sexta-feira, novembro 17, 2006

Totalitarismos...

Sempre fui,por formação e educação,contra todas as formas de totalitarismo,de intolerância,de perseguição de pessoas só por pensarem livremente.
Foi uma das razões que me levou a filiar-me na JSD em Janeiro de 1975 !
Porque a JSD (e o PPD) eram um espaço de liberdade e tolerância num tempo de radicalismo e intolerância.
A par disso,embora num grau diferente,também nunca gostei de independentes de falinhas mansas,supostos depósitos de virtudes e imunes a todos os males atribuidos aos militantes dos partidos.
Em Lisboa juntaram-se,hoje e infelizmente na area politica do PSD,o que há de pior no totalitarismo e na postura de um independente perante a politica.
Falo do vergonhoso saneamento politico do Dr Pedro Portugal Gaspar .
Convidado pelo presidente da Câmara de Lisboa para a administração da SRU da Baixa,pelo seu perfil pessoal e profissional,viria a ser (des)convidado pelo mesmo presidente face a pressões da liderança do PSD.
E porque ?
Porque Pedro Portugal Gaspar é membro do Conselho Nacional do PSD eleito,no congresso da Póvoa de Varzim,na lista encabeçada por Luis Filipe Menezes !
Ou seja,é para o poder da S.Caetano á Lapa um inimigo(sem aspas) a abater.
Para isso,esse pobre poder,conta com a cumplicidade de um pobre presidente de Câmara,incapaz de cumprir o que tinha assumido e que ja na forma como aceitara suceder a Santana Lopes demonstrara bem que os independentes, quando querem,nada ficam a dever aos piores vicios de alguma militância partidária.
Nunca se desceu tão baixo.
Cada vez mais entendo necessário um levantamento civico ,dos militantes do partido, contra esta forma de estar na politica.
Uma verdadeira "intifada" de principios e valores contra este estado de coisas.
Sob pena de em 2008,data demasiado longinqua das próximas directas para a liderança,o PSD, como grande partido, ser apenas um capitulo ultrapassado da história da democracia portuguesa.
Depois Falamos

5 comentários:

Maria Manuel disse...

Hoje vive-se um tempo Nacional de coação de expressão.
Hoje por esse País fora não é possível ser-se livre no que se pensa e diz.
O PSD de Lisboa é o espelho de País. Hoje temos um PSD que não chega a ter metro e meio de extensão.
Não! Não me refiro ao PSD/ Portugal dos pequeninos, aquele que todos visitamos na primária e sito em Coimbra ... refiro-me ao Portugal/PSD que hoje temos à dimensão do seu líder. Não por ser pequeno só em tamanho, mas por ser pequeno na ambição e grande receio da perda de domínio (do próprio e da comandita que o rodeia). Um PSD que como refere e já referiu em anteriores postagem usa todo o tipo de estratagema para inibir os seus militantes de livre expressão (desde expulsões a inibição de pagamento de quotas).

Quanto aos independentes...balela. Excelente forma de ser camaleão...a independência é o poder ser livre, mas de posição assumida, de nome definido, de ideias e ideias assumidos.

Mas venha de lá esse movimento. Venha de lá a força do Norte pois foi do Norte que nasceu um PSD plural, livre e renovador...Venha e já pois amanhã será tarde. Usemos da palavra, da energia e do melhor que temos e façamos a Revolução.

O PSD tem e deve ser a expressão livre da renovação numa oposição activa, criadora e positiva. É a hora de deixar saltar a energia renovadora do Português...
E digo-lhe caro companheiro não falemos depois, falemos já pois depois será tarde e muito se terá perdido...

Não é uma quimera é uma realidade...

Peste disse...

Um partido dividido, guerras intestinais, de favores e de "uma mão lava a outra"...Tenham vergonha, é assim que se faz oposição a um partido de esquerda que tem implementado politicas bem à direita, que, em principio, V.Exªas deviam defender...Tenham vergonha, que o tempo é de união, e não de birrinhas de crianças.

Peste disse...

Um partido dividido, guerras intestinais, de favores e de "uma mão lava a outra"...Tenham vergonha, é assim que se faz oposição a um partido de esquerda que tem implementado politicas bem à direita, que, em principio, V.Exªas deviam defender...Tenham vergonha, que o tempo é de união, e não de birrinhas de crianças.

Peste disse...

Um partido dividido, guerras intestinais, de favores e de "uma mão lava a outra"...Tenham vergonha, é assim que se faz oposição a uma partido de esquerda que tem implementado politicas bem à direita, que, em principio, V.Exªas deviam defender...Tenham vergonha, que o tempo é de união, e não de birrinhas de crianças.

Rui Miguel Ribeiro disse...

As coisas estão mal, mas não vejo jeito de melhorarem: o tempo não está para revoluções, está para sobreviver, o que é bom para quem manter os seus pequenos feudos e poderes.
Quanto ao Presidente da CML, desde cedo se percebeu que tinha uma ambição que ultrapassava largamente a sua lealdade. Entretanto, com o conluio (ou a instâncias) da Distrital de Lisboa, coloca o PSD em minoria na Câmara e perde uma excelente vereadora. Se quiser fazer hara-kiri podia fazê-lo sozinho e deixar Lisboa e o PSD sossegados.