segunda-feira, abril 08, 2024

Azia

Já sei que ninguém gosta de perder. 
Menos ainda jogos que se davam como ganhos antes de jogados. 
Mas o futebol é assim mesmo e há que saber perder muito em especial quando a derrota decorre de um jogo normal e não de determinado tipo de erros de que os que hoje não sabem perder tantas vezes tem usufruído a seu favor. 
Sejamos mais claros. 
Admito que o FCP possa ter razão no lance aos 5 minutos em que terá ficado uma grande penalidade por assinalar. 
Vistas e revistas as imagens fico com essa ideia. 
Sendo certo que um penalti é uma clara oportunidade de golo e não um golo certo como o FCP bem comprovou esta época com vários penaltis falhados nomeadamente no jogo com o Arsenal. 
Mas não tem razão em mais nada. 
Nem nos outros penaltis que reclamam , nem na justiça da expulsão de Pepe, nem em cartões que reclamavam para jogadores do Vitória por tudo e por nada. 
E depois há o reverso da medalha. 
A entrada de sola de Wendell sobre Bruno Gaspar que podia ter lesionado gravemente o jogador vitoriano escapou sem qualquer punição quando em lances idênticos já vi mostrar cartões vermelhos. Tal como no estalo de Conceição a Mangas que não é acidental,configura agressão e também não foi sancionado. 
Mas mais ainda. 
Os que agora se andam a queixar , sejam responsáveis do clube sejam adeptos nas redes sociais onde estavam no jogo da primeira volta? 
Em que o árbitro Nuno Almeida na mesma jogada perdoou um penalti a Pepe, inventou uma falta contra o Vitória de cuja execução resultou o primeiro golo do Porto em clara falta de Zaidu ao apoiar-se nas costas de Maga para cabecear. 
Aí ficaram calados. 
E não partilharam as opiniões de especialistas em arbitragem a denunciarem o erro do árbitro. 
Percebo a azia por uma época que está a correr ao FCP muito abaixo do que lhe é normal. 
Mas não façam do Vitória bode expiatório. 
Queixem-se, se entenderem olhar as coisas com realismo, do que se passa no clube que é um casa a arder. 
Queixem-se, como já tive oportunidade de dizer, de terem o pior plantel dos últimos trinta anos. Queixem-se da qualidade exibicional que é quase sempre apenas sofrível. 
Queixem-se, se quiserem , de um jogador com a imensa experiência de Pepe ser muito bem expulso por ter gestos incorretos a discutir um lançamento lateral a meio do terreno ! 
Queixem-se, queixem-se, queixem-se, até onde vos apetecer, e pelo tempo que der jeito,até porque bem sabemos que para a semana voltamos a jogar para a Taca de Portugal e convém ir preparando as coisas como é vosso hábito bem antigo. 
O jogo de ontem é que por mais que se queixem já não tem volta a dar. 
O Vitória ganhou, ganhou muito bem e os três pontos põe -nos a curta distância de um objectivo que nunca o tendo sido pode muito vir a ser nestes derradeiros seis jogos. 
Quanto ao Porto, e sendo assunto que não me diz respeito, não deixo de considerar que o seu modelo de ser e de estar privilegiando a agressividade, a conflitualidade , o estar em permanente guerra com o mundo todo está esgotado e já não rende. 
Mas isso é problema do clube e dos seus associados.
Depois Falamos.

Sem comentários: