quarta-feira, março 09, 2011

Chega !

Tenho natural respeito pela instituição Sport Lisboa e Benfica.
Como tenho por todas aliás.
Tenho muitas amigas e amigos adeptos do Benfica, um ou outro até nos orgãos sociais do clube e da SAD, que muito estimo e com quem nunca perco oportunidade de trocar umas "provocaçõezinhas" que outra consequência não tem que não seja o ficarmo-nos a rir á vez ou em unissono.
Desporto tem de ser isso.
Agora já não tenho respeito nenhum ( o que não significa desrespeito) por alguns benfiquistas ou algumas formas de "benfiquismo".
Que tem a ver com intolerância, complexos de superioridade, ou a passagem de atestados de estupidez a quem não alinhas nos seus fanatismos clubisticos.
Escrevo isto particularmente á vontade porque na sequência de um jogo entre o Benfica e o Braga que são dois clubes de que é insuspeito eu ser adepto.
E no qual se há clube com razões de queixa do árbitro é o Braga.
Face ao jogo violento e indevidamente punido de alguns jogadores do SLB.
Cardozo,Maxi Pereira e Sidnei para quem quiser exemplos.
Todos eles a merecerem cartões vermelhos que não viram.
Javi Garcia viu e não protestou porque bem sabe o que fez.
Na sequência da derrota,justa, do Benfica assistimos a mais uma onda de demagogia de alguns dos seus responsáveis devidamente acolitados por um jornal sem vergonha chamado "A Bola" que fez na segunda feira uma das capas mais miseráveis que me lembro de ver na imprensa portuguesa.
Começa a cansar esta choradeira sem fim dos responsáveis do Benfica.
Que são incapazes de ter o fair play e o desportivismo de reconhecerem mérito ao adversário.
Uma vez que seja.
Quando perdem a culpa é sempre do árbitro, do "sistema", do Porto , de Pinto da Costa ou das...estrelas !
Falta de fair play que alastra á equipa como se viu em Braga numa reposição de bola,motivada pela assistência a um bracarense alvo de mais uma entrada violenta, em que foram incapazes de a devolveram ao adversário!
A verdade é que o Benfica não tem razão.
Porque é um clube historicamente beneficiado pelos árbitros, levado ao colo pela imprensa de Lisboa (onde estão as televisões generalistas convém não esquecer), protegido pela LPFP.
Como se viu o ano passado (que saudades o Benfica deve ter de Ricardo Costa...)em que ganhou a Liga devido a bem sucedidas manobras nos tuneis da Luz e do AXA.
Como se vê este ano com Jorge Jesus a ser alvo de um inquérito, por agressão a um jogador do Nacional ,que nunca mais tem fim.
E não contente com isso JJ voltou a reincidir agredindo o delegado do Maritimo.
Nem inquérito levou!
Isto chama-se favorecimento.
Como favorecimento,impunidade, o que lhe quiserem chamar ,são os comportamentos de Rui Costa sem acção disciplinar da Liga.
Que já não é jogador, não é treinador, não é delegado ao jogo, nem director de campo.
Médico, massagista ou roupeiro não consta que seja.
Supõe-se que também não será steward!
A verdade é que está sempre no tunel da Luz ( e noutros onde o deixam estar) a discutir com os adversários, a pressionar os árbitros, a ser um permanente factor de conflito.
A desfaçatez é tanta que no jogo da taça da liga com o Sporting até entrou(!!!) em campo para festejar o segundo golo com os jogadores.
Impunemente.
Acho que o Benfica deve procurar em si mesmo as razões para a crescente hostilidade que encontra em vários pontos do país.
Até em Braga onde sempre gozou de enorme simpatia.
Nas declarações insolentes de Jorge Jesus.
Grande treinador, mau carácter, péssimo comunicador.
Nas patetices que Luis Filipe Vieira vai dizendo por todo o lado, passando atestados de burrice a quem o ouve, e desrespeitando todos os clubes que defrontam o Benfica.
E, graças a Deus, ainda lhe escrevem os discursos.
Porque quando saem da cabeça dele então é "jagunços" para aqui, "leituras das estrelas" para ali, um reportório indigno de um presidente do Benfica.
Talvez agrade aos fanáticos mas desprestigia o clube e ganha antipatias por todo o lado.
Finalmente na forma de jogar de alguns dos seus jogadores.
Cardozo,Maxi Pereira,Luisão,Javi Garcia,Sidnei.
Useiros e vezeiros em agressões, em jogo violento,em uso indevido dos cotovelos.
E já não está o grande mestre na matéria,David Luis, mas deixou sucessores.
E a impunidade com que o fazem, a desfaçatez com que ainda protestam a marcação de faltas, tudo isso traz uma profunda sensação de favorecimento,de compadrio, de protecção a uns em detrimento de outros.
Por isso o país futebolistico está farto desta choraminguice injustificada do Benfica.
Uma grande instituição.
Nestes tempos que correm muito mal servida a alguns níveis.
Depois Falamos

20 comentários:

vitor...iano disse...

Os marroquinos devem achar que o JAVI GARCIA foi mal expulso... depois do que disseram da expulsão do Alan em Guimarães não podem dizer outra coisa.

jose machado disse...

Caro Luís Cirilo
Porquê depois de termos sido roubados contra o fcp, este artigo (cujo conteudo até concordo)sobre o benfica. já reparei que o snr. nunca contradiz a opinião do gago do porto.Esta luta não nos diz respeito somos roubados contra os dois. E se uns não são bons os outros não são melhores.

M/Cumprimentos
j.m. machado

Anónimo disse...

Sou adepto do Braga, mas um seguidor deste blog porque gosto de andar informado, ver diferentes pontos de vista e porque considero que é mais o que nos une do que o que nos separa na luta contra o sistema 3G. Só me resta dizer-lhe parabéns por este excelente artigo contra os que se acham superiores.

Anónimo disse...

Nem um comentário sobre o jogo contra o fcp, enfim...
Você tem é um desejo recalcado em relação ao Benfica.

Anónimo disse...

Braguista que fala aqui:

Está na hora de Braga e Vitória se unirem contra os clubes do Sul. Só juntos poderemos vergar-lhes a vaidade. Não digo que se acabem as rivalidades, não, mas que apontemos as armas aos que estão muito contentes pela nossa luta infrutífera.
Gamanços destes acontecem ao Braga, ao VItória, ao Paços... Basta estar um dos outros do outro lado.

Anónimo disse...

Como disse em tempos, Manuel Machado, "um cretino será sempre um cretino"...
Acrescentaria eu, que cretinos, a sério foram mesmo os bracarenses, sem estofo para reagirem, como devia ser...ou seja darem a indiferença.

luis cirilo disse...

Caro vitor...iano:
Podem dizer o que quiserem. Foram ambos bem expulsos.
Caro j.m.machado:
Vamos por partes:
Disse no Porto Canal, no programa especial sobre o Porto-Vitória,o que entendi sobre a miserável arbitragem de Jorge Sousa.
E na segunda feira voltei a tocar no assunto.
Quanto ao Pedro Baptista reparará que ele nunca atacou o Vitória nem pôs em causa qualquer arbitragem eventualmente favorável que nos tivesse aparecido.
Ao contrário do Raúl Lopes que passa a vida a falar do Olegário Benquerença e a pôr em causa o mérito do nosso triunfo.
Agora a guerra SLB-FCP de facto é com eles.
Caro Anónimo:
Creio que há mais coisas que deviam unir Vitória e Braga do que muitos adeptos pensam.
Porque embora a rivalidade,quando saudável,dê mais interesse ás competições a verdade é que quando em excesso apenas favorece aqueles que não querem que os nossos clubes cresçam.
Precisamente os chamados "grandes".
Caro Anónimo:
Já expliquei acima o que disse sobre o FCP-Vitória.
Contra o Benfica não tenho nada recalcado.
Simplesmente não gosto do clube,de alguns dos seus dirigentes e de muitos dos seus adeptos.
Não gosto desportivamente bem entendido.
Porque o futebol não é tão importante como alguns nos querem fazer crer.
Caro Anónimo:
Não posso estar mais de acordo.
Acho que Vitória e Braga ( e outros clubes que não os 3 chamados grandes) se deviam unir na LPFP para moralizar as competições.
O problema são as subserviências de muitos dirigentes em relação aos donos do "sistema".
Porque há negócios pessoais,negócios das respectivas empresas e por aí fora.
E depois a questão do emprestimo de jogadores que é uma forma de manter os clubes na "linha".
Se na LPFP os 29 clubes se unissem por um futebol mais transparente e melhor organizado isso obrigaria os restantes três a terem outro comportamento.
Ma sinfelizmente com os actuais dirigentes não acredito que seja possivel.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quanto á reacção dos bracarenses ,nomeadamente de António Salvador sempre tão pronto a falar quando são outros clubes em palco, é verdade que foi muito subserviente.
Mas isso é problema deles.
Ou dos negócios quem sabe...

Paulo Cerqueira disse...

Os meus parabéns pelo texto. Como Braguista fico satisfeito por saber que consegue fazer uma análise sem palas nos olhos. Pelo menos uma coisa nos une, se há clube que eu não gosto é o slb!
Mas, como costumo dizer aos meus amigos benfiquistas em tom de provocação, o jogo do ano não é o Braga-slb, é o Braga-vitória, sem dúvida. Aí sim existe uma rivalidade como não há outra em Portugal.

Anónimo disse...

concordo com o texto. o benfica tem de admitir que este ano está no lugar que merece. o mau inicio de campeonato foi por culpa propria. além de estar a chegar ao fim de campeonato de rastos porque não fez uma boa gestão dos jogadores

Anónimo disse...

realmente os adeptos do benfica começam a ter problemas graves de visão... agora criticam o autor do blogue que não comentou o jogo com o fcp... ou não sabem ler, ou o problema é mesmo grave, no domingo tem um texto de titulo perplexidades com foto e tudo...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
COmo é evidente!
Vebderam Di Maria e Ramires em Julho e David Luiz em Janeiro. Três titulares indiscutiveis. Os que vieram substitui-los,infelizmente para o slb,são de valor inferior. Claro que a equipa se ressente disso.
Caro Anónimo:
Tal e qual.
Mas de facto os benfiquistas (parte deles pelo menos) andam convencidos que o mundo está contra eles.
E nem reparam em coisas tão óbvias como o post que refere.

Elsa disse...

Não sei se me permite, mas gostava de partilhar e divulgar este seu artigo...diz exactamente aquilo que penso sobre este Benfica...só que há um pormenor (pormaior): eu sou braguista e o senhor não!
Não muitas vezes concordo com o que diz ou escreve, mas desta vez tiro-lhe o meu chapéu!
Cumprimentos,
Elsa Silva

Anónimo disse...

Quem fala assim não é gago e tem espinha crl!!!

Nem parece do clube que se vendeu por 3 tostões a esse mesmo clube que desmistifica no post.

Anónimo disse...

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=196461133707603&set=a.186776441342739.41390.183847941635589&theater

veja essa pouca vergonha. mais uma. mas digna de registo.

pagos por todos nós.

CASCAVEL disse...

Caro Luis,
Quando li este post nem queria acreditar?!?!?
Tive que o reler, e por mais de uma vez, para confirmar o que lia.
Confesso que fiquei estupfacto.
Então se houve equipa prejudicada no jogo de braga foi a equipa da casa?
Sinceramente, e colocando de lado o facto de para o VITÓRIA ser melhor que o braga perdesse, não me pareceu, de todo, que os da casa tivessem sido prejudicados.
Bem pelo contrário.
Factos:
O 1º golo do braga nasce de uma falta (grosseira) cometida pelo alan.
O benfica fica reduzido a 10 aos 40minutos por uma "agressão" que, pelas imagens televisivas, ninguém descortina com exactidão. aquilo que se vê, a única coisa que se vê através das imagens televisivas, é um movimento do braço sem se perceber, em momento algum, onde terminou esse movimento (para além disto, que é o que efectivamente se descortina na tv, tudo o resto é um "supônhamos).
Há um jogador do braga (penso que Káka) que comete 3 faltas merecedoras de sanção disciplinar, uma mesmo muito grave - pisadela intencional num jogador do benfica - e conseguiu acabar o jogo.
Para além disto há um fora de jogo sancionado ao benfica, que dá golo, ainda com o resultado a zero, que é muitíssimo duvidoso.
De prejuízo marroquino, durante todo o jogo, só percebi uma entrada muito dura do maxi pereira, sancionada com amarelo e que, com um árbitro mais rigoroso, podia terminar com expulsão.
Fora este lance, tudo o resto saído do apito do árbitro foi prejuízo lampião.
Sobre o teor do restante post estámos de acordo, com um pequeno senão.
As queixas (lamechices ou "calimerices") quando sucedem resultados negativos não são um exclusivo dos benfiquistas.
São antes um património (e bem rico) dos clubes grandes.
Todos sem excepção.
Basta ver o que vem sucedendo ao longo da temporada leonina com as queixas constantes e com o que ocorreu com o vilas-boas no jogo aqui em Guimarães em que, mesmo tendo sido perdoado um penaty escandaloso ao fcp, no final da partida ainda se "atirou" ao árbitro culpando-o pelo empate portista.
Só para finalizar.
Não me recordo, e vejo futebol há muitos anos, de ganhar um jogo aos "estarolas" e no final os derrotados endereçarem os parabéns ao VITÓRIA.
Fair-play e desportivismo são palavras que esta gente (toda esta gente sem excepção) não conhece.

luis cirilo disse...

Cara Elsa Silva:
Obrigado pelas suas palavras.
Tenho todo o gosto que o faça.
Porque independentemente da rivalidade entre os nossos clubes há muitas coisas em que Vitória e Braga tem de estar juntos. Nomeadamente para fazerem frente ao trio do "sistema". Benfica,Porto e Sporting.
Caro Anónimo:
O Vitória e os seus adeptos nunca se venderam a ninguém.
A aliança que a certa altura a actual direcção fez com o SLB foi um erro estratégico tremendo e que cujas consequências nunca poderão ser totalmente avaliadas.
Foi uma das razões fundamentais para eu ter integrado uma lista alternativa nas ultimas eleições no clube.
Caro Anónimo:
É por essas e por outras que o SLB tem tratamento preferencial nas televisões.
Caro Cascavel:
Na minha opinião o primeiro golo do Braga nasce de uma falta(talvez mal assinalada) numa zona inofensiva do terreno que o Roberto com um mega frango transformou em golo.
A agressão do Javi Garcia(useiro e vezeiro nesses comportamentos)existe ele é bem expulso.
Como bem expulsos teriam sido Maxi Pereira,Sidnei e Cardozo do SLB e Káká do Braga.
Todos eles fizeram mais que suficiente para merecerem o vermelhinho.
Concordo contigo que a choraminguice não é exclusiva do Benfica.
Mas a deles tem sido em demasia e sem grandes razões para tal. Vê lá que ainda andam a falar do jogo em Guimarães e do Olegário. Cujo maior erro,nesse jogo,foi validar o golo dos lampiões.
Tens ainda mais razão quanto á falta de fair play dos 3 estarolas.
Também não me lembro de os verem dar os parabéns a quem lhes ganha.
Finalmente é claro que preferia que o Braga tivesse perdido porque era o resultado que nos dava jeito.
Antes fosse o Braga ganhar...

Anónimo disse...

Braga, terra dos cinco p...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Era o que antigamente se dizia.

luis cirilo disse...

Caro Paulo Cerqueira:
Por razões que desconheço o seu comentário foi enviado para spam. Só hoje,por pura curiosidade,descobri que tinha uma dezena de comentários válidos nessa pasta!!!
Creio que estamos de acordo em quase tudo. Menos na simpatia clubistica.
O que é natural.
Fico satisfeito por também achar a rivalidade dos nossos clubes a maior de Portugal.
Porque é verdade.