segunda-feira, janeiro 13, 2014

Justiça!

Cristiano Ronaldo ganhou com toda a justiça a "Bola de Ouro" de 2013 premiando aquele que o júri considera como o melhor futebolista mundial do ano civil.
Foi uma vitória justa.
Como, manda a verdade que se diga, tem sido quase todas ao longo dos anos.
Podemos pensar que talvez Ronaldo merecesse ter mais uma e Messi menos uma(o que daria um empate a 3) mas é uma opinião subjectiva como todas as que visam escolhas deste género.
Mas de forma geral o prémio tem sido atribuído desde os longínquos anos sessenta do século passado a quem mais o merece.
Uma coisa me parece indiscutivel.
Ronaldo e Messi , e não vou aqui entrar na abominável polémica sobre quem é melhor, são os dois mais geniais futebolistas do século 21 e deixam a concorrência a uma distância inultrapassável no momento e nos próximos anos assim o creio.
Há grandes jogadores sem dúvida.
Ibrahimovic, Neymar, Robben,Bale,Iniesta, Ribery, Suarez, Aguero, Neuer, Rooney, Káká, Tevez, Falcao entre outros mas nenhum chega ao patamar do duo luso argentino.
Talvez Ibrahimovic seja o que mais se aproxima no momento, mas os seus 32 anos prmitem prever que já não evoluirá mais, e Neymar aquele que mais perto estará de lá chegar num futuro próximo.
Por isso achei sempre do domínio da imaginação a defesa que alguns faziam da possibilidade de Ribery poder ganhar este ano o troféu à boleia da saga de triunfos do Bayern de Munique na temporada 2012/2013.
Nunca acreditei nisso
Porque pese embora o mérito de Ribery, como de Robben ou Neuer entre outros nesses triunfos, pareceu-me sempre evidente que em termos de qualidade está longe dos seus dois oponentes na luta pelo troféu.
Que mesmo assim deixou os resultados da votação com todos os três razoavelmente próximos uns dos outros o que não deixa de ser um pouco "sui generis.
Pouco importa.
Ganhou quem mereceu ganhar.
E quando assim é...
Depois Falamos

Sem comentários: