quinta-feira, abril 11, 2024

Sectarismo

Vinte e dois cidadãos , da direita à esquerda passando pelo centro direita e centro esquerda, resolveram escrever um livro inserindo cada um deles um texto na obra.
Que traduz, naturalmente, a visão de cada um deles sobre o tema do livro.
Dentro do principio da liberdade de expressão, que é uma trave mestra da democracia, e no gozo de uma Liberdade cuja conquista se comemora este mês.
Para apresentar a obra convidaram um outro cidadão, cujo curriculo e serviços prestados ao país falam por si, que na apresentação da obra e no gozo da tal nunca por demais celebrada Liberdade teceu as considerações que muito bem entendeu.
Ainda no uso da tal Liberdade cinquentenária que permite o direito de reunião estiveram na apresentação da obra umas dezenas de pessoas de vários quadrantes políticos por razões que apenas a cada um dizem respeito.
Tudo normal num país que não tivesse uma esquerda tão ignorante, tão sectária , tão totalitária como Portugal infelizmente tem.
E a que nem a tareia eleitoral de 10 de Março parece ter aberto os olhos!
Porque nos regimes que eles idolatram e defendem convictamente, da Rússia à Venezuela passando pela Coreia do Norte, já se sabe que só se publicam os livros que os regimes deixam, já se sabe que não há liberdade de expressão, já se sabe que quem discorda só o faz uma vez.
Mas Portugal é um que vive em liberdade e democracia.
Liberdade graças ao 25 de Abril e Democracia graças ao 25 de Novembro.
E quando se veêm estas manifestações de intolerância, de sectarismo e proque não dizê-lo de estupidez perante vinte e dois cidadãos que resolveram escrever um livro e um outro que aceitou apresenta-lo apenas apetece dizer que o 25 de Abril merecia que Portugal tivesse outra esquerda. 
Mais inteligente, mais tolerante , mais democrática.
Mas não tem.
E hoje, infelizmente , até o PS de Pedro Nuno Santos parece ter saltado alegremente para o lado errado de um muro que caiu em 1989.
Não?
Há um velho provérbio que explica tudo.
Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és.
Depois Falamos.

Sem comentários: