terça-feira, janeiro 14, 2014

Melhor do Mundo

O português Cristiano Ronaldo ganhou a "Bola de Ouro"de 2013 prémio da Fifa que distingue o melhor futebolista de cada ano civil e de cujo júri fazem parte o seleccionador e o capitão de equipa de cada uma das mais de duzentas selecções que a Federação Internacional reconhece.
Vota ainda o representante em cada país do jornal "France Football" que organiza o prémio juntamente com a Fifa.
Pela segunda vez na sua carreira Ronaldo é considerado o melhor do mundo.
Como já acontecera com Eusébio e Figo (e quase acontecera com Futre que ficou em segundo lugar) mas apenas por uma vez com manifesta injustiça em relação ao primeiro.
Em Portugal, como em todo o lado, há quem não goste de futebol.
Porque...não, por preconceito, por inveja, ou por outras razões menores.
Mas é bom que se conscencializem que o português Ronaldo foi hoje noticia em todo o mundo através dos 180  canais de televisão que cobriram em directo a cerimónia e que deram a Portugal, de borla, horas de mediatismo de valor incalculável.
Tal como o recente falecimento de Eusébio foi noticiado em mais de 120 países e grande destaque em centenas de jornais pelo mundo fora e que deram ao ex jogador um justo valor que no nosso país nem sempre lhe foi dado.
E por isso Portugal deve muito a Ronaldo.
Como a Eusébio.
Porque num país que desde os Descobrimentos tem alguma dificuldade em ser o melhor em alguma coisa é precisamente no futebol que temos conseguido ombrear com nações muito mais fortes, muito mais poderosas e com uma capacidade financeira infinitamente superior.
Não quero com isto dizer que Portugal vai ganhar o Mundial do Brasil.
É quase impossível.
Mas vai chegar ao Brasil levando na sua equipa o melhor jogador do mundo.
E isso é extraordinário e merece ser exaltado.
Porque na terra de Pelé, Garrincha, Zico, Ronaldo, Romário, Ronaldinho, Bebeto, Tostão, Neymar, Rivelino, Zagalo entre tantos e tantos outros o melhor do mundo ser um português é algo de inimaginável para muita gente.
Mas é.
Português.
Cristiano Ronaldo "Bola de Ouro" de 2103.
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

Com a ajuda dos outros 10 que jogarem com ele, esse menino pode fazer o que Maradona fez em '86 e ganhar o campeonato do Mundo. Tenho forte convicção nesta minha ideia. Esse rapaz é de uma tenacidade e tem uma força de vontade que faz as coisas acontecer de forma quase inacreditável.

Anónimo disse...

ISSO ERA UM SONHO, SIM SENHOR!
NÃO É IMPOSSÍVEL, MAS TERÍAMOS DE TER UMA SELECÇÃO COM SORTE A MAIS FACE AO POTENCIAL COM QUE SE VAI DEPARAR NO MUNDIAL.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É um belo exemplo sim senhor. Quem sabe...Se Quaresma for o "Valdano", Pepe o "Ruggieri", Bruno Alves o "Passarella" e Moutinho o "Burruchaga" pode ser que Portugal faça uma grande surpresa no Mundial.
Caro Anónimo:
Tal como em 1966 ou em 2006 é jogo a jogo