quinta-feira, outubro 28, 2010

A Assembleia Geral



Publiquei este artigo no site da Associação Vitória Sempre

Na sexta-feira o Vitória vai realizar mais uma assembleia geral de acordo com o previsto nos seus estatutos.
Nos últimos anos, com algumas excepções, as assembleias gerais tem sido a amostra clara da grandeza do clube, por um lado, mas também das suas debilidades internas a que urge dar uma resposta tão rápida quanto eficaz.
Da grandeza porque é invulgar, mesmo nos chamados grandes, uma afluência de sócios interessados na vida do seu clube como acontece normalmente em Guimarães. Com assistências que rondam, frequentemente, os mais de mil participantes.
Mas também amostra de debilidade porque muitas dessas assembleias, especialmente nos últimos dez anos, tem revelado níveis de exaltação e intolerância que não prestigiam o clube nem permitem que se faça o debate tão necessário relativamente ao seu estado. E aí, mesmo percebendo que o que está em causa é uma enorme paixão pelo clube, creio que é necessário fazer um esforço rumo á serenidade e á tolerância.
O Vitória só tem a ganhar com isso!
Sobra a assembleia da próxima sexta feira creio que não será especulativo afirmar que ela será dominada por quatro pontos essenciais:
■As Contas
■A proibição de entrada dos jornalistas
■A retirada da camisola 12
■O futebol
Sobre esses quatro importantes assuntos, uns mais que outros como é evidente, direi de forma sintética o seguinte:
Tenho alguma dificuldade em falar das contas por razões que são mais que óbvias. Em boa verdade, e sem fazer processos de intenção, é muito difícil perceber onde acaba a veracidade e começa a fantasia dos números apresentados.
Não sabemos as despesas reais, não conhecemos ao pormenor as receitas nomeadamente as referentes á transferência de jogadores (e relativamente á de Bébé mais, e de Assis e Moreno menos, só para o ano constarão do relatórios e contas) e por isso é muito difícil avaliar o rigor deste relatório e contas.
Dele se extraem contudo, e a fazer fé nos números, algumas conclusões:
■O passivo aumentou em um milhão e meio de euros
■O valor de quotas, lugares anuais e bilheteira desceu.
■Os custos diminuíram cerca de meio milhão de euros
■As receitas diminuíram quase dois milhões e meio de euros.
■O número de funcionários continua a aumentar sendo quase o dobro do de há 5 anos.
■As receitas televisivas, pese embora o esperado, não tiveram acréscimo significativo.
São números que traduzem alguma preocupação. Aguardemos, serenamente, as explicações da direcção.
Quanto á proibição da entrada de jornalistas, ao arrepio da boa tradição vitoriana, acho um erro escusadíssimo.
Porque não vai impedir os jornalistas / sócios de entrarem e noticiarem á sua vontade mas vai obrigar os outros a ficarem á porta.
O que acarretará duas consequências:
Má vontade contra o clube a e necessidade de escreverem conforma o que lhe forem soprando ao ouvido.
Abrindo um espaço desnecessário ao boato, a alguma intriga, ao desvirtuamento do que se passa dentro do pavilhão.
E impedindo os vitorianos que não puderem estar presentes de saberem com um mínimo de veracidade o que se passou na A.G. do seu clube.
É um erro.
Que começa logo no facto de a proibição ter sido decidida em plenário dos órgãos sociais! Quando apenas á mesa da assembleia geral compete decidir as regras do seu funcionamento.
Há coisas que, de facto, custam a compreender.
Quanto á retirada da camisola 12 como forma de homenagear os sócios peço desculpa, atendendo até ao papel da AVS na promoção da iniciativa, mas discordo.
Pela simples razão de que não gosto da ideia dos sócios andarem a promover homenagens a si próprios.
Somos bons? Somos!
Somos únicos? Somos!
Somos exemplares na forma como apoiamos o nosso clube? Somos!
Mas então vamos demonstrá-lo jogo a jogo no nosso estádio, no nosso pavilhão, nos recintos dos nossos adversários e não em gestos simbólicos dos quais não vem mal ao mundo, é certo, mas que me parecem desnecessários.
Até porque essa moda de retirar camisolas, importada da NBA, não tem tido grande sucesso no futebol.
Bastará atentar no facto de a Fifa não ter autorizado a Argentina a retira a camisola 10.
Ou de o Brasil continuar a usá-la.
E aí tratava-se de homenagear “apenas” Maradona ou Pélé.
Os melhores jogadores, e são eles que fazem a lenda do futebol, de todos os tempos.
Por isso repito: Não vem mal ao mundo se a camisola 12 for retirada.
Pessoalmente discordo.
Quanto ao futebol, e durante muitos anos era o tema central de todas as A.G, creio que a questão mais interessante terá a ver com as entradas e saídas de jogadores.
Nomeadamente os valores reais da transferência de Bébé, a ida de Custódio para o Braga, ou as relações de amizade com o Benfica que se tem revelado muito pouco interessantes para o Vitória. Mas tal como os três mosqueteiros eram realmente quatro, também as questões que dominarão a A. G. pareciam ser quatro mas são na realidade cinco.
Porque as divergências entre clube e Câmara, que põe em causa o legítimo direito (e ambição) de expansão do clube, estarão inevitavelmente no centro das atenções.
Até porque, ao contrário do clube do lado de lá da Morreira, o Vitória tem uma História de independência do poder politico e de autonomia decisória dos seus órgãos sociais que não pode nunca ser posta em causa.
Não pode nem deve!
Estamos pois perante uma Assembleia Geral plena de interesse.
Da qual o Vitória deve sair mais forte.
Terão a palavra os sócios!

18 comentários:

Vimaranes disse...

Totalmente de acordo em tudo. Esperemos pelo menos que a AG da próxima sexta-feira seja esclarecedora, ao contrário do habitual.

luis cirilo disse...

Caro Vimaranes:
Penso que a direcção tem nesta A.G. uma oportunidade,quiçá irrepetivel, de restabelecer alguma empatia com os sócios.
Bastará falarem claro e responderem a todas as questões.

Anónimo disse...

Sobre as assembleias, só tenho uma opinião, ao longo destes já alguns longos anos que acompanho o Vitoria, sempre tive a certaza que as assembleias servem para tapar os olhos aos socios, nunca se diz a verdade toda, os socios fazem perguntas e uma são respondidas pela metade outras nem isso.

Eu vou estar presente nesta, como acho que é obrigação de todos aqueles que amam este clube, e o unico ponto que me deixa satisfeito é o reconhecimento da noss força enquanto adeptos "retirada do numero 12".

Espero um dia muito proximo ter um presidente que saiba olhar pelo clube como eu olho pela minha familia, morreria por ela, e a minha grande familia é o VITORIA.

Cumprimentos
APL

luis cirilo disse...

Caro APL:
é verdade que as assembleias dos ultimos anos tem sido pouco esclarecedoras.
Por responsabilidade dos dirigentes mas também de alguns "climas" criados por adeptos que tem dificuldade em respeitar opiniões divergentes.
E,em bom rigor,é um fenómeno que já tem pelo menos dez anos.
Espero que a de amanha seja diferente.
Quanto á camisola 12 já tive opotunidade de eescrever que discordo.
Os sócios não tem que se homenagear a si próprios.
Melhor homenagem fariam,seguramente, se cada um tentasse angariar mais um associado para o clube.
É disso que o Vitória precisa!

Anónimo disse...

Dr. permita-me tambem discordar, porque é disso mesmo que se trata, não era necessário sermos nós a homenagiarmos, alguem deveria já se ter lembrado disso, quizeram à uns anos homenagiora presidentes, treinadores, jogadores, etc, pessoas que foram remunarados para exercer a sua profissão, menos a parte de presidente, nós adeptos, que pagamos, acompanhamos o clube para todo o lado, sabe-se lá com que custo, tivemos uma descida de divisão pelo mau trabalho de uma direcção, e os socios quase que duplicaram para dar força a um clube unico, realmente não era necessário alguem lembrar a uma direcção que o maior activo deste clube tinha de ser homenagiado.

Quanto à obrigação de arranjar novos socios, dicordo totalmente, a Direcção e o Departamento de Markting, é que têm a total responsabilidade neste ponto, têm de criar condições para adesão de novos socios, como campanhas, ofertas de packs nas escolas (oferta do 1º ano), packs familias com mais de 2 pessoas, visita constante a escolas, empresas, e outras colectividades, porque ai deve estar a raiz do nosso problema, de que vale ter um estadio para 30 ou 40 mil pessoas se só temos 15 ou 18 mil, não era mais vantajoso ter 30.000 e toda a gente pagava menos 1 ou 2 euros, era mais assecivel e o VITORIA só tinha a ganhar.

Quanto à pressão dos adeptos na assembleia, concordo em parte, porque se a direcção fizer um bom trabalho, as assembleias correm sempre muito bem, sem problemas.

Sou piamente contra o modelo de gestão humana que se pratica no clube, em tudo na vida temos de semear para colher mais tarde.

Gosto de pessoas com ideias proprias, e inteligentes como o Dr. Luis Cirilo, apesar de em algumas coisas discordar consigo, tenho uma grande admiração pela sua pessoa e por aquilo que representa socialmente.

Um Abraço
APL

Pedro disse...

O Passivo aumnetou!! POis bem, mas afinal onde entra o encaixe daquele, que antes do Bébé, ia resolver os problemas de tesouraria, falo, obviamente, de Geromel. Em que contas entram os 3/4 milhões???

Abraço

João Carvalho disse...

4 notas rápidas;
contas: algo vai de facto muito mal. Estas contas á "teixeira dos Santos" merecem uma análise muito cuidada. Então sobe o nº de funcionários?! E onde está o dinheiro do Geromel? Devemos considerar sériamente o sentido de voto a tomar.
jornalistas: quem não deve, não teme. E, como bem foi referido,quem não pode ir tem o direito a ser informado.
nº12: sou contra. Aquilo que nos move é o vitoria e enquanto Vitoriano não apoio este clube á mais de vinte anos á espera de que me venham fazer qualquer reconhecimento. Apoio porque gosto, porque quero, ninguem me obriga a nada e é isso que define um Vitoriano. Querem agradecer o apoio? Sejam sérios na gestão, valentes contra os podres do futebol e ganhem titúlos. è isso que queremos.
Futebol: quanto encaixamos pelo Bebè? Quanto pagamos de comissões?

luis cirilo disse...

Caro APL:
EU acho que qualquer vitoriano tem o dever de inscrever novos sócios no clube.
Tendo a direcção e o marketing a responsabilidade de criarem condições atractivas que chamem mais pessoas e o lançamento de campanhas para os novos sócios.
A homenagem que a massa associativa merece é ver o clube bem dirigido,equipas competitivas e ganhadoras, património a aumentar.
Agora é verdade o que diz quanto aos sacrificios que muitos sócios fazem para apoiar o clube.
E merecem todo o respeito e consideração de quem dirige.
Caro Pedro:
Aí está algo que espero ver explicado na A.G.
Caro João:
Tudo boas questões.
A que a direcção e o conselho fiscal devem responder.
Afinal as contas foram validadas (onde é que já ouvi isto?) pelo CF.

il disse...

Não sendo sócia não tenho de mandar bitaites, mas o que o Cirilo diz do Vitória parece o que se passa em Portugal:
- aumento do nº de funcionários
- aumento das despesas
- diminuição das receitas
- falta de transparência dos processos administrativos e contas.

Parece que os dirigentes do Vitória andaram na mesma Universidade do Sócrates e do Vara...

Valha-nos Deus: a Portugal e ao Vitória.

Sérgio Ferreira disse...

Eu não sei se irei à AG mas, ainda assim, não posso deixar de tecer alguns considerandos:
1. Sou contra a retirada do número 12 das camisolas. É demasiado parolo e não é isso que nos distingue. O nosso amor ao Vitória não precisa, nunca precisou, de promessas de amor eterno. O nosso amor é, ou devia ser, incondicional e sem qualquer contrapartida. E retirar o n.º 12 das camisolas é uma contrapartida.

2. Quanto à limitação de acesso de jornalistas, absolutamente de acordo. Nos outros clubes, os jornalistas têm acesso às AGs? Não! Porque é que temos de ser especiais? Alguém sabe o conteúdo da última AG do sporting? Ninguém! Apenas que chamaram o corpo de intervenção da psp.

3.Quanto às contas, entendo que devemos ter muita calma. Estamos numa altura demasiadamente importante da época. Se é que me entendem os mais nervosos...

Anónimo disse...

Já vi que muita gente está a deturpar a ideia da retirada do nº 12 das camisolas.

Reconhecer que somos efectivamente o 12º jogador, não é nenhum bicho de 7 cabeças, claro que o que nos move é o amor por este clube, sem qualquer valor de troca.

Paixão, nós em Guimarães ao menos sabemos o que é isto, vamos agora dar louvores e salvas de prata a pessoas que foram remuneradas para trabalhar??? Acho perfeitamente normal homenagiar um simbolo vivo do clube que se chama ADEPTOS, ou estão à espera que o Porto, Benfica e Sporting nos dêm um louvor por sermos melhores que eles?

É um acto simbolico, que pode reverter a uma boa imagem de Marketing (pergunto quantas camisolas se vão vender depois da sia aprovação).

JPO disse...

Faço questão que AG do nosso Vitória seja uma verdadeira e real AG, para mostrar ao país que o VSC é único.
Mas por mim, já cansei de estar presente nas mesmas, como se costuma dizer, apenas servem, na maioria dos casos para lavar a roupinha...borrada.
Quero é mesmo a bolinha a saltar na relva, de preferência a entrar na baliza dos outros...
Vitória nos triunfos e nas derrotas, 4Ever !!!

luis cirilo disse...

Cara il:
É uma boa comparação e que faz sentido.
Afinal Portugal é Guimarães,o restosão conquistas.
Caro Sérgio:
eu tmb sou contra a retirada da camisola 12. Mas não faço questão por aí além.
Quanto aos jornalistas não vejo rzão para impedir a sua entrada. Os que são sócios entram de qualquer forma.
As contas,salvo qualquer mistério mal explicado,serão aprovadas. Acho eu.
Caro Anónimo:
A minha posição sobre o assunto é conhecida e não vou repeti-la.
Acho que as camisolas que deviam ser retiradas eram a 79, a 80, a 99,a 55 e por aí fora.
O plantel devia usar camisolas da 1á 25. Da 25 á trinta seria para juniores e reforços de Janeiro.
Os números que por cá se usam parecem da NBA. e futebol não é NBA!
Infelizmente em muitas coisas.

luis cirilo disse...

Caro JPO:
REalmente tem ocorrido coisas bem dispensáveis nalgumas assembleias gerais. Mas está na mão dos sócios evitar que elas se repitam.

cm disse...

Gostava de fazer só um comentário acerca da retirada da camisola 12.

Na minha opinião nada tem a ver com os exemplos apresentados. Uma coisa é retirar um número porque pertencia a algum jogador com notoriedade no clube, e outra muito diferente é retirar uma camisala, não porque pertenceu alguém, mas para ser usada pelo público, que passará a assumir esse número.


Será bonito, no futuro, ver o nº 12 vestido por cada um dos espectadores e adeptos do Vitória

luis cirilo disse...

Caro cm:
Como já disse não sou a favôr dessa ideia. Mas também não me parece que dele venha mal ao mundo.
E admito,porque não sou dogm´tico,que se bem utilizada e termos de marketing até pode dar contrapartidas interessantes.

il disse...

Cirilo um dia zangamo-nos: Portugal é Guimarães + Ribadouro -já tinhamos chegado a esse consenso!

luis cirilo disse...

Caro il:
ok,ok. Estamos de Acordo
Guimaraes e Ribadouro tem verdade historica