terça-feira, janeiro 28, 2014

Escândalo!

Tenho amigos benfiquistas, portistas e sportinguistas.
Que quando "toco" no clube deles me "acusam" logo de ser simpatizante de um dos outros dois,
 Então entre benfiquistas e portistas é automático.
Quando a verdade é bem outra. Sou adepto de um clube que está farto de ser prejudicado nos jogos com esses três, no tratamento discriminatório da imprensa, na perseguição de que é alvo pelas instâncias disciplinares do futebol.
Sei que ser vitoriano tem um preço.
Ganhar menos, aparecer menos na comunicação social, ser prejudicado em lances que decidem jogos e o alarido ser muito menos que num lançamento de linha lateral marcado ao contrário a um dos três filhos do sistema.
É um preço que os vitorianos não se importam de pagar.
Mas pagar é uma coisa e calar outra bem diferente.
Nos jogos de fim de semana da taça da carica há um grande polémica em volta de um dos jogos ter começado dois minutos depois do outro e já se pedem inquéritos, ministério público, não sei a própria ONU não terá de ser chamada a mediar o problema!
Quando o grande escândalo, aquele que põe a nu muitas das todas as podridões do nosso futebol, foi noutro jogo.
Não pela arbitragem ,não pela cronometragem ou qualquer outro problema passado no relvado do Restelo.
Mas pelo simples facto de aquele jogo não poder ser ali.
O regulamento da taça da liga é claro.
Quando uma equipa não puder utilizar o seu recinto por interdição disciplinar ou falta de condições do terreno de jogo(precisamente o motivo que levou o SLB a mudar  para o Restelo) então o desafio   terá de ser disputado em casa do adversário.
Neste caso em Barcelos.
Tal só seria superável se ambos os clubes mais a liga concordassem, por escrito e com dez dias de antecedência, na mudança de local.
A história é tragicamente diferente.
O Benfica resolveu poupar o relvado e decidiu jogar no Restelo.
A LPFP fazendo tábua rasa do próprio regulamento autorizou de imediato sem, um e outro, terem a elementar atitude de atempadamente avisarem o Gil Vicente.
E só quando este fez barulho ( e recordo que a dois dias do jogo o presidente gilista ainda punha a hipótese de falta de comparência) é que se dignaram dar-lhe uma explicação e pedir a anuência.
O Gil Vicente, que tinha toda a razão do mundo, acabou por anuir e lá apareceu no Restelo para fazer o jogo provavelmente por se lembrar bem do jeito que lhe vão dando os jogadores que o SLB lhe empresta ou lhe compra!
O regulamento das competições existe para todos e a todos tem de ser aplicado por igual.
Neste caso existiu uma violação grosseira, indesmentível e gravíssima do regulamento.
Provando que no futebol há filhos e enteados, há compadrios, há uma direcção da Liga absolutamente incompetente e cuja única estratégia é a de sobreviver a qualquer preço fazendo qualquer tipo de frete.
Á beira disto, e do que isto demonstra, os dois minutos do"Dragão" são uma brincadeira de crianças mas que dá imenso jeito para desviar as atenções do escândalo do Restelo.
E a comunicação social, como sempre atenta,veneradora e obrigada colabora de forma vergonhosa no silenciamento do que se passou porque os benefícios ao clube da Luz não são noticia nem dá jeito que se fale desses assuntos.
Pobre futebol português.
Depois Falamos

P.S. Falo disto com esta indignação precisamente por ser adepto de um clube que o ano passado foi brutalmente castigado pelas instâncias disciplinares, com jogos á porta fechada, por incidentes idênticos a outros que nos estádios de Benfica, Porto, Sporting e Sporting CB não mereceram idêntica punição.
Os vitorianos podem ser enteados do sistema, mas não são nem nunca serão cobardes ou mudos!

6 comentários:

Rui disse...

Caro Cirilo, parece-me, ainda não confirmei, que é obrigatório jogar com jogadores da formação nestes jogos da Taça da Liga. O Porto não apresentou nenhum. Pode confirmar se as coisas são mesmo assim?
Cumprimentos,
Rui Sampaio

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Rui Sampaio:
O que é obrigatório é ter na ficha de jogo pelos menos 5 jogadores que dela tenham constado nos dois anteriores jogos do campeonato.
Quanto a jogadores da formação penso que não há nenhuma exigência que não seja a inscrição de dois jogadores formados localmente. Não sei se o FCP cumpriu essa exigência mas bastará consultar a ficha de jogo para confirmar.

Anónimo disse...

Quaresma , Varela ,Josué e Fernando ,formados localmente...


José Lima Souza disse...

Em Espanha ou França, o clube da galinha há muito tempo que estaria a jogar na 2ª divisão-
A protecção aos ditos grandes é um NOJO......

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Pelos vistos o requisito foi cumprido.
Caro José Lima Souza:
Pois é.
Por isso acho, de há muito, que os outros clubes todos deviam concertar posições.
Infelizmente por razões várias não querem