM QUE OS ESPECULADORES DA BOLSA NAO TENHAM A FORÇA SUFICIENTE PARA COLOCAR PAISES/NAÇOES A BEIRA DO ABISMO E DA REVOLUÇAO SOCIAL!
FORÇA VIMARANENSES, FOI AQUI QUE NASCEU A NOSSA NAÇAO!

AR

Anónimo disse...

O melhor período ou diria o período menos mau...
Em Portugal continuaremos nestas situações porque o povo pensa curto e pouco, além de ter uma memória curta maioritariamente preenchida pelo lixo que a comunicação social emana.

luis cirilo disse...

Caro vermelho vivo:
Interessante comentário o seu.
Com o qual, se calhar ao contrário do que pensa,estou parcialmente de acordo.
Nomeadamente quanto ao "bloco central" de interesses que existe na politica portuguesa.E que vai dos negócios complexos ao monopólio televisovo de cometadores e analistas da área do PSD e do PS. A que apenas escapa,honra lhe seja feita, o "frente a frente" de Mário Crespo na SIC Noticias.
Percebo a lógica da sua argumentação quanto aos 35 chumbos do OE por parte do PCP.
Não concordo é com ela.
Nem eu nem a esmagadora maioria dos portugueses que nunca deram pelo voto razão ás posições politicas do PCP.
Talvez porque lhe reconheçam uma falta de coerência tremenda(já sei que não vai gostar desta)entre o que defemdem cá e o que defendiam em relação aos seus modelos como a falecida União Soviética.
é evidente,por outro lado,que aguns dos problemas que vivemos não surgiram nos governos de sócrates. são-lhe anteriores,nalguns casos décadas, mas a verdade é que a governação irresponsável e incompetente dos ultimos seis anos os agravou muito.
E criou outros.
Quanto aos governos de Cavaco reitero que foram os melhores depois do 25 de abril.
Sem terem sido perfeitos ou isentos de erros fizeram grandes reformas neste país.
é verdade que dos governos de cavaco,de guterres, de barroso e de sócrates "saltaram" alguns personagens que protagonizaram negócios escuros,mal explicados e criminosos até.
Mas para isso existe a Justiça.
Que devia,isso sim,ser mais célere e rigorosa.
O PSD tem naturalmente as suas responsabilidades em muito do que foi feito neste país.
de bom e de mau.
Felizmente muito mais de bom do que de mau.
E confirmo a sua frase final,caro vermelho vivo,por ser totalmente verdadeira.
Sempre fiz parte do PSD. desde 21 de Janeiro de 1975!
E se voltasse atrás repetiria essa opção sem qualquer duvida.
Como vê a coerência não é exclusiva do PCP como ás vezes parecem pretender fazerem crer.
Caro AR:
Partilho das suas preocupações.
Todos sabemos que este OE é decisivamente influenciado pelo acordo com a troika e que este governo herdou uma situação dificilima.
Mas tem de haver politicas para além disso.
Inovação,ideias,alternativas.
E não asfixiar cidadãos e familias.Porque sem consumo, racional como muito bem diz,não existe recuperação económica.Agora uma coisa é certa:
É urgente aumentar a produtividade.E bem fariam os sindicatos,por exemplo, se em vez de verem na greve a solução para tudo exercessem algum tipo de pedagogia junto de muitos dos seus associados explicando-lhes que os trabalhadores tem direitos sagrados mas também deveres que não devem ser menos sagrados.
Quanto ás obras em Guimarães por causa da CEC vamos ver no que vaõ dar...
Caro Anónimo:
É o povo que somos.Com qualidades e defeitos conhecidos.

vermelho vivo disse...

Caro Luis Cirílo,
Essa da "falecida União Soviética", efectivamente também daria muito que esgrimir. Quem sabe um dia, noutras circunstâncias, essa conversa possa ser aprofundada. Mas assim de passagem, apenas lhe digo que este retrocesso civilizacional a que o capitalismo nos está a conduzir, só acontece porque já não tem que se confrontar com um modelo de sociedade antagónico. É evidente que aquilo a que assistimos actualmente é exactamente o ajuste de contas do capitalismo com a Revolução de Outubro. Ou seja: eliminar todas as cedências que foi fazendo ao longo de 70 anos, exactamente para combater o modelo socialista. Porque não foi de boa vontade que o capitalismo introduziu o estado social, o livre acesso à cultura, os direitos sindicais, etc. etc.
A hegemonia mundial dos EUA através do seu belicismo, cimentada em crimes horrendos, EUA que se arrogam os senhores do mundo, impondo impunemente a sua vontade onde, como e quando querem, provavelmente também não seria possivel. Logo, viveriamos provavelmente num mundo mais justo, mais seguro e menos violento.

Mas também sei caro Luis Cirilo que sobre esta matéria, não entenderá os meus pontos de vista. Tal como eu provavelmente também nunca entenderei os seus. E por uma razão muito simples e que esse grande poeta popular, António Aleixo, soube traduzir num dos seus versos:
"Uma coisa pensa o cavalo, outra bem diferente, pensa quem está a montá-lo".

luis cirilo disse...

Caro Vermelho vivo:
Terei obviamente todo o gosto de um dia,se for possivel,aprofundar esta troca de pontos de vista.
Embora em terrenos diametralmente opostos isso não significa que não possamos debater ideias.
Naturalmente que não tenho sobre a URSS e os EUA a mesma opinião que você.
Direi até que tenho a opinião oposta.
Embora concorde num ponto: O mundo estava melhor se existisse outro equilibrio de forças e uma nação menos hegemónica do que os Estados Unidos hoje são.