segunda-feira, junho 01, 2009

Comicio de Barcelos


O comício do PSD em Barcelos é um daqueles casos em que nem oito nem oitenta.
Nem os oito que SIC mostrou e o dr Vital(Gepeto) Moreira se apressou a aproveitar para mais um ataque ao PSD nem os oitenta que algumas pessoas quiseram fazer passar no sentido de que teria sido um comício grandioso.
Não foi.
Alias ao ler no "Diário de Noticias " de domingo que um qualquer responsável local teria garantido a Paulo Rangel uma assistência na ordem das 5000 pessoas percebi logo ao nível a que a coisa anda.
Porque com expectativas faraónicas,sem qualquer nexo com a realidade,já convivi que chegasse noutros tempos oriundas dos mesmos "optimistas"...
Adiante.
É óbvio que não foi um grande comício.
Mas também depois de ter sido decretado o fim da era dos comícios (muito acertado o comentário de Marcelo R. Sousa ontem sobre o assunto) é mais difícil mobilizar as bases para esses eventos.
E portanto,deixando de lado apetecíveis mas inoportunas considerações sobre quem não foi ao pavilhão e devia ter ido e sobre aqueles que se empoleiraram no palco á margem da mais elementar noção de ridículo,sempre se pode dizer o seguinte:
O comício começou,de facto,atrasado mas a verdade é que todos começam.
Estariam cerca de 1000 pessoas ,numa noite quentíssima,o que não sendo bom também não envergonha ninguém.
Que eu saiba não foi feita nenhuma mobilização especial em termos distritais que certamente asseguraria outro número de presenças.
E por isso acabou por ser um momento positivo.
Não um grande momento mas sem dúvida positivo.
Especialmente se dele os responsáveis tirarem os ensinamentos devidos.
Duas notas finais:
Uma para dizer que achei completamente incompreensível o facto de o vice presidente Rui Rio,o secretário geral Marques Guedes,e a restante lista de candidatos europeus terem permanecido escondidos atrás do palco durante os discursos.
Para os militantes teria sido bem mais animador vê-los na primeira fila.
Segunda dedicada ao comício socialista:
O dr "Gepeto",em Braga á mesma hora,assistiu a um mobilização superior.
Faço-lhe a justiça de reconhecer que tem inteligência mais que suficiente para perceber o quão mobilizadora é a presença de um primeiro ministro/líder partidário num comício.
Porque entre os presentes por convicção ,os que não querem (nem podem) deixar de ser vistos, e os que querem mostrar "serviço" assegura-se logo um magnifico quorum !
E se o candidato PS conhecesse bem o partido que agora tão fervorosamente defende perceberia que alguns dos seus presidentes de câmara do distrito se empenharam ao máximo para levarem apoiantes a Braga.
Bastou-me o que vi nas televisões para confirmar isso.
E,em boa verdade,sei bem como eles trabalham nessas questões.
Depois Falamos

13 comentários:

Anónimo disse...

Sabe, caro senhor, não é preciso ser-se muito inteligente para perceber que o tamanho do pavilhão também conta. O erro do PSD foi só um: devia ter arranjado um pavilhão menor e estaria à pinha. Pelo que percebi, poucos conseguiram perceber que o ringue do meio não estava cheio porque havia milhares de pessoas nas bancadas. O PS, ao invés, põe as cadeirinhas no meio das salas e ilude o olho, joga com os pladurs e faz casa cheia. Pensei que os cidadãos conseguiam detectar esses números, mas, afinal, deixam-se enganar por truques e desprezam a autenticidade dos factos. Desprezam, sobretudo, o empenho das pessoas, que podia ser maior, mas está longe de ter sido mau.

Anónimo disse...

Pois é ir a uma reunião de uns tipos que detestam cheiro a 'proleta', é preciso ter coragem.

Quanto aos «sulistas (mesmo que não geograficamente,)elitistas e liberais» que só querem poleiro, mas não dar a cara, o meu continuado e profundo desprezo!

É POR ISSO QUE VOU VOTAR NOUTROS- podem não valer nada, mas aqueles já não me enganam!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Fico-lhe muito grato por me ter recordado esse importante pormenor de que o tamanho também conta!
Sendo certo que o meio pavilhão ocupado (é,havia lá uma cortinazinha a dividir...) podia ter parecido mais cheio se o palco fosse maior,se tivessem colocado cadeiras no recinto de jogo,se a entrada das pessoas para o mesmo fosse mais acessivel,se houvesse um grupo musical a animar e a chamar espectadores,entre outras habilidades que normalmente se utilizam nestas matérias quando necessário.
Mas respeito que os critérios de organização tenham sido outros.
De resto o empenho dos presentes foi excelente e merece aplauso.
Caro Anónimo:
Para ir a um comicio do PSD não é preciso coragem nenhuma.
Vou desde 1975, e com muito gosto, porque me sinto bem no meio dos militantes do partido.
e acredito que os comicio são importantes.
Porque mobilizam as bases e dão (ou não...) uma imagem de força,de dinamismo,de adesão a um combate politico.
As élites podem não gostar,mas o PSD é um partido do povo.

João Carvalho disse...

Estive no comicio, e deixo algumas notas:
. primeiro,o pavilhão não é assim tão grande, quanto muito é de médio tamanho. Grande é o multiusos de Guimarães ou a nave de Espinho ou o Rosa Mota. Ah, e já agora este pavilhão tinha um pano a meio, pelo que era apenas metade de um pavilhão de meia dimensão.
.as cadeiras são um truque que não é exclusivo do PS. Na campanha em Espanha não há um unico comicio do PP ou do PSOE que não tenham cadeiras, por uma questão estética e de conforto. E fica melhor na televisão. Em Barcelos a "autenticidade" passou a imagem que passou. E como bem lembrou o professor Marcelo, a imagem em campanha conta muito.
.o comicio não foi um fiasco, mas foi um tiro no pé, do qual creio que Paulo Rangel não tem a minima responsabilidade, e espero que a campanha não se ressinta pois ele não o merece. Mas se algum responsavel existe deste semi-flop, esse responsavel é a distrital de Braga que claramente se meteu numa empreitada para a qual não estava capacitada.
.uma ultima nota para os nossos companheiros do distrito de Viana que se mobilizaram em numero considerável. Não fosse esse espirito solidário e estariamos ,aì si, a falar de um verdadeiro fiasco.

Anónimo disse...

O Paulo Rangel, é o menos ou se quiser o unico que não tem culpa nenhuma.
Eu sou um dos que não estiveram presente no "comicio de Barcelos" não porque não goste, antes pelo contrário, mas porque não me foi de todo possivel.
Agora que a organização esteve mal isso é um facto, de quem foi a culpa, possivelmente morrerá solteira mas não posso deixar aqui de apontar, alguns pouco ou muito culpados.
A Distrital do PSD e JSD que por motivos de guerrinhas internas "guerras entre concelhias" não estiveram todos do mesmo lado, ao lado do partido e isso custa caro, como se pode ver. A concelhia de Barcelos a maior do distrito deveria ter feito mais, mas como Reis (filho) e Virgílio Costa, não morrem de amores um pelo outro, foi um deixa estar depois vê-se.

Quanto ao que diz o sósia foleiro do Avô Cantigas, deixem-no falar coitado, ele anda ressabido, devido aos tempos que esteve proibido de falar no PCP. Agora utiliza aquela voz de boneco animado irritante, que só convence a Ana Gomes essa icone de beleza.

luis cirilo disse...

Caro João:
É verdade o que dizes.
Sendo evidente que a organização descurou algumas questões que depois vieram a dar numa assistência inferior á expectável.
Mas daí a dar do comicio a imagem que a SIC deu vai grande distância.
Até porque a maior parte das imagens foram captadas quase uma hora antes do inicio.
Caro Anónimo:
Claro que Paulo Rangel não tem culpa nenhuma.
Coitado dele se ainda tivesse de andar preocupado com a mobilização.
O papel dele é ter o discurso afinado,lançar ideias,desmontar as mentiras do Gepeto e ganhar os debates.
E ai tem cumprido muito bem.
Quanto ao resto admito que tenha razão.
Mas o PSD no distrito de Braga é exactamente o que algumas pessoas querem que seja.
E compreenderá que sobre esta matéria nada mais diga por agora.
Porque sei bem como as coisas são,sei como se organizam comicios,como se fazem mobilizações,conheço muito bem o partido no distrito, estive em Barcelos e percebi tudo muito bem percebido.
Quantop a essas duas figurinhas que o PS anda a "vender" pelo país tenho a esperança que sejam boas razões para os portugueses votarem PSD.

José Alves disse...

Com o meu cepticismo habitual,não posso deixar de emitir a minha humilde opinião:
-O unico possivel fundamento para a continuação da realização de comicios é realmente esse movimento que é exigido ás bases.
Porque a gente bem sabe como funcionam essas grandes "mobilizações" nos comicios.
Valem pelos passeios gratuitos concedidos aos reformados.
Os comicios são feitos durante as legislaturas,no governo ou na oposição.
Aí é que a gente vê quem vale alguma coisa.
Com muito esforço...

José Alves disse...

Não tem nada a ver,mas aproveito este espaço para endereçar a Marinho Pinto toda a minha solidariedade nesta sua luta contra uma parte do sistema,a dos advogados.
Faz a diferença.

Lara Torres disse...

Caro Luis Cirilo:
que você é do Psd e gosta do partido nota-se bem no texto.
Não percebo é a consideração que tem por pessoas que nao lhe retribuem.
Vamos por partes:
Como esteve lá viu tão bem como eu que o comicio foi um fracasso.
o pavilhão é pequeno e ainda o dividiram a meio para ficar mais pequeno.
As bancadas que também são pequenas estavam compostas mas o terreno de jogo tinha muitas clareiras.
Estariam para ai 800 pessoas o que em Barcelos é fraquissimo.
o atraso no inicio e o desespero do speaker apenas comprovasm isso.
dando de barato que quem dirige a campanha é novato (como diz o DN)a verdade é que a unica responsabilidade da nacional é ter acreditado no que alguém lhe disse.
que iam estar 5000 pessoas,que o comicio seria um sucesso,que havia grande mobilizaçao.
Tudo histórias de gente que já não distingue fantasia de realidade.
Depois como é possivel o alheamento dos presidentes de camara do PSD?
A começar pelo de Barcelos que nem lá apareceu.
E o de Famalicão ? E o de Povoa Lanhoso ? E o de Terras de Bouro ?
E Celorico ? etc.
Quando esses não aparecem que se pode pedir aos militantes a naõ ser desprezo pela iniciativa.
Porque será que não apareceram ?
Nao querem ser vistos ao lado de rangel, de ferreira leite ou de virgilio costa ?
e o mesmo se aplica a rui rio convenientemente escondido atrás do palco até as televisões irem embora.
o PS em braga fezx um grande comicio porque os presidentes de camara deram o litro.especialmente joaquim barreto de cabeceiras.
Os do psd foi o contrário.
ultimo apontamento para dizer que também achei ridicula a subida ao palco de deputados nacionais que sendo do distrito só aparecem nestas ocasiões para serem vistos.
os campeões das faltas ao parlamento deviam ter vergonha de se mostrarem porque só envergonham o partido. em suma foi um pobre comicio organizado por gente inexperiente e á boleia de gente sem qualquer credibilidade.
O resultado não podia ser outro.
E quem souber ler nas entrelinhas percebe isso do seu texto. só não percebo é a forma como o luis poupa gente que só lhe tem feito patifarias nos ultimos anos
Mas você saberá.

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
Os comicios fazem parte da História dos partidos.
e tem uma longa tradição de mobilização,demonstração de força,passagem de imagem.
Os militantes gostam de comicios.
porque é a oportunidade de verem,ao vivo,os seus dirigentes e de os escutarem num registo não televisivo.
Quem não perceber isso anda muito enganado.
Quanto a Marinho Pinto,e não simpatizando com algumas tomadas de posição,reconheço que está a ser alvo de uma tentativa de linchamento público por parte de alguns ilustres colegas.
Fenómeno^com alguns traços de semelhança com o que aconteceu no PSD há não muito tempo.
Cara Lara:
Uma resposta cabal ao seu comentário teria de ser mais longa do que este espaço permite.
Acho que tem razão em muito do que diz embora nestas coisas funcione sempre a teoria do copo meio cheio por alternativa ao copo meio vazio.
Agora que a organização podia ter sido bem melhor quantop a isso não restam duvidas.
A mobilização essa então foi ,de facto muito deficiente.
Não vi os presidente de cãmara que referiu com a excepção do professor Albertino da Mota e Silva de Celorico de Basto.
Esse estava lá no meio da assistência como é seu timbre.
Porque é um homem simples que não trepa para palcos em busca de penachos que não lhe pertencem.
Quanto ás "patifarias" e afins apenas lhe digo uma coisa:
No PSD do distrito de Braga já é muito dificil eu enganar-me.
Aconteceu no passado,é verdade, mas apreendi com a experiência.
E há gente que de tanto trair vai acabar a falar sozinha.
Verá !

José Alves disse...

Há tantas coisas que fazem parte da história e ás quais não ligamos.
Concordo com a passagem de imagem mas não posso concordar com a demonstração de força,pois se isso acontecer,será concerteza para os que se recusam cegamente a querer abrir os olhos.
E para caçar os votos a esses é que existem os comicios.

"Os militantes gostam de comicios.
porque é a oportunidade de verem,ao vivo,os seus dirigentes e de os escutarem num registo não televisivo."
Pelo amor de Deus,caro Luis Cirilo,não me diga que acredita mesmo nisto.
Ou se preferir não diga nada.
Amigos na mesma.
Compreendo a sua situação.

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
Vou a comicios há trinta e quatro anos.
Do PPD,da AD,do PSD,das campanhas presidenciais de Eanes,Freitas e Cavaco.
Também fui a um ou outro do PS em 1975.
Falo com experiência e conhecimento de causa.
Nos partidos continuam a existir militantes,muitos,que vão a comicios como quem vai ao futebol ver os seus idolos.
Acredite que é assim.
A minha situação é,de facto,fácil de compreender.
Escrevo de forma absolutamente livre sobre o que me apetece.
Como voce nos comentários que aqui coloca.
E assim é que está bem.

Anónimo disse...

Oi, meu nome é Daniel Berman e eu sou um criador de séries de TV, produtor / diretor, DP, fotógrafo, editor e fundador dos Prémios móvel de fotos.
Gostar de ler o seu post! Continue fazendo o bem!
runescape gold