sábado, dezembro 01, 2007

Outra vez Lisboa...


A maior câmara do país parece não conseguir encontrar a estabilidade que dela anda arredia já há anos.
Primeiro foram as trocas entre Pedro Santana Lopes e Carmona Rodrigues,ao sabor das respectivas idas para o governo.
A seguir a "vendetta" de Marques Mendes(MM) e Paula Teixeira da Cruz(PTC) contra Santana Lopes impedindo-o de voltar a concorrer á câmara que tinha ganho em 2001.
A vitóriade Carmona Rodrigues parecia vir pôr alguma acalmia no municipio mas foi sol de pouca dura,com as sucessivas constituiçoes de vereadores como arguidos e a conhecida fúria justicialista, por conta própria, da dupla MM e PTC.
Finalmente lá conseguiram perder a câmara ,com a humilhação adicional do candidato do PSD apenas ficar em terceiro lugar,mas mantendo a maioria artificial na assembleia municipal dado que desse nicho de poder não quis PTC abdicar.
Querendo lá saber de valores e principios e fazendo jus ao velho provérbio de "...bem prega Frei Tomas...".
Agora nova polémica,mais instabilidade e até ameaças de novas eleiçoes antecipadas.
Tudo isto porque sendo Lisboa o municipio mais endividado do país,e conhecendo as autarquias em nome do combate ao défice severas restrições ao endividamento,quer o presidente António Costa contrair um volumoso empréstimo para regularizar essas situações.
Que o colocará numa invejável situação para as autárquicas de 2009.
Dado tratar-se de Lisboa o ministério das finanças deu luz verde (se for qualquer outro municipio a reinvindicar esse estatuto de excepção cá estaremos para ver a decisão)e falta apenas a aprovação em assembleia municipal.
Onde,irónicamente,o PSD tem maioria absoluta.
Estando portanto em condições de recusar a operação.
Sem entrar em pormenores quanto ás caracteristicas do empréstimo,alias abundantemente noticiados na generalidade da imprensa,o PSD não estará de acordo e dará até instruções aos seus deputados municipais para votarem contra.
Podemos concordar ou discordar de algumas metodologias mas o partido tem toda a legitimidade para tomar essa posição e,mais do que isso,parece-me ter toda a razão nas reservas que está a colocar aos montantes e finalidades da operação.
Pois lá cai o "Carmo e a Trindade" !
Antonio Costa ameaça demitir-se e encontra uma aliada preferencial em PTC que, a fazer fé no insuspeito "Expresso" ,andará a tentar desviar alguns votos do PSD do não para a abstenção de molde a viabilizar o empréstimo.
Ou seja,em português claro,anda a aliciar deputados municipais para desobedecerem á orientação de voto do partido.
Sabendo que,ou talvez por isso mesmo,este empréstimo dará notória vantagem ao PS nas próximas eleições.
Percebemos agora o entendimento que tem de valores e principios a genial descobridora da "fuga das élites" !
Que não disfarça o patético desespero de perceber que a História ,e os militantes do PSD,não lhe reservaram o papel,o destaque e o protagonismo a que julga ter direito.
É a vida...
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

vergonhosamente é possível que algum "habilidoso" do psd proporcione ao senhor costa a possibilidade de nas próximas eleições brilhar! o partido tem de estar atento a estas manobras, e não fora o facto de eu os conhecer bem, quase que arrisco a que a am vota contra a opinião de toda a gente. o presidente do partido tem de impôr a sua vontade. o presidente da distrital tem de mostrar que é diferente e não pode pactuar. o país está um nojo mas o psd deixa muito a desejar.
continuaremos a falar.
teresa mendonça

Anónimo disse...

Pois é, por aqui na Kapitalcity está tudo ,e cito AJJ, «grosso». PTC continua a sua cruzada de destruição do PSD e a constituição do PS -a voz da irmandade- como partido único de Portugal, sendo os outros apenas fachadas toleradas. Não é por acaso que incensam Chávez...

É o começo da 2ª batalha da guerra pelo controle do PSD. Perdida a 1ª batalha -ganhou «a ralé» citei-, PTC e seus mentores vão fazer toda a sorte de disparates, vão pôr todas as bombas-armadilhadas para que a direcção de LFM se estatele.

É interessante que quem disse que ia sair, se mantenha a ASNEAR! CLARO QUE É SÓ PARA QUEM NÃO SABE QUAL O ORIENTE QUE OS ILUMINA. E mais não digo que é perigoso e os jagunços que o meu tetravô tinha para servir esta corja ainda se mantêm activos. Os métodos 'democráticos' não desapareceram; os valores são os mesmos...