segunda-feira, janeiro 06, 2014

Um Herói Português

O lugar de Eusébio é no Panteão Nacional!
O lugar de eterno descanso dos heróis portugueses.
E Eusébio foi um herói português!
Mas antes de explicar o porquê desta minha opinião não posso deixar de registar que as afirmações lamentáveis de Mário Soares parecem ter feito escola nas redes sociais onde vão aparecendo textos e comentários de pseudo intelectuais e pseudo donos da cultura procudando reduzi-lo a um mero grande futebolista a quem não pode ser dada a honra do Panteão pelos vistos reservada aos "doutores" da cultura e da sabedoria.
Há até quem tenha a ousadia, mesclada de ignorância, de considerar que Saramago foi mais importante para Portugal do que Eusébio!
Imagine-se até onde vai o atrevimento.
Compreendo que perante a incapacidade de perceberem o "fenómeno Eusébio", perante a ignorância sobre o que é o futebol à escala planetária , perante os crónicos ( e ridiculos) complexos de superioridade de uma certa "intelectualidade" face ao gosto do povo se queira reduzir a dimensão de Eusébio e do seu significado para Portugal.
A verdade é que a noticia do seu falecimento teve repercussão mundial e homenagens de todo o lado.
Espanha, Brasil, França, Austrália (onde ontem a palavra mais procurada no Google foi...Eusébio)Inglaterra onde gozava de uma admiração e um respeito impares,Itália (onde todos os jogos do campeonato tiveram um minuto de silêncio em sua homenagem), Estados Unidos, Moçambique, Timor Leste, Japão e tantos outros paises uniram-se numa homenagem a um dos maiores de sempre no futebol.
E para esses intelectualoides que à boleia de Eusébio querem afirmar-se pela diferença, como o ridiculo Mário Soares, dizendo que por ter sido um futebolista excepcional isso não lhe dá direito a honras nacionais dir-lhes-ei apenas o seguinte:
Eusébio naquilo que tinha de ser bom (a sua profissão) foi excepcional.
Um dos melhores do mundo de todos os tempos.
Enquanto esses intelectualoides, incluindo Mário Soares, naquilo que tinham de ser bons...foram um fracasso e nem os melhores da sua "rua" conseguiram ser.
Eusébio foi ( e será) um herói português.
Porque ser um herói, hoje, não é o mesmo que ser herói no passado em que á base de espadas, navios e canhões os portugueses deram novos mundos ao mundo.
Herói, hoje, é aquele que"... por obras valorosas se vai da lei da morte libertando...".
Como é o caso de Eusébio.
Cuja memória será eterna.
Não pelos golos, pelas jogadas excepcionais, pelos titulos que ganhou e pelas distinções individuais que teve.
Não.
Eusébio é um herói por muito mais que isso.
Porque através do seu trabalho, do seu génio, do patamar profissional que atingiu conseguiu dois feitos que o elevam a esse estatuto e o fazem merecer o Panteão Nacional.
Divulgou e deu a conhecer Portugal no mundo como antes dele nunca ninguém o tinha conseguido e num tempo em que a "aldeia global" e os meios de comunicação não eram nada do que são hoje.
Nem vale a pena estar a enumerar todos os beneficios que advieram para o país dessa promoção universal que Eusébio lhe proporcionou.
E depois, o mais importante para mim, foi que Eusébio e a sua arte contribuiram para que muitos milhões de pessoas em Portugal e nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo tivessem momentos de felicidade e de orgulho no seu país ao sabor dos seus golos e dos triunfos que ajudou a conseguir para o seu clube e essencialmente para a nossa selecção.
Se isto não é ser um herói então já não há heróis!
Depois Falamos

9 comentários:

Anónimo disse...

Tenha dó do velhinho.
Este é que tem lá lugar reservado e fica muito bem ao lado do regicida.

Mas muito pior são aqueles que se colam à figura de Eusébio para tirar dividendos políticos.

CMM disse...

Excelente,subscrevo na íntegra.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo

Assino por baixo.
Mais acrescento que M. S. foi e será sempre um despeitado.
Quando alguém consegue sobressair em termos de espectacularidade na sua profissão, ou em termos políticos,
este homem não consegue conviver com isso.
Para M.S. é insuportável ver os holofotes fora da sua detestável figura.
Termino com uma pequena homenagem àquele que levou o nome de Portugal a todas as partes do mundo.
Eusébio bem hajas e descansa em Paz.
Cps
S. Guimarães

Anónimo disse...

Concordo com a quase totalidade do texto.
Vergonhoso, a roçar o ridículo mesmo, foram as horas gastas pelas tvs, sobre Eusébio.
Uma demonstração de verdadeiro provincianismo.
Só mesmo nesta "Tugalândia"...

Djalma

Francisco Guimarães disse...

Acho que ainda ninguém disse isto: "Morreu o Deusébio" !

Agora a serio: acho que no Panteão Nacional deveria haver uma gaveta para futebolistas.
Mais ainda: 3 gavetas, uma para os do SLB, outra para os do SCP e outra para os do FCP! Como nos incontáveis programas da bola das tvs onde estão sempre lá os 3 únicos clubes do país. Como se nós (Os outros) não existíssemos!

Descansa em paz Deusébio: o deus da bola de trapos e pés descalços.

Anónimo disse...

Merece. O Eusébio merece. E merece ter uma ponte, um centro comercial, umas 10 avenidas, 20 alamêdas e até uma Cidade com o nome dele. Por mim, até se mudava Estádio da Luz para Estádio Eusébio. Era já. Isso sim é que era gratidão dos benfiquistas. E em caso extremo, mudar o nome de Lisboa para Eusébio.
Mas tenho muitas dúvidas se Ronalso será maior que Eusébio... e por isso, quando ele for para o Panteão, é melhor reservarem desde já outro lugar ao pé dele. Quem faz um, faz dois pelo mesmo preço. Sem ofensa, claro.

Manuel Ramos disse...

Símbolos nacionais

Há poucos dias era Cavaco a dizer que Ronaldo é um símbolo nacional, agora é Seguros e mais alguns a atribuírem a Eusébio esse estatuto. Não será leviandade a mais usar o estatuto de símbolo nacional para elogiar seja quem for?

Anónimo disse...

Tenho de lhe falar da minha experiência pessoal sobre o Eusébio. Aqui há uns anos, por força de trabalho, almoçava no Tia Matilde, onde chegava por volta das 12:30... a essa hora, já ele estava ao balcão, no átrio de entrada, a beber essas tais bebidas espirituosas que o Mário Soares fala. Coincidimos várias vezes, lado a lado, nos urinóis, e sSenhor me perdoe, não venho para a praça pública gabar-me disso. Faço-o anonimamente para prestar o meu contributo a essa grande lenda do futebol. Contudo, quando ele estava ali, lado a lado, sentia que ele era o português vivo que mais homenagens teve e tive pena de nunca o ter visto jogar, pois talvez isso me tivesse impelido a pedir-lhe um autógrafo. Mas também na casa de banho era chato e só de pensar em germes, a vontade passava-me logo... enfim, bons tempos que não voltarão a repetir-se.
De resto, toda a gente sabia que ele bebia muito. De manhã e à tarde. Era muito bem disposto por isso. Mas nunca o vi a cambalear ou a cair. Ele bebia, mas fazia-o sentado. Depois esperava que o efeito passasse até final da tarde e assim passava os dias até o Benfica jogar no domingo seguinte. Bons tempos, Sr. Cirilo!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
De Soares só comiseração.
Cara CMM:
muito obrigado.
Caro S. Guimarães:
A vida tem ironias. Mário Soares está a ter um fim de carreira penoso. A lembrar Eusébio quando teve de jogar no Beira Mar ou no União de Tomar porque o Benfica não lhe reabriu as portas (nessa altura)nem sou preservar a sua imagem.
Caro Djalma:
Também acho que as televisões exageraram e muito na forma como trataram o assunto e no tempo que lhe dedicaram. Mas é o que temos.
Caro Francisco Guimarães:
Eu sou a favor da transladação de Eusébio para o Panteão Nacional em função da excepcionalidade da sua figura. Como Amália.
Caro Anónimo:
Não vale a pena estarmos a comparar o incomparável nem a exagerar nas homenagens.
Acho que daqui a um ano, conforme a lei, Eusébio deve ir para o Panteão.
caro Manuel Ramos:
Simbolos nacionais são a bandeira e o hino é verdade. Mas nestes momentos existe sempre a tentação de usar termos e conceitos dessa dimensão.
Caro Anónimo:
Eusébio não era perfeito.
Ninguém o é.
Tinha os seus vicios e defeitos.
Mas que como diz, e bem, nunca interferiram naquilo que interesse e se homenageia que é a sua dimensão futebolistica e a divulgação que através dela deu ao nosso país em todo o mundo