sábado, abril 06, 2024

Sugestão de Leitura

 Do embaixador José de Bouza Serrano, entre outros cargos chefe do protocolo de Estado até á data da sua reforma, já tinha lido o "Livro do Protocolo" e a "Viúva de Windsor".
O primeiro mais que um livro é também um guia sobre como cumprir todas as especificidades do protoolo nas suas várias componentes (e que já me foi muito útil em várias situações profissionais) e o segundo uma biografia da raínha Isabel II do Reino Unido.
Este livro agora dado á estampa é também uma biografia contada de uma perspectiva muito pessoal de quem conhece bem o biografado , a família real e  Espanha, do rei emérito D.Juan Carlos desde o seu nascimento em Roma passando pela juventude vivida no Estoril e depois a longa aprendizagem das funções de rei na Espanha de Franco.
Um livro que narra um longo reinado de 39 anos no qual teve papel decisivo na implantação da democracia em Espanha, na contenção do golpe chamado de 23 F , na expansão do papel do seu país no mundo mas também de algumas vicissitudes pessoais e familiares que marcaram o seu trajecto nos últimos anos e levaram à abdicação a favor do filho o actual rei Felipe VI.
Uma obra em que ficando bem patente, porque nada escondida, a admiração e respeito do autor pela figura de D.Juan Carlos isso em nada obsta a que se leia com imenso interesse porque para lá da biografia do rei é também a História de Espanha nas últimas largas décadas que lá se narra.
Depois Falamos.

Sem comentários: