domingo, janeiro 19, 2014

Qual Será?

Sem ser parte minimamente interessada no desfecho da Liga parece-me interessante, agora que se iniciou a segunda volta, uma análise ás possibilidades de cada um dos três candidatos ao titulo nacional neste momento especifico da prova.
Registando, desde já, a boa novidade do SCP regressar a sestas lides e a má novidade de nela não estarem mais clubes entre os quais um que me dispenso de dizer qual é.
A 31 de Dezembro, antes da reabertura do mercado de transferências que pode ter grande influência no resultado final desta equação, parecia-me que o Benfica era o principal favorito a vencer a Liga.
Porque tinha, do meu ponto de vista, melhor plantel e provavelmente melhor equipa que os concorrentes face a um Porto excessivamente confiante na abordagem à prova e a u Sporting em que a excelência do treinador supria as óbvias lacunas do plantel.
Hoje, a dez dias do encerramento do mercado, o panorama parece-me diferente.
O Benfica está mais fraco, o Porto mais forte e o Sporting na mesma.
Os encarnados mais fracos fruto da saída de Matic, jogador essencial da equipa, e para cujo lugar parece que o clube não tem substituto á altura.
Claro que se a seguir forem Garay e Rodrigo, para mais com a longa lesão de Cardozo, creio que o Benfica poderá dizer adeus ás suas possibilidades de ganhar o campeonato.
É óbvio que os significativos encaixes financeiros permitirão ir ás compras mas o que está em causa é a saída de jogadores entrosados e a entrada de jogadores que vão demorar o seu tempo a chegarem lá.
O Porto está mais forte é inegável.
Porque juntou à "descoberta" de Carlos Eduardo (longos meses perdido na equipa B)que deu outra qualidade de jogo à equipa a contratação de Quaresma.
Que não precisa de periodo nenhum de adaptação porque conhece os cantos à casa.
E sobre Quaresma sou taxativo: a jogar o seu normal é o melhor jogador português a seguir a Cristiano Ronaldo.
E no jogo de hoje com o Vitória de Setubal já deu boas indicações.
Resta o Sporting.
Que não vendeu (apenas emprestou o suplente Rinaudo) nem comprou até ao momento.
E por isso está na mesma o que significa mais possibilidades frente ao velho rival mas menos em despique com azuis e brancos.
Tem uma vantagem.
Longe das competiçoes europeias e da taça de Portugal tem menos desgaste.
Mas o plantel continua curto para aspirar ao titulo.
A não ser que faça agora algo semelhante ao que fez em 2000 (salvo erro) quando em Janeiro foi buscar André Cruz, César Prates e MPenza e ganhou o campeonato.
Por isso, neste momento, acho que o Porto é o principal favorito.
Mas a 31 de Janeiro fecha o mercado e logo se verá como estão os candidatos no balanço final de aquisições e saidas.
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

Grande jogador

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quem?

Unknown disse...

Sim, estou obrigado a concordar, Fejsa é bom mas não me parece que seja o mesmo sem Matic, e o problema é que todos anos Benfica faz isto. Tivesse vendido no início da época e não agora. Apesar de que no geral o Benfica continua a ter melhor plantel que o Porto, veremos

luis cirilo disse...

Caro Abel:
No inicio da época tinha melhor plantel é verdade.
Neste momento...duvido

Unknown disse...

Acho que continuamos a ter, Porto não tem alternativas credíveis nas alas. Benfica ainda falta o reforço do ano chamado Salvio, assim como o Cardozo caso ainda recupere a tempo. Isto caso não saia mais ninguém como é óbvio. Digamos que estamos (Porto e Benfica) mais equilibrados para a segunda metade do campeonato

luis cirilo disse...

Caro Abel:
até 31 de janeiro não digo mais nada. Ainda hoje saiu o Lucho Gonzalez. Veremos o que fazem as SAD até ao fecho do mercado.