segunda-feira, janeiro 13, 2014

Gostei!


Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos
Esta época tenho visto a equipa B menos vezes do que gostaria.
Por razões várias, que vão de outros compromissos a motivação pessoal, tenho sido um adepto algo ausente dos jogos desta equipa.
Mesmo assim vi três jogos.
Um logo no inicio do campeonato e os dois últimos que disputou em casa frente a Varzim e Famalicão.
Hoje, numa tarde de frio e chuva que expôs algumas centenas de vitorianos à intempérie, assisti no complexo a um bom jogo a que já me referi noutro post.
Aqui quero falar, essencialmente, dos jogadores que mais positivamente me impressionaram.
Que estão na fotografia.
Cafu, Hernâni e Areias.
Juntamente com o capitão Bruno Alves que está na foto que encima o post sobre o jogo.
Detalhando:
Cafu está um trinco de excelente qualidade.
Dinâmico, com boa visão de jogo e forte pontapé de meia distância, também não faz cerimónia em mostrar os pitons quando tal se torna necessário o que naquela posição é muito importante.
Hernâni, que me "encantou" em Agosto de 2012 no Vitória B-Atlético disputado na Póvoa de Varzim, está no Vitória desde Janeiro de 2013 e a sua adaptação à nossa realidade não tem sido tão rápida quanto todos gostariam.
Mas contra o Varzim e hoje já vi o Hernâni de grande potencial.
Para além do excelente golo que marcou deu positivamente cabo da paciência à defesa famalicense com várias arrancadas que só através de faltas(e algumas bem duras) foi possível travar.
O defesa esquerdo do Famalicão acabou expulso tantas as faltas que fez e ainda houve tempo para "amarelar" um dos centrais que só não viu vermelho porque o árbitro fez de conta que não viu clara grande penalidade cometida sobre o jogador vimaranense.
Areias é um ponta de lança do género a que se chama o "assassino silencioso"!
Anda pela grande área discretamente, ninguém dá por ele, e de repente aparece a desferir golpes letais como ainda hoje no primeiro golo do Vitória indo cabecear onde ninguém o esperava.
É um jovem, no seu segundo ano de sénior, mas com uma regularidade goleadora que não pode passar despercebida.
Lembra-me bastante, ressalvadas as diferenças naturais, o italiano Inzaghi que jogou muitos anos no Milan.
Do pouco que tenho visto na equipa B desta época estes três jogadores mais Bruno Alves parecem-me ser aqueles que estão a bater à porta de Rui Vitória.
E a baterem com alguma força...
Depois Falamos

P.S: Mas há mais.

13 comentários:

Anónimo disse...

caro cirilo

lá estás tu a fugir com o rabo à seringa
deixa-te lá de histórias da carochina e centra-te em coisas importantes
nem te reconheço amigo
todos sabemos que o guimaraes b vai subir com mais ou menor esfoço à segunda liga
e depois?
que queres fazer mais?
queres uma taça?
ou queres ser treinador?
deixa-te disso, pá
o que é mais importante do que a traição que o camarada júlio mendes brindou o vitória na passada sexta-feira?
chega
atira-te ao lugar
ele já deu tudo o que tinha a dar
desde quando um presidente trai os sócios e fica a gozar impunidade?
é que eu estou quase a desistir
de ir ao estádio
de ler notícias do vitória
de escrever aqui
só o faço porque custa-me a ver uma pessoa com a tua categoria a resignar-se
a quem é fraco
e a pessoas que nos enganaram
é isto que queres para o futuro do vitória?
deixas-te de ter visão?
olha
temos um presidente que se deixa levar com abraços e beijinhos
por acaso pertences a este círculo de pessoas teleguiadas à distância a partir de áfrica ou és um homem com ideias próprias?
és um rinoceronte,
não és uma hiena ou uma zebra
agora deixa-me dizer-te mais isto
estou com medo do que se vai passar no vitória
digo isto com o coração nas mãos
em sofrimento
meu amigo
tenho a voz embargada
de tantas alegrias e tristezas que estão a chegar a fim
tivemos estes anos todos o melhor que a vida nos podia dar
e está tudo a chegar ao fim
tudo por causa deste safado
o júlio mendes fez a maior borrada da vida dele
há asneiras que valem tudo o que a pessoa é
vais dar-lhe uma segunda oportunidade?
és deus?
por acaso jesus deu uma segunda oportunidade a judas escariotes?
tenho pena que te deixes levar
por falinhas mansas
apressa-te amigo
exige uma resposta
ou invade aquele castelo de cartas mal jogadas
não deixes este assunto cair no esquecimento
em saco roto
os sócios merecem o teu respeito
não tenhas para connosco a atitude que júlio mendes tomou
desprezo e desrespeito
para ele não existimos
somos descartáveis
não somos nada
ainda há uma réstea de esperança
que és tu amigo
lembra-te disso e age em conformidade
abre os olhos
ou
avança
é tudo por agora
fernando, fafe




Anónimo disse...

Caro fernando,fafe :
Não seja lírico...
Está a sugerir ao Luis Cirilo para se atirar ao lugar ?
Mas qual lugar ? O de presidente do Clube ? Não vale de nada... é um verbo de encher.
O de presidente da SAD ? Para se atirar a esse lugar terá de falar com o Patrão, quer dizer o DONO um tal sul africano a quem a maioria dos vitorianos permitiu apoderar-se do nosso querido VITÓRIA... Abram os olhos...

luis cirilo disse...

Caro Fernando:
Comecemos pelo essencial: Não há nenhum clube chamado Guimarães B. Há uma estação de comboios chamada Coimbra B mas é na região centro.
Quanto ao resto são opiniões que respeito. E mais respeitaria se soubesse quem é o autor. Porque de palpites anónimos está o mundo (e a minha paciência) cheios.
De resto não partilho dessas opinioes e desses extremismos. Embora entenda que os sócios tem direito a uma explicação convincente por parte da direcção.
Caro Anónimo:
Não é bem como diz. Porque estatutariamente o presidente do clube será sempre o presidente da SAD e portanto com poderes de decisão

Anónimo disse...

Oh Luis Cirilo, nem parece seu.
Então, estatutariamente o presidente do clube é também presidente da SAD?.Em quais estatutos?
Basta uma assembleia da SAD ( e o sul africano tem a maioria )para DETERMINAR quem é o presidente.
Isto é tão óbvio que não consigo entender o que o leva a si tentar entender o contrário...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Parece meu sim senhor. Porque falo do que sei. O presidente da SAD será sempre o presidente do clube e terá direito de veto em algumas questões essenciais.
Isso consta dos estatutos e não pode ser alterado por nenhum investidor.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
O que afirma ( supostamente com convicção )não corresponde à verdade.Um dia falaremos...

Anónimo disse...

olá cirilo

trata-me por tu
não te acanhes
não gosto que me chames por você
somos amigos, pá
não admito que me ponhas num pedestal
andamos a estudar juntos!
conheces-me bem e de ginjeira!
é por isso que posso dar a impressão de ousadia
nesta fora de tratamento
mas é bem fundamentada
pela nossa proximidade em idade, género, número e grau
portanto caro amigo
eu não sou anónimo
sou o nando de fafe
conheces-me bem
se não le lembras
tens sempre o memofante
para avivar memórias
não te apoquentes amigo
qualquer dia
quando nos cruzarmos
eu identifico-me
faço questão
olha, deixa dizer-te uma coisa
sabers que tens razão?
carradas de razão quando te referes à estação coimbra b
até me ri
é vitória b, sim senhor
é que vou sendo levado por essa tendência jornalística que dar o nome da cidade ao clube
enfim
vou na onda, percebes?
como te lembras
não vivo em guimarães
moro em fafe
mas é como se aí estivesse
todos os dias
é a minha terra, o meu povo a minha língua
pronto, disse tudo de mim
coincidimos num ponto fundamental
no pedido de resgate à direcção
de uma explicação
para aquela tropelia do engenheiro júlio mendes
eu até gostava dele
até sexta-feira
foi tão anjinho, como eu li aqui
mas tá visto que é brando demais
muito fraquinho
sem vigor
não se sabe impôr
fica com problemas de focagem e orientação
quando na mesma sala
há outro macho alfa
com mais juba que a dele
falo no sentido figurado
é claro
olha
andaste estes anos todos a preparares a chegada do rei
mas para mim
esse rei és tu
não se vê outro em guimarães
vês outro sucessor melhor que tu
já ando com essa ideia ha vários anos
que és a pessoas certo
para o nosso vitória
tu és o senhor Vitória
o boss
o senhor
o nosso rei
não é preciso ser-se rico para se ser presidente
como sabes
basta gerir, coisa que fazes num banco, vigiar e não ser enganado
e claro
saber falar
dom de retórica
coisa que só tu
e mais nimnguém tem
dos cinquentões elegíveis
e depois
tens QI, ADN e QUARKS vitorianos
são requisistos que precisamos num presidente
os que se vêm e os que estão escondidos como trunfos
podes dizer que não, que não, catrapim, catrapão
mas na verdade tu és aquele
que nós procuramos
para suceder ao júlio mendes
esse que esgotou o prazo de validade com aquele empurrão do fernando gomes
é assim que vejo as coisas
podes não ver
porque és um tipo humilde e decente
precisas de um toque de varinha
se futuro pertence a Deus
também pertence a ti
eu Deus acredito
agora só me falta acreditar em ti
para ter full house vitoriano
por o que eu quero
ao ver-te na presidência
do nosso clube
é chegares ao royal straight flush
ganhar tudo, contra todos
o máximo
é isso que eu bejo em ti e em mais ninguém
reflete bem
para a melhor decisão da tua vida
arrisca
é agora para ganhar breve
é hora de atacar os pontos fracos
eu não quero pertencer a um clube
presidido por panhonhas
queri um REI
pois
se estutariamente o presidente do Clube é o presidente da SAD
então bastará a decisão dos sócios para tirá-lo e voltar a por outro
se depender de mim
vou fazer por isso
quer gostes, ou não
tu és o tal
por agora é tudo
fernando, fafe


Anónimo disse...

com a devida licença
só mais uma notinha
posso ser de fafe, mas não sou tolo
consigo farejar uma coisa
o anónimo das 10:09, 2.02 e das 2:59
eu discordo do teu ânnimo leve
cá para mim tens muita lábia
pareces um advogado a falar
espero que não sejas quem eu estou a pensar
se fores
faz por apressar a explicação aos sócios
estamos quietos
serenos e calado
mas não estamos mortos
ok?
por agora é tudo
fernando, fafe

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Falarei com todo o gosto. Mas tenho a certeza do que afirmo.
Caro Fernando:
Provavelmente conheço-te por outro nome ou pelo apelido.
Um dia confirmaremos.
Quanto ao resto há uma coisa que tenho a certeza independentemente destas pazes com o Sporting CB.
O presidente do Vitória tem virtudes e defeitos, como todos nós, mas de tolo não tem nada. E por isso se o presidente do SCB está convencido que mais dia menos dia vai voltar a assumir os comportamentos do passado pode ser que tenha uma desilusão.

Anónimo disse...

grande cirilo

mais uma vez a dar-te cabo da mona
como vês
acabaste de confirmar
não és igual a eles
és vinho doutra pipa
a direcção do vitória fez as pazes com o braga
com mais ou menos ingenuidade
com mais ou menos pressão
com mais ou menos pressão
estão feitas
é um facto
mas tu ainda não as fizeste
ainda usas o teu logotipo exclusivo da rivalidade
o tal distintivo
sporting sb
achas que vai pegar?
ainda estás na fase de negação
perguntas a ti próprio
será possível que isto aconteceu nas minhas costas?
será possível
eu conheço-te
no fundo não queres reatar
porque no fundo
não ha nada para reatar
as pazes sempre estiveram feitas
eu vou a braga
vou e venho e ninguém me insulta
por ser do vitória
portanto
a rivalidade é coisa de pouca dura
meia hora
antes e depois do jogo
e mais 90+15 minutos de tempo regulamentar
compreendo, compreendo perfeitamente que adoras o júlio mendes
aliás
ele está lá por voto teu
mas saiu-nos o tiro
pela culatra
dispara bem enquanto figura de pose
mas é incapaz de abrir a boca
para defender o vitória
e sabe porquê?
porque não sabe mais
ele pode saber quantos sacos de cimento se gasta numa ponte
mas é incapaz de fazer a ponte entre o certo para o clube e os anseios dos sócios
é incapaz porque desde que é presidente da SAD
passou um ser artista de cordel
como os fantoches
levanta uma patinha
e um braçinho se receber instruções
é amestrado
deixou-se vencer pela força do dinheiro
foi isso que o esmagou
tu não
tu não precisas de ver uma nota de cinco euros para te deixar sem sono toda noite
é aqui que está a diferença
acorda amigo
o vitória é teu
só tens de o reclamar
e lá estarei para te eleger
aplaudir
eu e muitos mais
é tudo por agora
o teu amigo
fernando, fafe

Anónimo disse...

Caro Fernandinho de Fafe
Andas a farejar muito mal.
Assim não te levo à caça...

luis cirilo disse...

Caro Fernando:
Devo dizer-te que as minhas relações pessoais com o presidente Júlio Mendes são boas.
Posso não concordar com algumas decisões mas isso não interfere no relacionamento entre nós.
O mesmo não poderei dizer de outras pessoas mas essas são insignificantes neste contexto ou em qualquer contexto que envolva o futuro do Vitória.
Quanto ás relações com o Sporting CB serão sempre de enorme suspeita da nossa parte dado o histórico do presidente desse clube. E quanto a isso nada há a fazer.

Anónimo disse...

ao que me chamou fernandinho de fafe

com que então
não resistes
a termos caninos
já sei por que ficaste de orelhas em sentido
passaste de profissional frustrado
a caçador sem cão
e agora
desde que falas comigo
andas armado em cão sem dono
olha
se precisares de um dono
à maneira
anda ter comigo
dou comida e casota a três
há sempre lugar
para mais um
se precisares
já sabes
faz-me um like
não penses asneiras
que eu apareço
vai pensando no nome, vai
por agora é tudo
fernando, fafe