sábado, janeiro 04, 2014

Filhos e Enteados

Sou um admirador do futebol de Ricardo Quaresma.
Um dos mais talentosos futebolistas da sua geração e que se tivesse uma mentalidade profissional como Ronaldo não seria...Ronaldo mas andaria lá perto.
Infelizmente não tem.
E por isso, e por outras razões, depois de épocas de enorme fulgor no Porto com contributo decisivo para vários títulos teve passagens discretas por Inter e Chelsea tal como já tinha tido pelo Barcelona antes de se transferir para o "Dragão".
Jogou em quatro (deixemos em paz o Besiktas e o Al Ahli) grandes clubes, todos eles vencedores da "Champions", e só num teve sucesso.
Talvez por isso tenha regressado.
Ao sitio certo para relançar a carreira e poder fazer mais alguns anos de futebol a alto nível.
Se estiver para aí virado é claro.
Fiquei satisfeito pelo seu regresso á alta competição não por vir reforçar um clube em particular mas pelo que pode acrescentar de positivo à selecção nacional em ano de campeonato do mundo.
Porque Portugal com o "melhor" Quaresma vale bem mais do que sem ele como está bom de ver para quem quiser olhar as coisas objectivamente.
Com Ronaldo e Quaresma (mais Moutinho e outros oito) Portugal será uma equipa com uma variedade de soluções muito interessante e capaz de colocar redobrados problemas aos seus adversários.
Porque uma coisa é Quaresma , outra Nani e outra bem diferente Varela.
Escusado era este regresso de Quaresma ao Porto ter ficado marcado por um "frete" da Liga aos portistas.
Quaresma queria usar a sua camisola de sempre com o número sete.
Acontece que logo no inicio da temporada esse número tinha sido usado por Iturbe (entretanto emprestado) pelo que face aos regulamentos em vigor não podia voltar a ser usado esta época por nenhum jogador da equipa portista.
Um regulamento errado mas em vigor para todos.
Todos?
Quase.
Porque face a uma consulta do FCP a Liga resolveu fazer uma leitura "mais abrangente"(sic) dos regulamentos e autorizou que Quaresma jogue com o sete.
Permitindo ao Porto o que já tinha recusado a outros clubes.
É uma questão de pormenor dir-me-ão.
É!
Mas até nos pormenores há filhos e enteados.
Depois Falamos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Dobrar a cerviz perante os poderosos, é a sina da Liga de Clubes, ou seja, forte com os fracos, fraca com os fortes.
É por coisas como esta que o futebol português tem a credibilidade que merece...
Nunca mais crescemos...e é pena.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não posso estar mais de acordo

Anónimo disse...

Relançar a carreira? O Quaresma, com aquela barba turco-árabe? Só podem estar a brincar. Desde quando um jogador aos 30 anos vai relançar a carreira? Ainda para mais, aqui em Portugal? Até o treinador disse que ele precisa de evoluir! Evoluir de Harry Potter para tapete persa!? Esta contratação parece anedota, tal como você escrever, Senhor Cirilo, que o Quaresma na selecção faria uma boa parceria com Ronaldo no ataque, em detrimento de Nani e Varela. Todos sabemos do que é capaz de fazer o Quaresma quando a equipa está em desvantagem: perde a cabeça! Psicologicamente, é instável e isso mesmo ficou provado na relação conturbada que teve com o presidente do Besiktas, a liderar uma revolta interna. Essa experiência que apontou já foi feita e concluiu-se que dois galos na mesma capoeira dá sempre barraca, a menos que um deles abra asas e amouche. Simão Sabrosa, Tiago, Bosingwa, Carlos Carvalho... todos saíram da selecção por querem a braçadeira de capitão? Não me parece. Recusaram-se sim jogar numa selecção em que se viram ultrapassados pelo génio dos génios do futebol, e foram incapazes de ceder. Porque o talento deles seria abafado por Ronaldo e passaria despercebido.

Mr.Karvalhovsky disse...

Quanto ao Quaresma na selecção, também estou de acordo com o que diz, visto que é um jogador com grandes capacidades.
No entanto, mesmo que faça uma grande época, o Paulo Bento não o vai convocar:
1º) Porque não gosta dele. Julgo que o Quaresma está na mesma lista do Bosingwa e do Ricardo Carvalho
2º) Porque este seleccionador é teimoso e não gosta de abrir os seus horizontes e por isso vão sempre as mesmas "vedetas" (hugo almeida, ruben micael, helder postiga, ruben amorim...) à selecção.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não concordo consigo nem quanto a Quaresma nem quanto aos restantes jogadores que cita. Sendo certo que tenho imensa pena que Tiago e Ricardo Carvalho não estejam, por razões diferentes,nos seleccionáveis.
Quanto ao rendimento de Quaresma...Depois Falamos.
Caro Mr Karvalhovsky:
O meu receio é que você tenha razao! Porque a minha confiança em PB como seleccionador é nenhuma. E portanto admito perfeitamente que queira levar essas grandes vedetas que referiu e deixe de fora outros bem melhores.

Anónimo disse...

Já sei que não concorda com o que disse sobre o Quaresma relançar a carreira aos 30 anos. Mas vou reforçar aquilo que disse apontando o caso de Moutinho. É unânime que o Moutinho é o nosso segundo melhor jogador da selecção a meio-campo. Pronto, sem dúvida, é o segundo melhor jogador da selecção a seguir a Ronaldo. O que é que ele tem de diferente de Simão Sabrosa, Tiago, Bosingwa, Carlos Carvalho? Quer saber? Tem humildade.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Moutinho é um grande jogador. E essencial na selecção. Mas não me parece que a diferença esteja na humildade porque não me parece que Tiago ou Ricardo Carvalho não o sejam também. Aliás Tiago abandonou a selecção por decisão própria.