quinta-feira, janeiro 16, 2014

Touro da Osborne

Foi durante muitos anos uma imagem familiar a quem viajava por estradas e auto estradas da nossa vizinha Espanha.
O touro da Osborne.
Publicitava um brandy da empresa Osborne e este gigantesco painel publicitário, com cerca de catorze metros de altura, era preferencialmente colocado no topo de montes e colinas de molde a ficar recortado contra o horizonte e oferece ruma imagem de grande impacto visual.
Com o passar dos anos e a aplicação de regras mais restritivas à afixação de publicidade em lugares visiveis das estradas os touros foram sendo retirados até que em algumas comunidades são decretados como bens culturais e repostos embora sem qualquer publicidade.
Actualmente existem cerca de 90 distribuídos por todo pais , excepto na Catalunha onde os excessos autonomistas levaram grupos organizados a derrubarem-nos por entenderem ser um símbolo de ...Espanha, muito menos do que nos anos 60 e 70 do século passado.
O retratado na imagem é meu particular "conhecido" dado já por ele ter passado várias vezes.
Quem circula na auto estrada (e no sentido) Saragoça-Barcelona vê-o numa  colina do lado esquerdo,altaneiro e imponente, indiferente ao passar dos anos, das modas publicitárias, dos exageros securitários e das querelas politicas que levaram a que alguns "familiares" fossem derrubados
Faz, para sempre assim espero, parte da paisagem.
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

Buenos recuerdos! Quando era miúdo, nas viagens que fazia com os meus pais ao País Basco ou Sevilha, lá se erguiam por entre as desérticas paisagens espanholas do mês de Junho, Julho e Agosto, estes enormes touros de metal pintados a negro. Só soube do que que se tratava já era quase adulto. Na minha ideia de criança pensava que os espanhóis deviam ser loucos. Por que não um leão, um leopardo ou um urso feroz? Um touro significava terra de tourada e o negro era sinal que a actividade podia causar luto. Isto era eu a pensar. Se me desse a possibilidade de escolher um perfil e espalhá-lo por um país, escolhia o perfil de D. Afonso Henriques de espada em punho. Mais elegante, mais imponente, mais ameaçador do que o touro. Numa dessas viagens, a hora do lanche chegou e coincidiu pararmos à sombra de um touro destes. Lembro-me como se fosse hoje. Depois de matar o bicho e encher a mula, ou lá fosse o que fosse, passei longos minutos a brincar à sombra dos tintins e dos cornos do animal numa espécie de macaca saltitona à espera de alguma reacção da sombra animal. Coisas que uma imaginação fértil nuncaesquece. Recordo-me pensar. Se em vez do touro, lá estivesse um cavaleiro, semelhante ao perfil do nosso primeiro rei? Bem, a brincadeira não era a mesma. Ia faltar ali qualquer coisa que dá anos de reflexão a uma criança. Um touro é muito mais do que a afición do toreo. Nele se vê a mania dos espanhóis de pôr a descoberto, à vista, os melhores atributos. Um convite ao álcool, brandy de jerez, só para machos. Contudo, não bebas muito porque senão acabas como o touro. Espetas os cornos e acabas teso. - PS Lopes

Anónimo disse...

grande cirilo

disso não percebo nada
sempre fui ignorante
estes assuntos de cornos e pêgas
deixo-as para o pedro almodôvar
o brandy ainda se bota
pela goela abaixo
mas um touro não bota nada
que se beba
a não ser botar para fugir
ó pernas que te quero!
leva-se com marradas
a torto e direito
pois, pois
dispenso-as bem
só me interessa marradas
a quatro joelhos
já basta aquelas
que o júlio mendes dá
nas costas do sócios do vitória
pobres animais a caminho do matadouro
nem sabem onde se devem enfiar
quando um clube
está a dar as últimas
porque os amplos poderes
de um pressidente
que manda num clube que não é dele
como se o clube fosse dele
torna-se perigoso
faz perder a dignidade aos sócios
gostava que eles olhassem
para esta imagem
o touro de osborne
se inspirassem no peso
dos tomates do animal
podia ser que no futuro
algo mudasse para melhor
por agora é tudo
fernando, fafe

Anónimo disse...

É muito parecido com um vizinho meu.

Anónimo disse...

Senhor Cirilo, este touro não é pertença daquele vulto da capa negra, o Sr. Sandeman do vinho do porto? Dizia-se em Espanha que o touro tinha fugido da cerca e o Sr. Sandeman andava por Espanha a procurá-lo de copo na mão. Veja se me pode esclarecer, se puder, pois é uma dúvida que eu arrasto há muito tempo.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Também partilho desse tipo de recordações das minhas viagens de infância a Espanha. Especialmente à Galiza. Vigo, Santiago, Corunha , etc.
Quanto a imagens de D.Afonso Henriques parece-me boa ideia. MAs impossível.
Caro Fernando:
Não misturemos o que não é misturável.
Caro Anónimo:
Pobre vizinho se é parecido com o touro...
Caro Anónimo:
Que eu saiba uma publicidade nada tem a ver com outra.