terça-feira, abril 02, 2024

Serviço Público

Ontem foi dia 1 de Abril a que se convencionou chamar o dia das mentiras.
E nesse dia é tradicional (embora já tenha sido mais)  os orgãos de comunicação social difundirem uma qualquer mentira, gerando expectativas que depois oportunamente desmentem , daí não vindo mal ao mundo porque as pessoas sendo ou não enganadas já estão habituadas a essas brincadeiras.
Há, porém,mentiras que são mentira o ano todo e não apenas em cada primeiro de Abril.
Uma delas é a RTP intitular-se "serviço público de televisão" quando na realidade não passa de apenas "serviço a alguns públicos".
Estão em curso as meias finais da taça de Portugal em futebol.
Que curiosamente nesta edição juntam os quatro maiores clubes portugueses em número de adeptos e  que do auto proclamado serviço público deveriam merecer a mesma atenção e o mesmo respeito.
Infelizmente não é nem nunca foi assim!
No dia 29 de Fevereiro a RTP "serviço a alguns públicos" transmitiu, e muito bem , o Sporting vs Benfica respeitante à primeira mão de uma das meias finais que opõe os dois maiores clubes de Lisboa.
Hoje vai transmitir, e muito bem, o Benfica vs Sporting da segunda mão dessas mesmas meias finais.
Nada  a opôr.
Mas ao que parece a RTP "serviço a alguns públicos"desconhece por completo que as meias finais da taça não se circunscrevem a Benfica e Sporting e que há outra meias final com outros dois clubes.
O Vitória e o Futebol Clube do Porto que são os dois maiores clubes de Guimarães e do Porto para mantermos isto num âmbito concelhio e não entrarmos pelo apelativo caminho do centralismo versus regionalismo.
Ou da preferência da RTP"serviço a alguns públicos" pelos clubes de Lisboa em detrimento dos outros dois por acaso ambos a norte do Douro.
Porque o Vitória vs Porto de amanhã e o Porto vs Vitória de 17 de Abril não vão ser transmitidos pela RTP "serviço a alguns públicos".
Que assim, e uma vez mais, mostra de forma insofismável que públicos e que interesses serve confirmando que chamar-lhe "serviço público de televisão" é uma mentira 365 dias por ano ( este ano até são 366) e não apenas no primeiro de Abril.
Depois Falamos.

Em tempo: Confirmando, e agravando o atrás dito, hoje no telejornal das 13.00 h da RTP "serviço a alguns públicos" passaram  declarações de Sérgio Conceição antevendo o jogo de amanhã. Das declarações de Álvaro Pacheco é que não, nem uma imagem, como se o Vitória fosse alguma espécie de intruso indesejado nestas meias finais! Percebe-se que a RTP "serviço a alguns públicos" gostaria de ser ela a definir os finalistas por razões várias que nada tem a ver com desporto e menos ainda com serviço público. Pode ser que tenha azar e que o Vitória seja o desmancha prazeres. A ver vamos...

Sem comentários: