segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Barómetro DN/TSF


O Barómetro da Marktest hoje publicado no Diário de Noticias e difundido na TSF,sobre as personalidades "ideais" para liderarem PSD e CDS é muito interessante a vários niveis.

Já se sabia que a liderança de José Ribeiro e Castro no CDS está "a prazo" sendo evidente que o partido avançará para um congresso extraordinário, de resultado previsivel,no dia e hora em que Paulo Portas resolva dar o passo em frente.

Novidade é estes dois prestigiados meios de comunicação colocarem a liderança do PSD no mesmo plano de precaridade e começarem já a trabalhar jornalisticamente sobre as opções de sucessão.

Essa sim é uma novidade a reter.

Até porque não tem o mesmo procedimento em relação a PCP,B.E. ou PS.

Depois os resultados em si.

Dando de barato que no CDS a Ribeiro e Castro sucederá Portas ,concentremo-nos no PSD.

Recordando que este Barómetro tem amplitude nacional.

São oito as figuras do partido que foram colocadas como hipótese: Destas resultados absolutamente irrelevantes para Morais Sarmento (que em boa verdade nunca se mostrou interessado em ser lider) e para António Borges que deve sentir uma enorme nostalgia dos tempos,felizmente idos,em que o lider era "escolhido" em congresso com uma nuvem de inerências a condicionarem os resultados.

Surpreende o mau resultado de Pedro Santana Lopes,apenas em sexto na ordem de preferências,mas estara ainda a pagar o desgaste do fim abrupto do seu governo.

Há marcas e anátemas que demoram a apagar.

Atentemos então nos 5 primeiros.

Em quinto lugar está Marques Mendes,o actual lider,nitidamente em queda livre.

Para os ouvidos para o barómetro já não conta para nada.

Em quarto,Rui Rio,putativamente considerado candidato a lider,opção a que o próprio não fecha a porta mas só depois das legislativas de 2009.

Manifestamente não é disso que se está a tratar,nem se marcam lugares nos comboios a tal dist ância.

Os três primeiros são Marcelo Rebelo de Sousa,Manuela Ferreira Leite e Luis Filipe Menezes.

Os unicos que tem mais de 10% nas preferências dos inquiridos.

Marcelo é,de longe,o mais votado.

Resultado de anos a fio com uma hora semanal de televisão,sem contraditório,em horário nobre.

Primeiro na TVI e agora na RTP.

Para além das aparições avulsas,mas frequentes em todos os canais incluindo os por cabo,e da presença continua na imprensa escrita.

Ou seja,a notoriedade...rende.

No mesmo âmbito se pode entender a votação em Manuela Ferreira Leite.

É uma grande senhora do PSD,varias vezes ministra,presidente do congresso,ex lider parlamentar,figura de referência para todos os sociais democratas.

Acontece que Manuela F.Leite não tem o minimo interesse em ser lider e relativamente a Marcelo é pouco provável que "Cristo volte a descer á Terra" !

Dai que a foto que ilustra esta postagem tem algo de premonitório.

Sondagens e barómetros valem o que valem,é certo,mas há horas que podem estar a chegar.

Depois Falamos

17 comentários:

Anónimo disse...

Quando o líder do partido, Marques Mendes imita o seu opositor interno -quem é o líder?

NB - LFM foi a Seixo da Beira -Oliveira do Hospital- fazer uma conferência, com o natural convívio; semanas depois MM foi à Pampilhosa, a convite do Nélito para uma lagarada -sem comentários. Afinal todos sabemos que MM não gosta de convívios populares -e temos de respeitar os modos de cada um. Agora imitações...

Anónimo disse...

Discordo da sua avaliação num ponto fundamental. Menezes é inconstante do ponto de vista político, instável do ponto de vista emocional e com um passado marcado pela choraminguice nos congressos, pelo caso das viagens fantasmas e pela associação que tem aos "Pintos da Costa" e aos "Majores"(aqui falta-lhe a imagem de seriedade).

Resta-nos mesmo Marcelo, Ferreira Leite e Rui Rio. Rio é o melhor, sem dúvida. Um grande homem do norte, com visão estratégica, não se vende a Lisboa mas também não é um opositor básico. Tem pensamento político e não entra em disparates nem contradições.

Mas acima de tudo, Rio é um homem sério, e reconhecido por isso. Já Menezes, não. Rio estará lá em 2008 e será o único a poder ganhar a Sócrates. É também o único com um discurso capaz de derrotar Sócrates.

Anónimo disse...

realmente quando se quiser dizer mal qualquer argumento serve.
Rui Rio,hoje,nem a camara do Porto ganhava,enquanto Menezes ganhara Gaia enquanto quiser.
mas o mais espantoso é louvar-se o discurso de rio.mas qual discurso ? a rio nao se conhece nenhuma ideia sobre nada a nao ser a permanente vontade de comprar guerras com tudo e todos.quam leu a reportagem paralela no Publico,entre menezes e rio,ve bem a diferença.
é a diferença entre um empresario de sucesso e um funcionario publico.
para o nosso partido quero menezes.
ele pode aplicar a Portugal a receita que transformou Gaia num sucesso.

Anónimo disse...

Dizer que Menezes fez obra em Gaia é embarcar nas demagogias e infantilidades do senhor. Se o Rio berrasse tanto como Menezes cada vez que se faz algo no Porto, posso garantir que o meu amigo Miguel ia achar o Rio melhor.

Menezes fez coisas é verdade, mas o homem está lá há uma década, sim uma década, e só agora é que se lembrou de dizer que agora Gaia é que vai ser mais rica do que o País...Porque não é. Pelo contrário, é das cidades com uma das maiores taxas de desemprego do País e os seus habitantes tem regredido em termos de riqueza durante a última década. Isto são dados do INE. Sabe disso não sabe caro Miguel Silva?

A verdade é que não conheço ninguém que queira trocar o Porto para viver em Gaia e preze as melhorias efectuadas, pq existem e temos de reconhecer, tb temos de observar que a Câmara está perto da falência, que está a hipotecar receitas futuras (caso da EDP e do Corte Inglés) promovendo uma política do estilo SCUT para as receitas!!!! Ainda há pouco tempo o Tribunal de Contas alertou para esta situação financeira escabrosa e o Vice-Presidente respondeu que, numa semana, os serviços iriam dar uma resposta cabal sobre esta matéria. Isto foi há um mês e ainda nada.

A pressão urbanistica continua imparável e o Metro não passa de três paragens e ameaça ficar-se por uma quarta.

E já agora, não diga que o Rio não ganhava a Câmara do Porto pq Menezes disse o mesmo e enganou-se...duas vezes. E pq Menezes disse o mesmo de Carmona e enganou-se...três vezes.

Não se engane meu caro Miguel Silva. Olhe para Gaia com olhos de ver, olhe para o Porto e sobretudo feche os ouvidos, pq a propaganda menezista é grande, ao nível da do deste governo.

Um abraço a todos

Gonçalo Capitão disse...

Luís:

Se me permites a curiosidade, por que é que surpreende o resultado do dr. Santana Lopes?

Luis Cirilo disse...

Caro Gonçalo
O resultado do PSL surpreende por ser tão pouco relevante.
Santana foi lider do PSD,com grande convergencia de opiniões no partido,foi primeiro ministro,foi presidente da camara de Lisboa e dai ser expectável que houvessem mais inquiridos a ver nele um potencial lider.
contra terá pesado,de facto,a forma como o seu governo acabou e o massacre de que foi alvo pela comunicação social.
Para além dos erros cometidos.
Também pesará,admito,o facto de a actual liderança nunca ter dito uma palavra em defesa dos governos do PSD perante as constantes acusações de que são alvo pelos socialistas.
Embora o que diz um lider que é apenas quinta opção no barómetro,é capaz de não ser muito relevante...

Abílio Leite disse...

A Obra de Rui Rio no Porto.
Tenho amigos que vivem no Porto e não querem sair, mas também dizem que não saem à rua à noite, pois está completamente deserto.
Fiquei estupefacto quando me disseram que uma família, que posso vir a indicar o nome, pediu para ser realojada, ao que uma Sr.a Dr.a da Câmara do Porto, lhe respondeu, por ofício, dizendo para contactar as autarquias vizinhas para ser realojada.
Reabilitação do Centro Histórico do Porto - Intervenções pontuais. Recuperou uns T2, sem elevador, sem garagem e colocou-os à venda por 145.000 euros. Resultado, ainda há. (e eram poucos, salvoerro 6). As grandes obras, foram a conclusão de obras da Capital da Cultura, até que enfim, e o Metro do Porto. Política Cultural? É perguntar às entidades culturais o que existe? Agora, verdade seja dita. É exímio a transmitir uma imagem de seriedade e rigor.
Mas... mas nunca o vi a comer uma sardinha assada ou uma febra num pão ao lado de um simples munícipe. Enfim, estilos....

Anónimo disse...

Moro no Porto mas conheço razoavelmente a realidade de Gaia porque tenho muitos amigos e família que mora lá. Posso-vos dizer que não passa uma semana sem que não tenha de ir a Gaia. Mas vamos por partes.

A SRU no Porto foi criada em 2004, a SRU de Gaia foi formalizada em 2005 mas ainda nem sequer começou a trabalhar e já estamos em 2007. Elucidativo não! Anúncios e propaganda há muito mas mais nada.

Há dez anos que ouço falar nas bandeiras azuis. Grande obra, de facto, e se as juntarmos às ETAR e ao planeamento ambiental efectuado e à recuperação da marginal de Gaia, que foi também neste âmbito é de se lhe tirar o chapéu! Mas quem foi o grande cérebro dessa revolução? Eng.º Poça Martins que hoje está à frente das… Águas do Porto. Menezes teve visão para o ir buscar mas foi autista ao prescindir dele (fazia-lhe sombra e irra, chuta para o lado. típico). Nós, cá do outro lado do rio (no Porto) agradecemos.

Críticas à política cultural…essas são de rir. O cartaz cultural de Gaia é constituído por mostras e exposições de artesanato e de artistas secundários. De vez em quando lá o TEP faz, muito a esforço, uma peça de teatro razoável que contrasta com as outras pseudo-intelectualidades que estão às moscas. O Porto, pelo contrário, tem óperas, peças de teatro, concertos e espectáculos de enorme dimensão. Só não vê quem não quer ou quem não gosta (o mais provável). A própria concessão dos espaços culturais é um golpe de visão imenso. Nos EUA ou em Inglaterra a cultura é privada e por isso mesmo forte e pujante. Não há melhor cartaz que nesses países, as casas estão cheias e a cultura dá dinheiro.

O tempo dirá… mas não me digam que vão ver as Bodas de Fígaro, La Traviata, o Ballet Lanzou, os Scisor Sisters, a orquestra nacional do Porto ou que viram Paula Rego, Andy Warhol, ou a magnifica exposição dos anos 80 em Gaia? Se calhar o problema é que não viram nada, nem gostam de cultura! mas falam de boca cheia da política de cultura da cidade do Porto e tem a LATA de comparar um cartaz deste com as aberrações que se fazem em gaia! AHAHAHAHA

Acho que estas diferenças chegam para sublinhar o que o Sr. Miguel Azevedo escreveu. Quanto ao amigo que não gosta de morar no Porto. Tem bom remédio…vá para Gaia é mais barato e está cheio de bairros dormitórios pujantes de vida e até pode começar a fazer compras no Feira Nova. Boa viagem, que se faz tarde!

Anónimo disse...

Só uma pergunta: Se Gaia é assim tão bom porque é que o Presidente da Câmara de Gaia ainda mora no PORTO?

Abílio Leite disse...

Óperas no Porto.
Eu sei do que falo. Qual o apoio da Câmara para a realização de uma ária? Nem uma palmada nas costas a dizer parabéns.
Chama-se a isso fazer filhos nas mulheres dos outros.

Anónimo disse...

essa do poças martins até dá vontade de rir.vamos ver o que ele faz no porto e a seguir compara-se.
alias que me conste quem ganha as eleições em gaia,por esmagamento,é o menezes e não os poças martins deste mundo.esse nem a freguesia dele ganhava.
mas vejo com satisfação que ha muito nervosismo a volta do menezes que ja vai ao ponto de os elitistas do costume (esses que escrevem Melo com dois LL) ja andarem com visões acerca de operas,peças de teatro e afins.
é uma pena que neguem evidencias tão gritantes como dez anos de enorme progresso para gaia so porque o porto nao se desenvolveu ao mesmo ritmo.
devem ser daqueles que preferiam ver o PS á frente da camara de gaia em vez do psd com o menezes.azar...

Anónimo disse...

bairros dormitórios não são bairros sociais. Não tem a ver com pobreza nem rendimento. Todas as considerações tecidas a este respeito não passam de perfeitos disparates. Já não é cultura que vos faz falta. É mesmo é educação.

Quanto aos insultos dispenso-me de os comentar. Assim se vê qual o tipo de pessoas que apoia Menezes. Diz-me com quem ando e dir-te-ei que és.

Anónimo disse...

é cada castiço.que é que interessa onde mora o menezes ?
importa é que tem uma grande obra enquanto o rio só faz borrada.basta ver a maneira estupida como tratou o Porto campeão europeu para perceber que a ele o porto nao lhe diz anda a nao se o cargo em que se pavoneia.
o rio também é um elitista e um vaidoso que prefere carros antigos a um clube campeao europeu.
pena é nao ser o menezes presidente da camara do porto

Rui Miguel Ribeiro disse...

O Barómetro traz resultados interessantes realmente. Que haja "horas que estão a chegar", acho bem, porque neste momento estamos parados. No entanto, ainda falta muito até 2008 e nunca se sabe quais serão os protagonistas que avançam nessa altura e de certeza que mais de metade destes 8 não o fará.
Embora este post se tenha transformado numa batalha campal entre as duas margens do Douro, não creio que seja esse o duelo decisivo em 2008/09...

Luis Cirilo disse...

Caro Rui Miguel
Acho que uma boa batalha campal,com um minimo de regras e sem excessos verbais,só faz bem a qualquer blog.
E portanto este blog está aberto,sempre,a boas discussões.
Tal como tu,também não acredito que em 2008 a disputa pela liderança se verifique entre as duas margens do Douro.
Até porque o Rui Rio já disse que não está interessado em considerar essa hipotese antes de 2009.
Em condições normais,nas directas do proximo ano,e depois de aparecerem os habituais figurantes com aquela conversa do ..."agarrem-me senão candidato-me..." a questão será circunscrita a uma disputa entre Luis Marques Mendes e Luis Filipe Menezes.
Ainda falta tempo,é certo,mas não devo estar enganado.
Até porque o fim dos congressos electivos ,em termos de liderança,desanimou alguns pseudo barões.
Esses gostavam era de verem o lider eleito pelas inerências.
Mas esse tempo acabou.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Estou de acordo contigo. Quanto à batalha campal, no problem, apenas achei que estava misplaced. Os exageros não comento.

Anónimo disse...

Luís Filipe de Menezes como líder do PSD é uma nulidade. Os poucos que ainda vão votando no segundo maior partido (em número de filiados) de Portugal acabarão por TER DE procurar outras paragens. Demasiado snobe, demasiado engravatado, demasiado calmo, quando o que precisamos é de alguém com ideias próprias (sem retornar no tempo, adaptando tudo o que é francesismo - Sarkozy), cheio de energia e pronto a motivar uns quantos milhões de portugueses. Sim, porque o mal desta nação não está só na ausência de formação escolar e profissional. Padecemos de um mal muito maior, que não há escola nem formação que valha: falta de confiança em nós próprios.